marketing digital para consultório
Marketing Digital para consultório:

saiba como aplicar

  • Tempo de Leitura: 7 minutos

Os conhecimentos e estratégias do marketing digital tem sido cada vez mais utilizados por empresas de diversos segmentos para melhor posicionar a sua marca nos principais buscadores e produzir resultados positivos para o seu negócio. Quando falamos em área da saúde, o Marketing Digital para consultório tem se tornado cada vez mais procurado, como uma ótima alternativa para quem deseja atrair, fidelizar pacientes e se tornar autoridade no assunto, algo que agrega e traz muito valor aos profissionais e serviços prestados.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe a seguir, o artigo escrito em parceria com a Clínica Ideal. 

Entenda a sua importância

É através dessas estratégias que você consegue planejar e visualizar quais pontos são os mais importantes para o seu consultório odontológico ou médico, além de compreender em quais áreas você deve investir de forma considerada. Apenas dessa forma é possível entender quais são os pontos fortes do seu empreendimento e onde é necessário melhorar para atingir o nível que você busca.

Você sabe como funciona? Primeiramente, é importante definir a sua persona — o perfil do seu cliente ideal. Isso é feito através de pesquisas e dados, para que seja o mais fiel possível ao seu consumidor real. Afinal, é para ele que você vai produzir todos os conteúdos a partir desse momento.

A persona de um consultório odontológico é diferente de uma loja de roupas, por exemplo. Não é possível conversar com os dois públicos da mesma forma, já que eles vão ser atingidos de formas diferentes.

O segundo passo é investir nas mídias sociais. Com base na persona já definida, agora é o momento de saber em quais plataformas digitais o seu público se encontra. Talvez não seja interessante estar em todas elas ao mesmo tempo, mas sim saber onde encontrá-los e estar exatamente nesses locais.

Provavelmente não é interessante para o seu consultório estar no Twitter, por exemplo, pois a sua persona não faz uso dessa rede social. Apostar no Facebook e até mesmo no Instagram pode ser mais estratégico para a sua empresa.

As redes sociais têm um papel importante na comunicação da sua marca com o cliente. Para que eventuais dúvidas sejam tiradas, sugestões sejam feitas e até mesmo para receber os feedbacks — positivos ou negativos — diretamente do seu consumidor.

O Inbound Marketing é uma estratégia utilizada para atrair os seus consumidores diretamente ao seu produto de uma maneira não invasiva. Para isso, o Inbound se baseia em quatro bases: 

  • atrair: através de bons conteúdos;
  • converter: transformar o visitante em lead;
  • vender: momento de transformar o lead em vendas;
  • encantar: é importante manter a relação entre consumidor e empresa após a efetuação da compra, para que o cliente fique satisfeito com o atendimento excelente.

Em conjunto com as redes sociais e dentro do Inbound, está o marketing de conteúdo, focado justamente na produção de conteúdos para meios digitais, como mídias sociais, blogs ou e-mail marketing.

Essa é a principal maneira de envolver-se com o seu público-alvo, formando uma maior rede de clientes, aumentando o tráfego em seu site, o engajamento e posicionamento da marca, fazendo com que a sua empresa se torne referência.

Dessa forma, sempre que alguém for pesquisar por consultório odontológico na rua região, a sua clínica vai ser uma das primeiras a aparecer, exatamente por estar bem posicionada e por ser uma autoridade no assunto.

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Marketing Digital, Experiência do Paciente, Geração de Demanda
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Como aplicar em sua clínica

É importante estabelecer quais são as suas principais metas e objetivos, para que então estratégias sejam montadas em cima disso. Todas essas dicas do que é marketing digital para consultório e como fazer um bom uso dele em seu consultório odontológico são razões do por quê utilizar essa abordagem para aumentar a divulgação da sua clínica, por exemplo.

O importante é ter em mente que todos esses projetos são de médio a longo prazo e que eles levam um certo tempo até que seja possível ver os resultados em números. Mas eles vêm! Por isso é importante focar e manter firme a sua estratégia.

Se ao discutir com a sua equipe sobre as redes sociais, vocês decidiram que farão postagens duas vezes na semana, em dias definidos, é de extrema importância que a sua empresa se comprometa com isso, pois é exatamente essa constância e comprometimento que torna o seu conteúdo relevante para o seu público.

Por isso, é interessante ter um calendário de publicações para não se perder nos conteúdos que já foram produzidos, quais ainda tem para produzir e quando publicar cada um deles. É importante que as publicações conversem entre si e que mantenham uma ordem clara de pensamento e estratégia.

Outra dica é, além de ter um formulário impresso de críticas e sugestões em seu consultório odontológico, é interessante pedir para que os seus clientes deem o feedback online, pois, dessa forma outras pessoas podem ser influenciadas a procurar a sua clínica ao ver os comentários positivos sobre ela.

Resultados positivos

Nenhum clique e nenhuma venda na internet são por acaso. Tudo isso é resultado de muito estudo e de um esquema de projetos e estratégias bem desenvolvidos. Investir nessa nova forma de marketing, não é apenas mais uma tendência, mas sim o básico que uma empresa deve fazer para se posicionar no mundo digital.

Por isso é importante que o consultório odontológico ou médico estejam ativamente inseridos nesse meio, já que, no mundo informatizado e digital de hoje, é uma das maneiras de manter-se atualizado e, principalmente, de ser referência para os outros.

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Este artigo foi escrito em parceria com a Clínica Ideal. 

Saiba mais: Site, Facebook, Instagram e Youtube.  

Não pare de aprender:

Letícia Eleutério | Produtora de Conteúdo 

Bacharel em Letras pela UNIFESP, tem experiência na área de Criação de Conteúdo, revisão de textos, tradução (PT-EN) e intérprete. Com um projeto pessoal com o Bordado Livre, busca sempre unir a arte das imagens com a arte das palavras.

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