10 Dicas de Marketing de Conteúdo para PME’s

10 Dicas de Marketing de Conteúdo para PME’s

O que faz seu pequeno/médio negócio ser diferente?
Como você alcança novos clientes?
Como você mantém contato com seus clientes atuais?

Usar a criação de conteúdo e material educativo de forma inteligente em seu site e nas mídias sociais podem ajudar você a alcançar mais pessoas rapidamente, e principalmente convencê-los a contratar sua empresa ao invés de seus concorrentes.

Criar conteúdos online – como artigos de blog, imagens, vídeos, podcasts, etc – melhora muito o seu posicionamento nos mecanismos de busca e cria confiança no seu visitante, estimulando-o a entrar em contato.

Também é essencial tirar o máximo de proveito das mídias sociais – uma página de facebook, um blog ou um feed de twitter vazios são, para dizer o mínimo, uma péssima propaganda para seu negócio.

Proprietários de pequenas e médias empresas podem obter uma vantagem sobre seus concorrentes ao expandir seus horizontes e pensar como um publicitário, planejando sua estratégia de marketing de conteúdo com cuidado.

Caso você ainda não esteja convencido de que de o Marketing de Conteúdo pode te trazer clientes, dê uma olhada nesse artigo.

Aqui estão dez dicas rápidas para usar o marketing de conteúdo para atrair visitantes em seu site, conquistar novos clientes e fidelizar os atuais.

1- Pense em Nicho

Quanto mais segmentado o seu público, seu produto ou serviço, melhor! Tópicos gerais funcionam bem, mas o conhecimento e conteúdo específico é altamente valorizado. Por isso, defina cuidadosamente e com especificidade o seu cliente ideal, e pense como você pode produzir conteúdo que irá realmente ajudá-lo.

2- Seja Útil

Tenha na ponta da língua qual sãos os principais problemas, dores e desafios do seu cliente, e como você pode ajudar a superá-los.

Conteúdos práticos como tutoriais, guias passo-a-passo, estudos de caso, planilhas e checklists são os formatos de conteúdo que mais ajudam seus clientes potenciais, e de quebra posicionam você como especialista.

3- Foco nas Palavras-chave

Se você quiser ganhar tráfego orgânico através dos mecanismos de pesquisa (Google, Yahoo! e Bing), escolha cuidadosamente suas palavras-chave.

Analise cuidadosamente qual termo seus clientes buscam no Google quando querem encontrar soluções como a que você fornece, foque no seu nicho e utilize a linguagem de seus clientes, e não a sua.

Uma boa ferramenta para identificar palavras chave é Keyword Tool.

4- Seja Pessoal

Pequenas e médias empresas possuem, naturalmente, um toque pessoal e mais intimista, e conquistam muitos negócios através de referências e indicações “boca a boca”.

Por isso, tire proveito do poder da pessoalidade. Mostre-se humano, simpático e acessível. Relacione-se com seu cliente. Certifique-se de ter sua equipe apresentada em um local de destaque no seu site e publique depoimentos de clientes satisfeitos para aumentar ainda mais sua credibilidade e confiança.

5- Torne-se um Especialista

Dado que você possui um negócio sólido, sem dúvida nenhuma você possui alguma – ou muitas – expertises e conhecimentos especializados.

Mostre isso para seus clientes!

Considere escrever para outros blogs, páginas de Facebook ou falar em conferências, seminários, webnários e podcasts para construir uma reputação positiva. Utilize seu conhecimento de forma ativa para construir sua credibilidade e a de sua empresa.

6- Encontre um Escritor

Escrever é uma arte.

Se você ou alguém da sua equipe pode assumir essa tarefa, parabéns! Você é um sortudo!

O talento na escrita é raro, mas pode ser desenvolvido. Existe uma tonelada de livros incríveis sobre o assunto, e se você estiver disposto a aprender, você colherá resultados incríveis.

Caso você não esteja disposto a aprender – porque sabemos que a vida é corrida – e não tenha nenhum funcionário ou colaborador que o faça, encontre um escritor freelancer ou contrate uma empresa de criação de conteúdo que conheça bem o seu mercado e veja sua conversão de prospectos em clientes disparar.

7- Planeje uma Programação de Publicações

Depois que conteúdo principal do seu site e seus primeiros artigos estiverem prontos, crie uma programação para adicionar conteúdo em seu blog e redes sociais regularmente.

Os mecanismos de busca recompensam sites com atualizações regulares, e o nível de engajamento nas redes sociais é muito maior nas páginas que possuem uma agenda bem definida de publicações. Por isso, pense como um marketeiro profissional e construa uma agenda de publicações!

8- Construa Relacionamentos

Visitantes do seu site não irão se tornar seus clientes do dia pra noite. Ter um bom site é sim essencial, mas não é o suficiente. Isso porque 97% das pessoas que visitam um site pela primeira vez ainda não estão prontos para comprar. Elas precisam ser convencidas.

Se você fornecer regularmente e consistentemente uma fonte de informações úteis via e-mail, facebook ou twitter, você estará lembrando-os da credibilidade e confiabilidade da sua empresa. Lembrando que você é um expert em seu nicho. Dessa forma, quando eles estiverem prontos para comprar, não tenha dúvida que você será a primeira opção na mente deles.

9- Encoraje Feedback

Não tenha medo de ouvir o que os seus visitantes, prospectos e cliente têm a dizer publicamente sobre você – positiva ou negativamente.

Peça ao seus visitantes que comentem em seu blog, façam reviews sobre seus produtos, escrevam depoimentos, participem de pesquisas. Lide com as críticas de forma profissional e tranquila, mostrando-se sempre receptivo e disposto à melhorar aonde julgar coerente. Agradeça calorosamente os elogios e mensagens de apoio, pois não há nada mais gratificante.

Pode soar assustador no começo, mas se seu produto é bom, a opinião do seu publico sera sua maior defensora!

10- Seja Social

Mídias Sociais se alimentam de conteúdo no café da manhã, almoço, janta e intervalos! Compreendendo essa fome, estabeleça sua programação e agenda de conteúdo antes de criar milhares de perfis sociais. Seja seletivo e foque nas plataformas e redes sociais aonde seu público alvo está e interage. No longo prazo, seus perfis nas redes sociais começarão a vender em seu nome.


Esses são apenas alguns pontos importantes no processo de criação de conteúdo para Pequenas e Médias empresas – um processo que pode parecer árduo, porém de excelentes recompensas.

E aí, o que achou dessas dicas? Já está pensando em implementar elas no seu negócio? Deixa seu comentário ou dúvida que vamos te ajudar! (;

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