5 dicas para aumentar a taxa de abertura de email marketing

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5 dicas para aumentar a taxa de abertura de email marketing

O email marketing possui o melhor custo-benefício na taxa de conversão de clientes.

Segundo McKinsey & Company, funcionários de empresas passam em média 13h por semana checando sua caixa de entrada e mais de 70% dos usuários acham o e-mail o melhor modo de ser contatado por empresas e marcas.

Mas, antes de disparar e-mails para um extenso mailing, é essencial elaborar um planejamento com objetivos definidos e estratégias traçadas para aumentar a taxa de abertura do email marketing e, assim, alcançar um boa conversão para clientes. Tanto em acessos ao seu site, download de produtos, ou a compra, propriamente dita.

É importante saber que o e-mail é tão usado, que 95% das empresas que utilizam automação de marketing sabem e apostam nesta estratégia. Mas, não antes de pensar em alguns pontos do planejamento.

Para se dar bem com a estratégia de email marketing e aumentar as taxas de abertura e, posteriormente, conversão de leads em clientes, siga nossas dicas valiosas sobre como preparar seu e-mail!

1- Funil de Conversão: aspectos essenciais do planejamento de email marketing

Existem 4 pontos essenciais para ser bem sucedido na estratégia de email marketing: entrega, abertura, clique e conversão.

Entrega

A entrega está relacionada à reputação do provedor do e-mail: se vai se tornar spam, se a caixa de entrada do lead está sempre muito cheia, ou outros fatores que o impedem de receber seu e-mail na caixa de entrada dele.

Para isso é importante atentar-e à taxa de entrega e saber exatamente quantos e-mails realmente chegam na caixa de entrada dos seus leads. A atualização frequente do seu mailing é imprescindível, pois 17% dos usuários de e-mail criam um novo email a cada 6 meses, segundo a Convince&Convert.

Dados do HubSpot mostram que seu mailing sofre uma queda anual de 25% devido a mudanças no seu contato: tanto por mudança de emprego, mudança de interesse do lead ou as alterações de e-mail.

Abertura

A abertura está diretamente ligada ao assunto do e-mail. Ao elaborá-lo pense nas seguintes questões: ele explica exatamente o que o lead vai encontrar ao abri-lo? Ele é atrativo? Dados mostram que em torno de 35% das pessoas abrem o e-mail considerando unicamente o seu assunto.

O assunto é tão importante que mais abaixo daremos dicas específicas sobre ele! Acompanhe.

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Neste aspecto o design do e-mail faz toda a diferença, pois a aparência atrativa incita a curiosidade nas pessoas.

É importante ser objetivo e claro em todo o corpo do e-mail, deixando muito visível para onde o lead tem que ir. Esta é a hora de um bom call to action. Não pode haver dispersão, pois é assim que vai convertê-lo em cliente. Este processo é muito rápido e você deve atraí-lo de forma certeira.

Conversão

A princípio você deve achar que a conversão é o ponto mais importante da estratégia do email marketing. Mas esta é a magia do planejamento: todo o processo deve ser pensado de forma analítica para que você atinja a conversão.

A conversão é essencialmente quantos leads fizeram o cadastro, o download ou compraram efetivamente aquilo que está no seu objetivo.

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2- Quantidade não é qualidade: lapidando seu público-alvo

Seu mailing deve ser constantemente atualizado, pois a taxa de perda de contatos efetivos anual é considerável. A atualização de contato, mudança de emprego e outros fatores fazem com que o seu mailing seja muito mutável.

A atualização é essencial para todo o processo do funil. Não adianta enviar muitos e-mails que nem vão chegar ao remetente.

Nesta etapa também não se esqueça de fazer aquela pesquisa para saber se o lead realmente se interessa pela sua oferta. Quanto mais segmentado, mais chances de conversão.

3- O Assunto!

O assunto é uma das, senão a parte mais importante do seu email marketing!

Acima de tudo você deve fazer com que o lead abra seu e-mail e não simplesmente o jogue na lixeira.

Dados mostram que 33% dos remetentes abrem o e-mail com base unicamente no assunto. Então para ter sucesso na abertura do e-mail, siga algumas dicas:

  • Teste o assunto diversas vezes

Uma boa estratégia é a de testes com o seu assunto. Experimente diferentes opções de assunto para identificar qual é o melhor para o seu lead e se sua taxa de abertura de e-mail está alta.

  • Títulos atrativos

Títulos instigantes atraem o consumidor, sem empurrar os produtos goela abaixo logo de cara.

Curiosidade, interesse e desafio! É isto que atrai o lead para abrir o seu e-mail. Perguntas também costumam ser efetivas, pois além de instigar o lead, lhe dá a opção de escolher a sua resposta.

Inserir números é uma boa estratégia, associada com o psicológico das pessoas. Quando ela sabe mensurar de antemão o que ela está recebendo, ela é instigada a abrir o e-mail e lê-lo.

  • Personalize o e-mail

Torne o e-mail pessoal. ferramentas, como o Mailchimp, o auxiliam na inclusão do nome ou sobrenome do lead logo no assunto ou no início do e-mail. Isso o aproxima do lead e o ajuda na personalização do seu contato.

Além de usar o nome da pessoa, modele todo o conteúdo para o seu lead. Todo o seu material deve ser focado na buyer persona, que você já deve ter criado.

  • Seja sucinto

Não use mais de 35 caracteres. Lembre-se que atualmente a taxa de uso de mobile já ultrapassou a taxa de buscas e abertura de e-mails do que no desktop, com isso você tem ainda menos espaço para transmitir sua mensagem e fazer com o que o lead abra seu e-mail.

  • Apele para o emocional

Use e abuse de palavras de aconchego e intimidade, isso vai fazer o lead se identificar e sentir que é daquilo que ele precisa.

  • Use a sensação de urgência

As altas taxas de conversão se relacionam diretamente com a sensação de urgência transmitida logo no assunto. Assim o lead vai saber que ele deve abrir seu e-mail no momento em que o recebe. Se ele deixar para depois as chances de não abri-lo são grandes.

  • Nunca perca sua identidade

Transmita sua identidade também no e-mail. Padronizar o contato com o lead o ajuda a perceber logo de cara que é você quem está falando e, quando criada a empatia e identidade, a taxa de abertura do seu email marketing também aumenta.

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4- Avalie o seu retorno constantemente

O email marketing possui um ROI de 3800%, segundo a DMA. Para que todas as suas ações estratégicas sigam resultando em bons clientes com altas taxas de abertura do e-mail, é essencial fazer o acompanhamento do retorno do seu investimento.

Somente desta forma você vai saber mensurar seus esforços e saber onde continuar fazendo igual e onde mudar a estratégia, como no caso dos testes de assunto com cada lead.

5- Não se esqueça do alinhamento com outras páginas

Após todas estas dicas de como aumentar suas taxas de abertura de email marketing, é importante lembrar que a fidelidade ainda conta muito.

Além de conseguir novos leads, as taxas de repetidas compras do mesmo lead são altas e importam muito na sua mensuração. Para isso tenha páginas funcionais, adaptadas para mobile e claras para que o cliente ou o lead permaneçam e tenham uma boa experiência de usuário no seu site.

De nada adianta fazer tudo certo no e-mail, mas levá-lo a uma página não otimizada.

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