O Marketing de Conteúdo é a melhor Estratégia para minha Empresa?

 Em Conteúdo, Estratégia, Inbound Marketing, Marketing, Notícias

A resposta é sim! Se você quer crescer, direcionando seus esforços para clientes em potencial no momento certo, no canal e linguagem mais adequados. Usar o Marketing de Conteúdo como estratégia de marketing digital para a sua empresa te dá ferramentas para você analisar todo o comportamento do seu futuro cliente.

Você vai entender exatamente quem está te procurando afim de fazer negócios com você, e também vai conseguir acompanhar o processo do contato do lead com a sua marca.

Se você acompanhar a jornada do consumidor, pode identificar em qual momento ele está: na consciência do problema, na consideração de qual a melhor solução ou na fase de decidir qual ele vai escolher. Assim, você vai conseguir identificar exatamente o que você pode fazer por ele e produzir o conteúdo perfeito, utilizando as palavras-chave ideais e conhecendo ele tão bem que seus anúncios vão aparecer nos locais perfeitos.

Você aparece no lugar certo e na hora certa. Quer plano melhor que esse?

Depois que a internet começou a dominar o processo de compras de praticamente todo o mundo, quem é que não faz uma busca na internet antes de ir até a loja e realmente realizar a compra? O Google descobriu que pode ajudar as marcas a simplesmente aparecerem na cara do consumidor.

Ou seja, com essa estratégia você melhora os seus resultados, porque tem como aliado o foco e a chance certeira de mirar em quem, quando e onde você mais pode e precisa acertar.

Por exemplo: construindo uma boa estratégia de marketing de conteúdo, você pode aliar redes sociais, mecanismos de busca e anúncios pagos para aparecer no topo da lista das buscas e no momento certo para seu cliente.

Você cria uma via de mão dupla, na qual vai conhecer muito bem seu possível consumidor e conseguir entregá-lo a melhor resposta possível.

A importância do Marketing de Conteúdo

Segundo a Hubspot Brasil, cerca de 38% dos vendedores no mundo todo estão encontrando dificuldade em receber retorno positivo dos prospects. Isso acontece pela dificuldade deles em lidar com tantos meios de comunicação online e, principalmente, com redes sociais.

Com a tendência de pesquisas na internet independentes do consumidor, o papel do marketing de conteúdo é garantir bons resultados na busca e fornecer boas soluções desde o início.

Segundo a Content Trends de 2017, 71% das empresas no Brasil já usam o marketing de conteúdo. A mesma pesquisa confirmou que com o marketing de conteúdo, parte do inbound marketing, você consegue 2,2 vezes mais visitas no seu site e 3,2 vezes mais leads para a sua empresa.

O Zero Moment of Truth

O Zero Moment of Truth, ou ZMOT, é uma teoria com nome em referência ao First Moment of Truth (FMOT), criado pela P&G em 2005, para designar o primeiro momento em que o cliente entra em contato com a marca. Mais precisamente, com o produto na prateleira.

O Google identificou o momento zero em que o cliente começa a ter ideia da marca e do produto: isso acontece quando ele digita nos mecanismos de busca aquilo que está procurando, de acordo com o momento da jornada que está vivendo.

Além disso, os dados indicados pelo ZMOT sobre o crescimento do mobile, mostram que a relação entre pessoa e pessoa no processo de venda só é necessária no fechamento dela. Antes disso, tudo é feito via celulares e smartphones.

Uma boa lição é: a minha marca precisa praticar o Inbound como estratégia de marketing digital para se certificar de que meus potenciais consumidores estão tendo um ótimo momento zero da verdade, ou um ZMOT perfeito.

Dados do Conference Executive Board (CEB) mostram que 57% dos consumidores já tem sua opinião formada sobre o que vão comprar, antes mesmo de entrar em contato com algum vendedor. Ou seja, o poder dado pela internet para o cliente é enorme. Ele busca entre diversos produtos e diversas marcas para ter uma opinião já formada quando for procurar a loja.

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Como montar a melhor estratégia de marketing digital para a minha empresa

Com tanta independência, o consumidor busca por tudo, incluindo diferentes produtos e marcas, entre as inúmeras opções de serviços que podem solucionar o seu problema.

Muitas vezes os concorrentes, ditados pelo próprio consumidor, são até de outro segmento. Eles podem comparar entre diversos produtos e serviços, até achar que já tem propriedade suficiente para escolher entre as opções pesquisadas.

É por isso que você tem que estar ali, bem posicionado, com bons conteúdos e sites responsivos, respondendo exatamente o que ele quer saber para que ele opte por você.

Veja algumas dicas para você se situar na jornada do comprador e mandar o material certeiro para o seu futuro cliente:

  1. Faça o conteúdo ideal com as palavras-chave corretas para cada momento da jornada do seu cliente. Assim ele vai te encontrar no momento perfeito, quando, na verdade, foi você que encontrou ele.
  2. Capriche no CTA que vai fazer ele interagir mais com a sua marca. Se é um Ebook que ele quer, ou uma tabela de precificação. Faça ele preencher seu formulário, pois o que você fornece é exatamente do que ele precisa naquele momento e assim ele te fornece ainda mais informação sobre o que ele quer.
  3. Atraia a atenção dele com vídeos bem posicionados.
  4. Tenha uma equipe forte, bem alinhada, unindo os esforços do marketing e das vendas para que todos se juntem em analisar muito bem os dados sobre a jornada desse comprador.
  5. Proporcione um ZMOT perfeito para ele.

Ficou claro se o Inbound e o Marketing de Conteúdo é mesmo a melhor estratégia de marketing digital para a sua empresa? Se você quer chegar mais longe, tendo pleno conhecimento de onde está pisando e com quem está lidando, então o Inbound é perfeito para você, e nós da Future Marketing podemos te ajudar com isso.

Agora, para saber exatamente como fazer para chegar em um bom estágio, conheça como construir uma boa estratégia Inbound ou entre em contato. Será um prazer poder ajudar!

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