O Inbound Marketing é uma estratégia que dá resultados?

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O Inbound Marketing é a estratégia de marketing interna e integrada que exige pesquisa e planejamento para conhecer muito bem o seu negócio, sua marca e seu público. Dessa forma, seu primeiro objetivo é – com um processo de resultados a médio/longo prazo – atrair visitantes para o seu site através de conteúdo (de forma orgânica) junto com anúncios pagos do Google ou das redes sociais.

Depois disso o Inbound vai te fazer transformar seus visitantes em leads, ajudar a nutrir esses leads com conteúdo para se tornarem consumidores, e quando bem encantados com toda a sua estratégia de Inbound, eles irão indicar sua empresa ou seu produto para outras pessoas, formando um uma estratégia que dá resultados.

Parece mágica, mas o Inbound Marketing realmente faz tudo isso quando se tem uma estratégia bem executada. Através do SEO você vai otimizar site e páginas de conteúdo do blog para mecanismos de busca: isso inclui a experiência do usuário, facilidades de acesso, palavras-chave de acordo com o que seu cliente procura.

Graças ao Inbound Marketing o seu trabalho é o de atrair visitantes, convertê-los em leads, fechar a venda e depois encantar os seus clientes com uma qualidade de conteúdo e serviço ininterrupta.

Negócios que acertam nesses requisitos estão na elite do marketing. Então como otimizar nosso conteúdo para atrair leads?

Planejar é essencial para uma estratégia dar bons resultados

Se tornou sua obrigação, como profissional qualificado, se certificar de que a informação está chegando ao lead na hora certa, no formato ideal e nas plataformas mais adequadas. É aí que a estratégia de Inbound Marketing começa.

Tudo o que você precisa é conhecer o seu negócio a fundo, sua área de atuação e o seu cliente.

Alguns pontos para ajudar no planejamento:

  • Defina o seu negócio
  1. Quais são os indicadores chave que você quer medir?
  2. Quais suas metas de receita?
  3. Aonde você quer chegar com o seu empreendimento?
  4. Como é o seu processo de vendas?
  • Estude a sua área de atuação

Esteja à frente de tudo, saiba onde está pisando e o que está para acontecer. Esteja a par das inovações e atualizações. A pesquisa sobre a área é essencial para cada passo do inbound.

Pense em algumas questões como:

  1. O que os seus concorrentes fazem em relação a conteúdo na web?
  2. Quais os principais eventos e as inovações da área?
  3. Tem algum mercado, alguma feira de B2B acontecendo para participar e se informar?
  4. Quais as estatísticas?
  • Entenda o seu cliente

A principal dica para entender o seu cliente melhor é se aliar à equipe de vendas. Ninguém melhor para conhecê-lo do que quem tem um relacionamento direto. Ou seja, a equipe de vendas tem muita informação e insights sobre o que seus potenciais consumidores querem e quais são seus problemas.

Algumas questões importantes:

  1. Quais as cinco principais questões que as vendas fazem aos clientes?
  2. Quais são os principais problemas do cliente quando chegam até a empresa?
  3. Quais são os dados demográficos dos clientes?

Além de conhecer muito bem esses três aspectos essenciais, seja via mídias sociais ou mecanismos de busca como o Google, todos sabemos que o investimento em anúncios é um grande companheiro de quem está começando na web ou para quem precisa lançar um novo produto no mercado.

O plano de mídias bem elaborado é ideal para a boa estratégia de Inbound Marketing que dá resultados. Esta é a parte mais específica do marketing: conhecer os canais e as possibilidades de atuação. Conheça cada opção orgânica ou paga para aparecer ao seu público.

Qual a relevância de conhecer o público certo?

Todos os clientes em potencial são diferentes um do outro. Não se esqueça de considerar o contexto da sua audiência. Quando construir suas personas, você também cria protocolos claros de como a equipe de vendas deve administrá-los.

Você deve especificar as características do seu lead e encaixá-los no seu devido lugar, de acordo com quem deve trabalhar com cada um deles.

Eles geralmente são divididos em quatro categorias de leads:

  • Lead
  • Marketing Qualified Lead (MQL)
  • Sales Qualified Lead (SQL)
  • Oportunidade
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A importância de ter um site responsivo e um blog com conteúdo excelente

Postar conteúdo relevante é como você atrai tráfego orgânico para as suas páginas e é uma tática altamente recomendada se esse é um dos seus objetivos.

Boas landing pages também são essenciais para transformar visitantes em leads. É oferecendo algo em troca que você consegue o contato deles, como um e-book, tabelas já montadas, demonstração do produto, etc.

Depois disso você pode enviar conteúdos mais específicos de acordo com o potencial cliente quer. Para isso, a sua landing page deve ser objetiva, simples e com um call-to-action bastante convidativo. Dessa forma, você vai alcançar a estratégia que dá resultados que tanto procura.

Bom conteúdo também é importante.

Formadores de opinião estão envolvidos no processo de compra. Essa é a grande questão do marketing de conteúdo. Os clientes se informam antes de comprarem, como o Zero Moment of Truth já nos mostrou. O ZMOT mudou completamente o modo como os consumidores agem para se decidirem sobre uma compra.

Quando as pessoas falam sobre o blog ser a chave para o crescimento do empreendimento, não é mentira. Blog e conteúdo premium são o controle remoto universal do Inbound Marketing.

Então fique atento para:

  • Publicar o conteúdo correto

  • Publicar conteúdo consistentemente

  • Determinar o foco ideal

  • Conteúdo Premium (serve para converter os visitantes anônimos, atraídos pelo blog, em leads que você possa nutrir com informação relevante e transformá-los em clientes)

  • Tente diferentes tipos de conteúdo: arrisque nos vídeos, PDF, estudos de caso e infográficos para sair da mesmice

Também não adianta ficar apenas nos posts do blog, é necessário ir além e trabalhar em conteúdos mais densos e onde você possa explorar melhor os temas de interesse do seu público alvo.

Com consumidores tão conectados e informados, você precisa ser a referência em um determinado assunto e você vai conseguir isso através da produção de bons conteúdos que ajudem o seu potencial cliente a se educar melhor e estar mais preparado para a compra.

O alinhamento entre a equipe de Marketing e Vendas

O caminho para o sucesso é unir os esforços do marketing e das vendas, não falhando na comunicação entre um e outro.

Na maioria das vezes, os problemas entre essas duas equipes são causados por conteúdos mal transmitidos à equipe de vendas ou leads mal qualificados, sendo que só os com grande potencial de vendas devem ser nutridos para que não se perca tempo.

Uma pessoa cuidando de todo o processo é ineficiente e caro. Por isso que cada lead deve ser encaminhado para o setor correto: ou para o marketing, ou na transferência entre marketing e vendas, ou nas oportunidades.

Para ajudar com isso e alcançar a estratégia que traz resultados, o marketing pode criar uma pasta compartilhada na intranet ou no CRM, ou até mesmo no Google Drive para adicionar o conteúdo para educar os prospects de vendas.

Use os dados do marketing para ajudar as Vendas, assim como as Vendas também devem compartilhar suas informações sobre os clientes para ajudar o marketing.

E é através de todo esse processo e união que o Inbound Marketing é uma estratégia que traz bons resultados. Um trabalho minucioso que faz com que os negócios cresçam na direção correta. Se você precisa de ajuda para colocar tudo isso em prática na sua empresa nós podemos te ajudar. A Future é uma agência de marketing especializada em Inbound Marketing e focada em resultados concretos.

Entre em contato conosco para uma conversa sobre como melhorar o marketing e aumentar as vendas do seu negócio!

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