Ações de Co-Marketing para impulsionar seu Marketing Digital

 Em Inbound Marketing, Vendas

A prática do Co-marketing é uma das principais formas de criar um marketing compartilhado que atinja cada vez mais leads. O co-marketing é caracterizado pela união de duas empresas para criar e promover algum tipo de conteúdo ou produto que atinja um público em comum. Mas para isso, é preciso conhecer quais ações de Co-marketing podem trazer um alto retorno.

Algumas estratégias, quando colocadas em prática, podem apresentar um custo muito baixo e um ROI (retorno sobre investimento) bem elevado.

Pensando nisso, vamos te mostrar agora como fazer as principais ações de Co-marketing para você impulsionar de vez seu marketing digital, saindo dos resultados que crescem vagarosamente para atingir um outro nível.

3 principais ações de co-marketing

1. Artigos para blogs

Para começar com a nossa lista de ações de Co-marketing, vamos falar de uma das mais simples e importantes: os artigos para blogs. Seja criando um artigo em conjunto para colocar nos blogs das duas empresas ou criando um artigo diferente para cada, o post no blog gera visibilidade e atrai as pessoas certas.

Na prática: escolha uma das dúvidas mais relevantes que o público em comum das duas empresas possui. Crie um conteúdo altamente rico que sane de vez essa dúvida e ainda aponte para seus serviços como uma das formas de solucionar o problema. Assim, ambas as marcas terão visibilidade e status de referência no assunto.

2. E-book

Bem mais trabalhado do que um post para blog, os e-books já são conhecidos como uma das principais estratégias de Co-marketing. Através dele, você vai criar um conteúdo muito rico em conjunto, e para o público isso deve ficar bem claro durante sua divulgação.

O nível de aceitação é bem maior aos olhos dos usuários quando vê duas empresas trabalhando juntas para produzir aquele conteúdo, funcionando como um gatilho mental. É importante que crie também landing pages que se direcionam até esse conteúdo nos dois sites das empresas.

Na prática: construa e desenvolva todo o conteúdo em volta de um assunto muito relevante para o público e que demanda uma descrição detalhada. A vantagem do e-book é que ele possui uma vida útil bem maior do que qualquer outro tipo de postagem, o que faz com que conquiste resultados mesmo com o passar do tempo.

3. Webinar

Fácil de produzir e altamente relevante para o público, o webinar é uma das melhores ações de Co-marketing. Juntar representantes das marcas para tratar dos assuntos que entendem em forma de vídeo ao vivo é uma receita certeira para atrair ainda mais o interesse do público.

Para isso, tenha duas práticas em mente:

  • Programe o evento com um bom tempo de antecedência;
  • Fique em constante contato com os interessados para avisar sobre a proximidade da data.

Isso é importante para ter o máximo de pessoas acompanhando a transmissão, mesmo que disponibilize o conteúdo gravado tempos depois.

Na prática: para fazer um webinar, você precisa usar ferramentas que permitem a execução da transmissão ao vivo. Existem algumas que são pagas, mas uma das mais usadas no mundo é o Google Hangouts, que é gratuito. Após isso, pesquise bem e traga pontos altamente relevantes para uma conversa bem clara entre especialistas, não esquecendo de utilizar sua lista de e-mail que foram captados

Outras ações de Co-marketing

Além dessas 3 ações de Co-marketing que focamos, você pode adotar várias outras estratégias para ter resultados usando a parceria. Algumas opções são:

  • Criação de infográficos;
  • Lançamento de ferramentas gratuitas;
  • Organização de eventos presenciais.

Passo a passo para ter sucesso em ações de co-marketing

O mais importante em cada um dessas ações é seguir uma sequência de passos para trazer resultados reais e palpáveis para ambos os negócios

  • Escolha a parceria certa: o primeiro passo é se aliar a outro negócio que esteja disposto a trabalhar firme para colocar tudo que precisa ser feito em prática. Não feche os olhos para quem acredita ser seu concorrente. Várias parcerias conhecidas e que geraram alto retorno se deram através de negócios semelhantes, mas que souberam ver o valor de atuar unidos;
  • Defina os objetivos: sem metas, suas ações podem apontar para vários caminhos diferentes. Então comece já com uma linha de objetivos traçados e acordados entre as partes;
  • Crie uma rotina: como o processo de criação será dividido, é importante fazer uma série de determinações antecipadas para que tenham qualidade em todas as práticas escolhidas;
  • Faça a divulgação: para ter velocidade no retorno, use o máximo possível das ferramentas de divulgação. Se utilizarem estratégias de divulgação paga, divida os custos e faça o acordo para também dividir o retorno, assim a parceria pode se tornar ainda mais fortalecida;
  • Avalie a parceria: após ter colocado tudo em prática, é hora de fazer a avaliação da parceria. Houve aumento de visibilidade? Teve melhora no posicionamento da marca? Foi um trabalho produtivo? As respostas para essas perguntas serão indicativos importantes para essa avaliação.

Como qualquer outra estratégia de marketing que pretende utilizar, as ações de co-marketing exigem trabalho duro e muita vontade de gerar valor para enfim ter os retornos que espera. Então use com sabedoria cada um deles e mão à obra!

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Gostou de conhecer essas ações de Co-marketing que vão impulsionar seus resultados no meio do marketing digital? Então continue acompanhando nosso blog para encontrar mais conteúdos como esse. Eles ajudarão a fortalecer ainda mais o seu negócio. Até a próxima!

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