Como analisar resultados obtidos com sua estratégia de Marketing Digital

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Muitas empresas já entenderam que há uma relação direta entre marketing e vendas. Por isso, começaram a investir em ações de marketing digital principal tendência da área atualmente. 

O que muitos não sabem, porém, é que investir em uma estratégia de marketing digital não é suficiente, é preciso entender também o ROI, Return on Investiment, traduzido como Retorno sobre o Investimento.

Compreendendo o ROI, a empresa passa a conhecer o impacto de cada ação de marketing no seu faturamento e controlar a performance de suas campanhas. Além disso, passa a conhecer aquilo que não está dando lucro, deixando de desperdiçar recursos com essas estratégias.

Aprenda agora a analisar resultados obtidos com sua estratégia de marketing. Mas antes entenda melhor o que é esse conceito e onde pode ser aplicado!

O que é ROI?

Retorno sobre o investimento é um indicador utilizado em negócios para mensurar o impacto de determinada ação no faturamento. Ele pode ser aplicado em diferentes contextos.

Isso significa que a empresa pode calcular quanto dinheiro que ela está ganhando ou perdendo com todo tipo de investimento.

Um exemplo de ação que pode ter seu impacto mensurado é a aquisição de uma ferramenta de gestão. Da mesma forma, é possível medir o impacto de treinamentos com colaboradores e estratégias de fidelização de clientes.

Aqui neste conteúdo, falaremos de investimentos em campanhas e ações virtuais correspondentes às estratégias de marketing.

Agora que já sabe o que é esse conceito, você vai entender que é possível (e necessário) analisar o impacto das campanhas individualmente para compreender quais estão dando o retorno esperado.

Por que o ROI é importante para as empresas?

Calcular o ROI é uma forma eficaz de oferecer conhecimento sobre as principais fontes de lucro da empresa, principalmente quando associadas ao marketing digital, já que existem ações variadas em suas estratégias.

Essa prática traz respostas diretas sobre aquilo que os gestores querem saber, como dúvidas do tipo:

  • Quais canais estão sendo mais eficazes?
  • Onde aumentar e onde reduzir o investimento?
  • Todas as etapas do meu funil de vendas estão funcionando?

Essas e outras perguntas podem ser respondidas a partir da análise individual de cada campanha.

Como analisar o ROI de cada campanha e identificar resultados da estratégia de marketing?

Sabemos que todas as ações de marketing digital fazem parte de uma estratégia maior.

Porém, medir cada uma delas pode ser mais interessante para a empresa, uma vez que o resultado pode trazer melhorias para a próxima ação. A partir disso podem ser feitas mudanças antes de dar o passo seguinte.

Para identificar qual dimensão precisa ser analisada, é preciso ter um olhar para o funil de vendas como um todo.

Ao analisar investimentos em cada etapa, fica mais fácil chegar até à campanha em si e aos canais de comunicação.

No marketing digital analisar o ROI de uma ação é o mesmo que calcular as ações do funil de vendas. O interesse está em identificar se a campanha foi capaz de envolver as pessoas e despertar seu interesse para as próximas etapas, até que se tornem de fato cliente.

Como é feito esse cálculo?

Existe um cálculo básico que pode fornecer à empresa um resultado sobre o retorno de alguma ação para a sua receita em forma de porcentagem. Esse cálculo pode ser utilizado individualmente ou para medir a estratégia de marketing como um todo, depende apenas do foco que o gestor pretende dar.

Como falamos anteriormente, é mais indicado medir o desempenho individual de cada campanha.

ROI = (Receita – Custo/Custo) x 100

A partir dessa fórmula, é possível ter um número para comparar entre campanhas, ações e períodos distintos.

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De que forma esse conhecimento pode ser utilizado por uma agência?

Quando o cliente contrata uma agência para fazer a sua estratégia de marketing digital, são analisados os objetivos que ele quer atingir, metas específicas, números e taxas. Depois dessa etapa, há o planejamento de estratégias e ações pontuais acertadas entre ambas as partes, as quais devem aproximar o cliente de seus objetivos.

Nesse momento, são escolhidas ações e canais de comunicação utilizados.

Seja a criação de um blog, seja o envio de e-mail marketing ou, até mesmo, criar uma integração entre todas os canais virtuais, cada passo é definido, desenvolvido e monitorado pela equipe com o aval do cliente.

Essa é uma característica marcante do marketing digital, pois há diferentes ferramentas que possibilitam acompanhar cada etapa. Essa possibilidade existe graças às tecnologias desenvolvidas especialmente para negócios.

Logo, faz parte do trabalho de uma agência entregar relatórios com os resultados daquilo que ela propôs e executou. Nesse sentido, a análise do ROI é a melhor amiga da equipe de marketing, pois pode ser aplicada nas principais ações digitais.

Utilizando o cálculo anterior no contexto de uma agência, vamos criar uma situação com valores fictícios para demonstrar como isso funciona:

Imaginamos que uma empresa recebeu R$80.000 de suas vendas, sendo R$20.000 apenas do e-commerce.

O investimento necessário para o funcionamento da loja virtual é de R$5.000, portanto, de acordo com o cálculo do ROI, essa equação seria:

ROI = (20.000 – 5.000/ 5.000) x 100

ROI = 3 x 100

ROI = 300%

De acordo com o cálculo e os valores inseridos, o retorno sobre o investimento na loja virtual é de 300%.

É preciso destacar, no entanto, que analisar ações separadamente requer quase sempre uma comparação. Porque muitas vezes você pode acreditar que o investimento foi bom devido ao aumento do tráfego, mas isso só vai fazer sentido na receita se esse acesso for convertido em vendas.

Portanto, nesse caso, é preciso calcular o tráfego e as conversões para, assim, ter um resultado completo sobre o impacto de sua ação.

A verdade é que uma boa agência deve dominar a prática com indicadores e execução de relatórios, entregando resultados reais sobre o que o seu cliente investiu.

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Gostou do conteúdo? Se ainda tem dúvidas sobre como analisar resultados obtidos com sua estratégia de marketing ou, até mesmo, ainda não tem estratégias definidas, entre em contato com a gente aqui da Future Marketing! Entenda qual é o melhor investimento para o marketing da sua empresa!

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