Passo a Passo: Como investir em anúncios no Google (parte 2)

 Em Conteúdo, Conversão, Estratégia, Inbound Marketing, Marketing, Midias Pagas, Tráfego, Vendas

Na primeira parte do material, começamos a falar sobre os passo a passo para investir em anúncios no Google AdWords. Lá você viu como deve ser feito o cálculo desse investimento, assim como começou a entender melhor sobre a escolha das palavras-chave, da importância do contexto, etc.

Agora, nessa parte do conteúdo, vamos retomar aqueles primeiros passos com informações novas. Além disso, vamos prosseguir para as fases mais avançadas da criação de uma campanha, conduzindo essa experiência até o final.

Aqui você vai aprofundar mais o conhecimento sobre essa ferramenta, entendendo sobre os seguintes aspectos:

  • Concorrência
  • Landing pages
  • Configuração de campanha
  • Produção de anúncio
  • Rastreamento

Esperamos que depois desse artigo, você perceba o poder que investir em anúncios no Google AdWords tem de aumentar a rentabilidade do seu negócio. Siga em frente e confira as próximas etapas!

Retomando os primeiros passos — e mais

Foi dito lá em cima que iríamos trazer novas informações sobre os primeiros passos. E assim será feito neste tópico.

Para relembrar, o passo 1 é sobre o primeiro contato com a ferramenta, o  2 é sobre o orçamento e o 3 já fala a respeito da escolha de palavras-chave.

Quanto a orçamento e escolha de palavras, existem algumas observações que vão te ajudar a entender as fases seguintes e, por isso, merecem um pouco do seu tempo.

Mostramos que para calcular o valor que cada clique terá para você, é preciso fazer o cálculo inverso, do valor máximo total de investimento até chegar ao preço de um clique.

No entanto, é importante que você saiba também que é possível monitorar o desempenho de seu anúncio desde o começo e controlar seu custo manualmente (Manual CPC), evitando surpresas, como um aumento que não caiba no seu orçamento.

Se você acha isso trabalhoso, há também a opção automática (Automatic CPC) que permitirá que o próprio Google gerencie seus lances de acordo com seu orçamento diário. Para isso, você deve:

  1. Fazer login em sua conta do Google AdWords em https://adwords.google.com.br.
  2. Acessar lista Campanhas e clicar no nome da campanha.
  3. Selecionar a guia Detalhes.
  4. Clicar em Editar, ao lado da opção de lance.
  5. Selecionar “O Google AdWords definirá meus lances para ajudar a maximizar os cliques dentro de meu orçamento-alvo”.
  6. Clicar em Salvar.

Para quem está começando a investir em anúncios no google, quer aumentar o tráfego no site e trabalha com palavras-chave menos competitivas, o automático pode ser a opção mais indicada. Porém, quem é de um mercado mais competitivo e quer monitorar as palavras individualmente, recomenda-se o manual.

Por falar em palavras-chave, mostramos que contextualizá-las é uma tarefa importante. No entanto, não falamos especificamente sobre o que forma um contexto.

Você deve estar querendo aprender logo os próximos passos, portanto, essa é última informação antes de seguirmos em frente.

Contextualizar requer um exercício de imaginar determinada realidade do seu público, levando em conta os seguintes aspectos:

 

  • Tendências do momento: lugares, pessoas e assuntos que recebem mais atenção no momento
  • Sazonalidade: época do ano, eventos, estação etc.
  • Busca no site: o Google Analytics revela sobre o que as pessoas estão buscando no seu site

 

Feita a lição, já pode seguir adiante!

Passo 4: Analise a concorrência

Para superar o ranqueamento de seus concorrentes diretos, é preciso espioná-lo um pouquinho, o que é bem comum no mundo dos negócios.

Na internet, isso não é diferente e, portanto, existe até um nome para a prática, a Inteligência Competitiva. O intuito é dar mais qualidade aos seus anúncios e ter um desempenho melhor do que a concorrência.

Para utilizar a técnica, você pode acessar o KeywordSpy, selecionar a opção Brasil e inserir a palavra-chave para conferir os resultados. A partir disso, é possível analisar os anúncios da concorrência, trabalhar sua palavra-chave e inseri-la no seu próprio anúncio.

Passo 5: Prepare sua landing page

Agora que você já consegue compreender que investir em anúncios no Google AdWords é o mesmo que pagar para as pessoas entrarem no seu site, é preciso entender como você converte esses acessos em vendas.

A sua página de entrada que oferece aquilo que está no anúncio, conhecida como landing page, é a primeira impressão que o usuário tem da sua marca. Portanto, o segredo da conversão está em investir nela.

Calma! Sabemos que você pode estar com pouco poder de investimento e não aguenta mais ouvir essa palavra. Mas você precisa de muito pouco para isso.

A grande questão é: não importa quanto você paga para a sua página oferecer uma boa experiência, o importante é o resultado.

Para ter uma landing page de respeito, siga essas três dicas:

  1. Coloque no título da landing page o anúncio ou alguma frase que faça um link direto com ele e insira a palavra-chave, se possível.
  2. Uma chamada para ação atrativa e eficiente, que ofereça vantagem à pessoa em permanecer na página.
  3. Formulário enxuto e objetivo, pedindo informações coerentes com o objetivo.
  4. Layout agradável, limpo e somente com o necessário.
  5. Landing page otimizada (SEO) com palavras-chave e boa escaneabilidade.
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Passo 6: Configure sua campanha

A primeira ação que envolve a configuração de uma campanha é a escolha de uma localização geográfica. Isso vai ficar a seu critério, de acordo com a abrangência do seu negócio.

Se o seu produto será vendido em todo o Brasil, selecione a opção do país. Em seguida, vá em network e desmarque a opção Rede de Display. Assim, seu anúncio vai aparecer somente no resultados de busca do Google (lembra dos 97%?).

Depois disso, insira a palavra-chave e avance para a escolha de configurações possíveis, baseadas nos tipos combinação.

  1. Combinação ampla: funciona com qualquer palavra relacionada com a que você optou.
  2. Combinação de frase: funciona quando a palavra é usada como parte de uma frase.
  3. Combinação exata: funciona apenas para a palavra selecionada.

Se você vai optar por um anúncio baseado em uma palavra ou uma combinação, isso vai depender do estágio do funil que o seu clientes está. Portanto, atente-se ao conteúdo do anúncio e seus objetivos.

Na hora de escrever o anúncio, é preciso levar em conta as seguintes características:

  • Linguagem objetiva;
  • Termos simples de entender;
  • Anúncio direto ao ponto;
  • Mostrar a qualidade do produto;
  • Passar segurança.

Após isso, você vai selecionar a estrutura do anúncio, que pode ser de diferentes formas.

Pronto, você criou o seu anúncio!

Logicamente, o trabalho não acaba por aqui, está apenas começando. No entanto, a parte da criação já está bem avançada.

Os próximos passos são os ajustes de detalhes, rastreamento de usuários e monitoramento da campanha.  Após ativar a campanha, espere um e-mail do Google aprovando seu anúncio. Na próxima, use-o como referência.

Você já está pronto para criar a sua primeira campanha no Google Adwords. Porém caso tenha achado muito difícil ou complicado, nós podemos fazer isso por você com extrema qualidade e resultados incríveis. Bastar entrar em contato com nosso time e teremos o maior prazer em te ajudar a alavancar suas vendas!

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