Passo a Passo: Como investir em anúncios no Google (parte 1)

 Em Conteúdo, Conversão, Estratégia, Inbound Marketing, Marketing, Midias Pagas, Tráfego, Vendas

Todo negócio se interessa por ferramentas capazes de aumentar sua receita, mas nem todos sabem no que é preciso investir para alcançar esse objetivo. Uma das respostas é investir em anúncios no google.

Em um momento de transformação como esse em que vivemos, cujos dispositivos tecnológicos estão inseridos em grande parte da nossa rotina, a informação virou um elemento central no relacionamento entre empresas e consumidores.

O conteúdo produzido por empresas tem um lugar de destaque nas estratégias de marketing, com as informações que o cliente precisa e busca. Diante disso, o Google AdWords, uma ferramenta potente para otimizar conteúdos, acaba sendo o melhor investimento que uma marca pode fazer atualmente.

Aliás, investir em anúncios no Google é investir no próprio negócio.

Entenda o que é e como funciona essa ferramenta, de que forma você pode criar a sua primeira campanha e porque ela é um ótimo investimento!

O que é o Google AdWords?

É uma ferramenta do Google que oferece opções variadas de formatos de anúncio, como gráficos, em vídeo, textos e de aplicativo.

Porém, não se trata de simplesmente fazer um anúncio do seu produto e deixá-lo lá competindo com as gigantes que investem muito mais do que você. O Google AdWords traz um diferencial que pode colocar pequenos negócios no topo da lista do Google.

O ranqueamento no mecanismo de busca mais acessado do mundo não é brincadeira. No Brasil, 97% das buscas realizadas por usuários são feitas no Google. Portanto, existe toda uma lógica por trás de uma boa posição. Essa lógica é baseada em palavras-chave e na qualidade do conteúdo.

Existem palavras que valem dinheiro, e investindo nelas você consegue ficar bem posicionado. Sabendo trabalhá-las, sua marca consegue destaque na primeira página, atingindo um público maior.

Mas como funciona?

Na lógica do Google, a experiência do usuário é quem manda. Portanto, o esforço deve ser no sentido de facilitar essa experiência e tornar a interação do público com a marca a melhor possível.

Isso quer dizer que para alcançar o sucesso, você precisa de anúncios de qualidade e o investimento nas palavras certas.

Contudo, é importante destacar que leva algum tempo para compreender o funcionamento do Google Ads. Logo, se esse é o seu primeiro contato com a ferramenta, não se apresse para aprender tudo de uma vez, saiba primeiro o principal e, depois, avance mais algumas casas.

O essencial sobre o funcionamento dessa ferramenta é ir além das estratégias comuns, atingindo o público por meio de anúncios pagos, aparecendo estrategicamente, como se fosse uma “recomendação” do Google.

Para facilitar o entendimento, compare o espaço do Google com um espaço urbano em que outdoors são disputados e cobrados de acordo com a possibilidade de visualização.

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O ambiente virtual é também um espaço, e o ato de buscar por produtos e informações no maior mecanismo online é como carros e pedestres passando por esses outdoors. Porém, no lugar deles, o resultado é uma página com links e anúncios de empresas, localizados estrategicamente para atingir pessoas que querem de fato aquela informação.

Aproveitando essa comparação, há uma diferença conceitual nessas duas estratégias de marketing. Embora tenha também seu valor, outdoors atingem todos os tipos de pessoas, sem que necessariamente elas queiram aquele produto ou estejam buscando alguma solução que a marca oferece.

A busca online é diferente, pois o anúncio aparece para quem escolhe estar ali e quer verdadeiramente algum serviço ou produto que aparece.

Isso é Inbound Marketing, um conceito que trabalha com campanhas menos invasivas e muito mais assertivas, atingindo as pessoas certas com um investimento controlado.

Como preparar a primeira campanha e investir em anúncios no Google?

É provável que agora você esteja pensando repetidamente em “Anúncio, anúncio e anúncio!” Bom, se é isso que está acontecendo, já é um bom começo.

Todavia, temos que avançar um pouco mais para que você entenda como é investir em anúncio no Google. Para isso, nada melhor do que um passo a passo da sua primeira campanha do Google AdWords.

Animado(a) para saber como investir em anúncios no Google? Então vamos lá!

Passo 1: Clique em começar

Para dar realmente aquela sensação de começo, vamos conduzir sua experiência desde o início, no primeiro clique no AdWords.

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Vá no “comece agora”, insira e-mail e URL da sua página e inicie a configuração de acordo com o que é pedido pela plataforma. Escolha a opção Rede de Display para iniciar a sua campanha e divulgar o nome de sua marca para a maior parte do público da internet, cerca de 90% das pessoas.

Passo 2: Estabeleça um orçamento fixo

Na hora de calcular o orçamento, você deve fazer o caminho inverso. Para saber quanto vai custar cada clique (CPC), calcule o valor do lucro total adquirido pelas vendas e quanto você pretende dividir com o Google.

Sabendo o lucro que o seu produto oferece e qual é o valor mínimo que você pretende ganhar, será possível saber o valor que está disposto a investir nos anúncios do Google.

CPC máximo = lucro x comissão do Google x taxa de conversão

Em números, vamos supor que seu lucro é de 100 reais a cada 10 produtos. Se o lucro mínimo que você precisa é de 70 reais a cada 10 vendas, os 30 reais restantes são o que você pode investir em anúncios no no Google.

Passo 3: Cace as palavras-chave

Ao estabelecer o orçamento, você já pode procurar pelas palavras-chave que sejam compatíveis com as suas possibilidades de investimento.

Vá até o Google Keyword Planner, selecione o seu idioma, pesquise as palavras que tenham a ver com o seu produto e a forma pela qual seu público busca.

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Estar atento ao contexto é importante para campanhas a curto e médio prazo.

Por exemplo, no final do ano, próximo ao Natal, lojas de decoração podem investir em frases relacionadas às festas para vender itens temáticos, uma vez que há um aumento na busca por esses produtos, como “decoração de Natal”.

Até aqui está tudo bem?

Esperamos que sim!

Agora, você já tem informação para entender um pouco mais sobre a ciência por trás de investir em anúncios no Google e, com esses três primeiros passos, já dá para perceber que existe um caminho que pode levar sua marca ao sucesso mais rápido.

Mas vale dizer que ainda há muito para aprender, não acabamos por aqui! Avance mais na segunda parte desse conteúdo: Passo a passo: investindo em anúncios (Parte II).

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