Por que escolher uma Agência de Marketing bem estruturada

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Cada função que uma empresa desempenha é formada por uma série de processos, nos quais diferentes setores contribuem com o seu respectivo papel para o resultado final. E isso não é diferente em uma agência de marketing.

Todos sabem que o que movimenta uma organização são as pessoas, com suas ideias, tarefas e objetivos. No entanto, para dar suporte à performance das equipes de trabalho e, muitas vezes, até mesmo viabilizar determinadas tarefas, é preciso estruturar a empresa e, consequentemente, seus procedimentos.

Processos bem estruturados são determinantes para o sucesso de um negócio, como no caso de agências de marketing.

Portanto, mostraremos agora por que você deve escolher uma agência com processos bem estruturados e quais os benefícios associados a essa característica!

Agências de Marketing têm uma rotina dinâmica

Antes de mostrarmos o porquê de escolher uma agência que tenha procedimentos bem estruturados, vamos falar um pouco sobre a rotina desse tipo de empresa, adiantando o fato de que se trata de um ambiente dinâmico e com processos variados.

No geral, o trabalho em uma agência de publicidade envolve planejamento e criação de materiais e campanhas em diferentes formatos, com o objetivo de conquistar o público.

Portanto, dada a natureza dinâmica do seu objeto de trabalho, criatividade, inovação e flexibilidade são características presentes no dia a dia.

Mas isso não é o mesmo que ter procedimentos soltos, sem padrão, prazo ou controle.

Para transformar a arte da criação e do engajamento de pessoas em algo concreto e mensurável, cada processo ligado a essas frentes de atuação precisa ser estruturado, mantendo assim um padrão de funcionamento com qualidade e organização.

Veja por que estruturar processos é uma prática importante em agências de marketing!

1 – Garantia de resultados

Ao escolher uma agência de marketing, toda empresa quer segurança em relação aos resultados prometidos além da qualidade no trabalho que pode ser vista em cases e portfólios.

Nesse sentido, é preciso ter certeza de que a agência já possui um modo de trabalhar otimizado e organizado, com etapas bem definidas e ferramentas que possibilitem que o cliente acompanhe a execução dos processos.

Ao olhar o resultado de uma campanha, não sabemos como foi durante o processo de execução, se a agência respeitou prazos, se houve desperdício de tempo, recursos etc. Portanto, é importante se antecipar e tentar compreender a forma pela qual a empresa trabalha antes de contratar o seu serviço.

Esse olhar sistêmico para os processos diminui a chance de falhas uma vez que já existe um planejamento pré-estabelecido, no qual são criadas alternativas para lidar com possíveis problemas antes mesmo que eles aconteçam.

2 – Aumento da produtividade

O tempo que se investe na estruturação de processos será sempre menor do que o tempo desperdiçado quando não há esse planejamento. Isso acontece porque a falta de um padrão prejudica a produtividade, tornando os processos mais lentos.

Logo, podemos dizer que uma agência de marketing bem estruturada tem ganhos consideráveis na produtividade, entregando resultados com maior eficiência e menos indecisão, falhas ou dúvidas.

3 – Maior previsibilidade

Toda função é formada por um conjunto de processos que, por sua vez, são atividades interdependentes e relacionadas que representam algum tipo de serviço ou produto oferecido pela empresa. No contexto de agências, as funções mais comuns são:

  • Criação de campanhas
  • Criação de anúncios para revistas, jornais e TV
  • Produção de conteúdo para diferentes mídias
  • Desenvolvimento de planos de comunicação
  • Produção de roteiros
  • Elaboração de vídeos
  • Criação de logotipos
  • Entre muitos outros…

Diante da subjetividade do que é produzido em todas essas funções, é importante criar formas de sistematizar as atividades envolvidas em cada uma delas. Também é essencial instrumentalizar a equipe para que exista uma linha de produção previsível e baseada em parâmetros definidos.

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4 – Abertura para a inovação

Ao estabelecer uma organização para cada processo, fica mais fácil entender o tipo de tecnologia que a agência precisa para otimizar funções e modernizar o seu trabalho.

Saber quais são as ferramentas que a equipe de uma agência de marketing usa para se comunicar ou produzir um texto, por exemplo, é uma forma de conhecer o quanto ela terá capacidade de entregar um trabalho compatível com uma rotina mais dinâmica e versátil.

Inovação tem a ver tanto com o objeto de criação em si quanto com a maneira pela qual um negócio desempenha suas funções. Logo, não adianta ter ideias incríveis e não transformá-las em atividades claras e executáveis.

Diferentes processos de uma Agência de Marketing

Mostramos algumas das funções que costumam estar associadas a esse tipo de negócio. No entanto, para desempenhar esses papéis, são necessárias ainda diferentes tipos de funções nas áreas de atendimento, planejamento e criação.

Conheça agora os processos envolvidos em cada uma dessas áreas e perceba a necessidade de formalizar uma estrutura para eles funcionarem como um sistema com início, meio e fim.

Atendimento

Assim como em qualquer processo, o atendimento precisa ter um responsável definido, que será a ponte entre empresa e cliente. O responsável pelo atendimento faz a coleta do briefing, seleciona as áreas envolvidas com o trabalho, acompanha e aprova a demanda junto com equipe e cliente durante todo o processo.

Planejamento

A área de planejamento está envolvida com a criação de estratégias, cronogramas, ações e conceitos relacionados à demanda. É essencial para a agência criar campanhas alinhadas com os objetivos do negócio e mensuráveis.

Criação

Aqui, a demanda do cliente ganha vida. É onde os dados coletados pelo atendimento são transformados em peças publicitárias, logotipos, branding, embalagens de produtos, dentre outros serviços solicitados de acordo com a necessidade do cliente.

Estruturar cada processo envolvido nessas áreas é essencial para garantir que cada setor tenha seus papéis bem definidos e o cliente encontre satisfação em todas as etapas, participando e acompanhando o trabalho que vem sendo executado em tempo real.

Para isso ocorrer, a agência precisa ter seus processos mapeados a fim de organizar as atividades da empresa e, assim, definir responsáveis por cada tarefa, inserir ferramentas, indicadores e soluções para possíveis falhas.

Além do mapeamento em si, é preciso criar documentos sobre os padrões operacionais em cada área de atuação, para que a equipe possa seguir um mesmo modelo e garantir que não só os resultados serão alcançados, mas que os critérios também estejam sendo seguidos .

Podemos dizer que se trata então de uma fase de registro.

Mesmo que se trate da definição de padrões, com a oficialização desses parâmetros em documentos, uma agência bem estruturada está aberta também para a mudança. Uma coisa não exclui a outra. Pelo contrário!

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A organização de processos permite a identificação de falhas e a necessidade de melhorias com mais rapidez, de maneira pontual e focada no aspecto que precisa ser modificado. Só mesmo conhecendo cada procedimento que se alcança o aperfeiçoamento constante.

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