Como Montar uma Equipe de Marketing Digital Incrível

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Dúvidas sobre como montar uma equipe de marketing são comuns. São questionamentos quase padrão para novas empresas no mercado, mas que fazem a diferença. Por exemplo:

  • Será que devo contratar alguém para fazer esse serviço internamente?
  • Quantas pessoas devo contratar para isso?

Como sempre, com o objetivo de sanar todas as dúvidas e resolver os problemas dos nossos clientes, vamos fazer um panorama do que todo líder deve considerar ao montar sua própria equipe de marketing, independente do número de funcionários.

Por onde começar?

Antes de tudo é importante definir quais os papéis a serem desempenhados dentro da empresa, para se ter uma noção de quantas pessoas e quem contratar.

É importante pensar em cada desafio a ser superado dentro da empresa e pensar no estilo da pessoa que irá resolver aquilo da melhor maneira. Assim, monte o perfil ideal do candidato que vai compor a sua equipe de marketing, de acordo com cada vaga a ser preenchida.

Nunca comece o processo seletivo sem antes ter uma direção traçada. Assim você evita futuras dores de cabeça, além de transmitir a seriedade que investe na seleção com tempo e planejamento, sem passar pelo processo embaraçoso que é demitir alguém logo após contratá-lo na sua equipe de marketing.

Além disso, sabendo exatamente de quem você precisa, você vai atrair pessoas mais qualificadas para as vagas, ganhando tempo na avaliação dos candidatos e aumentando suas chances de acertar na composição do seu time.

Use o funil para montar a sua equipe de marketing

Agora pense nas dificuldades específicas de cada posição para montar sua equipe de marketing. Desapegue um pouco das denominações clássicas dos processos seletivos e pense nas necessidades internas da sua empresa.

Dentro da metodologia de Inbound Marketing, ou Marketing de Conteúdo, avalie as etapas envolvidas nos serviços e encaixe seus funcionários nessas áreas.

As áreas específicas, de acordo com cada tipo de cliente com que os funcionários se relacionam são:

  1. Atração lidando com os visitantes
  2. Conversão lidando com os Leads
  3. Fechamento lidando com as oportunidades
  4. Encantamento lidando com os clientes

Colocando cada membro da sua equipe de acordo com as etapas envolvidas, a dinâmica da montagem da sua equipe de marketing ficaria mais ou menos assim:

  • Atrair: escritores de conteúdo, designers, especialistas em SEO e gerentes de mídia social
  • Converter: quem trabalha na otimização de conversão, incluindo landing pages, CTAs, lead scoring e nutrição
  • Fechar: aqueles que vão trabalhar ajudando os times de vendas a fechar oportunidades e criar materiais mais robustos como estudos de caso, planilhas, etc
  • Encantar: agora o importante é reter o cliente e estimulá-lo à compra de novos produtos, enviando conteúdo exclusivo, e-mail marketing e informações pertinentes aos clientes. Nesse momento o trabalho é contínuo entre a área de vendas e a área de marketing

Onde focar, mesmo já sabendo as áreas?

Agora que você já sabe exatamente onde encaixar cada novo funcionário, não fique ansioso em investir massivamente na base do funil, onde o trabalho é mais relacionado à venda de forma direta.

Apesar de parecer que para vender mais é preciso investir lá na frente do processo, o inbound mostra que todas as etapas são essenciais para se concretizar a venda e que cada parte do processo – isso significa que cada funcionário envolvido – é de extrema importância para conseguir novos clientes e manter os antigos.

Empresas mais avançadas em Inbound não param de produzir conteúdos gerados pela equipe de marketing, pois é assim que as boas oportunidades continuam chegando para a área de vendas.

Inclusive, exceder o investimento nos profissionais do fundo do funil é um dos maiores enganos dos líderes empreendedores ao montar a sua equipe de marketing – área de encantamento que lida já com o cliente. O melhor jeito de montar a equipe mais consistente é investindo na  consciência de marca que é gerada pelos conteúdos, convertendo os visitante em leads, e depois os nutrindo em clientes.

Uma boa dica para montar a sua equipe de marketing é: independente do número de funcionários na sua equipe em geral, construa o quanto antes a sua área de atração, pois é ela que vai manter a engrenagem girando e conseguindo bons leads para a empresa.

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Qualifique sempre a sua equipe de marketing: feedback e treinamentos

Dentro de toda equipe, o feedback é fundamental, pois é o que faz as coisas evoluírem. Isso tem que partir do líder, pois é ele quem leva todos os funcionários por este ou aquele caminho.

Não só avalie e dê conselhos de onde e como melhorar para os seus colaboradores, mas peça feedbacks deles em relação a você. Faça reuniões para alinhar as expectativas de todos, pois mesmo sendo ótimos funcionários, uma equipe parceira cresce junto e se ajuda a atingir os objetivos traçados.

Isso contribui tanto para o crescimento pessoal quanto para o crescimento profissional de cada um, criando um ambiente mais forte como um todo.

O ambiente colaborativo também fomenta a qualificação das equipes, simplesmente pela troca de ideias e experiências que é permitida e facilitada pelo líder que montou a equipe de marketing.

Principalmente na área digital, tudo muda e se recria em um tempo muito rápido. Por isso, investir em treinamentos e certificações atualizadas e de reconhecimento nacional e internacional é um dos pontos essenciais. Não basta somente montar a sua equipe de marketing digital, mas acompanhá-la e financiar as melhorias necessárias para todos.

Outra vantagem é incentivar a produção constante de conteúdo. Não só pela importância para o processo de vendas, mas por ser uma forma completa de ir para cima dos problemas de marketing da empresa.

Produzir conteúdo cria uma prática boa de como agir nas situações criando um raciocínio nos trabalhos da sua equipe de marketing.

Terceirizar ou não terceirizar: eis a questão

Sabendo de tudo isso, também existe a opção de terceirizar o setor de marketing digital ou os setores que você precisa montar. Neste caso, avalie as funções a serem realizadas e pense na proximidade com que você terá que lidar com cada problema.

Em alguns casos terceirizar acaba sendo a própria solução.

Produtores de conteúdo podem ser terceirizados, contratando agências especializadas como a Future Marketing que têm experiência e sabem lidar com os possíveis problemas.

Agora que você já sabe como montar a sua equipe da melhor maneira, não deixe de conferir os outros conteúdos do nosso blog com muito mais dicas sobre Inbound Marketing!

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