Como o Marketing de Conteúdo Pode te Trazer Clientes

Uma coisa precisamos confessar: é muito reconfortante e empolgante criar um bom conteúdo.  Mas podemos realmente obter algum cliente com ele?

A resposta é: com certeza absoluta! Desde que não utilizemos a abordagem padrão de bloggers.

O dinheiro não vai simplesmente ‘cair do céu’ apenas porque possuímos conteúdo de alta qualidade. Para que você realmente tenha sucesso é necessário colocar um pouco de tempo, conhecimento e planejamento também na parte do marketing da equação “marketing de conteúdo”.

E isso significa que precisamos pensar estrategicamente sobre como os diferentes tipos de conteúdo contribuem para o seu ciclo de persuasão e vendas como um todo.

Obter sua atenção:

Todo o seu conteúdo precisa ser atraente e desejável, e isso é um fato.

Contudo, como você atraí a sua audiência pela primeira vez? Como fazer com que eles te encontrem? Para isso meu amigo e amiga, seu conteúdo precisa ser mais do que atraente e desejável. Ele precisa ser sensacional.

Em outras palavras, você precisa de algum conteúdo realmente excitante, que pareça (e seja) especial, algo irresistível (e de preferência introduzido por um excelente CTA)

Mais que isso, ele precisa mostrar para a sua audiência em potencial que você entende do que está falando e que você realmente resolve um problema real e significativo. Caso contrário eles podem até gostar de dar uma passada pelo seu conteúdo, mas eles não irão se dar ao trabalho de voltar para receber mais no futuro.

Ebooks, relatórios e estudos, tutoriais e guias, manifestos e vídeos virais compõe excelentes conteúdos sensacionais ( e se você quiser mais ideias, pode encontrá-las aqui).

Além disso, ao contrário do que a maioria acredita, você deve sim inserir mensagens de marketing e vendas dentro do seu conteúdo sensacional. Mas essas mensagens devem ser palatáveis e sutis. Você não está na etapa de fechamento de vendas aqui… esse seu conteúdo é apenas o começo da conversa.

Levante questões, procure pontos de insucesso, dor e frustração no seu público alvo que podem ser resolvidos com o seu conteúdo no futuro. Conte histórias que quebram objeções, mas seja sutil ao fazê-lo.  A proposta desse conteúdo é fazer com que seu público alvo comece a confiar e gostar de você. É fazer com que ele esteja com um estado de espírito receptivo antes de começar ouvir de você , de forma direta e aberta, qualquer mensagem relacionada a vendas.

Crie interesse e desejo pelo o que você esta oferecendo, mas não fale muito (ou não fale nada) sobre o que você tem a oferecer, e como você pode resolver todos os problemas do seu público, tornando a vida deles esplêndida.

Se o seu conteúdo for atraente o suficiente, eu te garanto que o seu público vai ficar por perto para encontrar essas respostas com o seu material.

Agora chegamos ao ponto central desse primeiro tópico: o que deve ser feito para que seu conteúdo seja visto por uma nova audiência, aumentando continuamente seu alcance?

Fazendo com que ele seja sensacional o suficiente para ser compartilhado.

Se o seu melhor conteúdo não for bom o suficiente para ser compartilhado, marcado como favorito, retweetado, encaminhado por e-mail para amigos, então ele não é o conteúdo certo. Continua trabalhando nele, lapidando-o ou trabalhando com experts em criação (como a Future) até que ele seja verdadeiramente sensacional.

Convertendo audiência em consumidores:

Bons blogueiros são fantásticos em capturar atenção, mas as vezes tem sérios problemas em saber o que fazer com ela

A resposta é: continuar nutrindo as leads capturadas e entregando mensagens persuasivas para sua nova audiência, seja utilizando o blog, uma sequência de automação de e-mail marketing ou, preferencialmente, ambos.

Aqui é onde você usará os fundamentos do marketing de conteúdo para começar a criar um relacionamento comercial saudável e promissor. Obviamente, você deve continuar entregando uma qualidade excelente. Você ensina e entretêm mais do que vende. Você usa criatividade, ritmo e uma linguagem vívida para “fazer o seu conteúdo cantar”…Mas você também utiliza técnicas de vendas e persuasão para criar um público de compradores, não apenas de fãs. Você começa utilizar seus truques e táticas de copywriting, adicionando elementos persuasivos à sua escrita.

Continue mantendo a venda em segundo plano nesse ponto, especialmente se você estiver usando apenas um blog para entregar seu conteúdo, mas não deixe de colocá-la em algum plano. Nessa fase, vocês esta construindo seu cliente, estabelecendo confiança e aumentando a intensidade do desejo de seu público.

Apenas após o seu cliente ter atravessado toda a jornada de compra e sua sequência de automação é que você deve enviá-lo para uma landing page (página de captura) muito bem desenhada e otimizada. É nela que você fará uma venda aberta e explícita, com uma oferta matadora e uma chamada clara, direta e objetiva para a ação.

Construir uma landing page efetiva e persuasiva é, definitivamente, uma verdadeira arte, mas se você tiver trabalhado seu público com uma estratégia de conteúdo inteligente, sua landing page terá um trabalho muito, mas muito mais simples pela frente.

Porque aderir a tribo dos criadores de conteúdo?

Se você não se vê usando as táticas de venda ultrapassadas, pouco eficientes e forçadas do marketing tradicional, mas também não quer seu um blogueiro “legal, prestativo e falido” pelo resto da sua vida, o marketing de conteúdo é definitivamente uma solução que precisa ser incluída na sua estratégia de marketing.

Ele congrega os melhores elementos do marketing tradicional com a paixão, pessoalidade e credibilidade que os melhores blogueiros têm para oferecer.

O Marketing de Conteúdo é o pilar mais importante do Inbound Marketing. Na verdade, é a “ferramente” que o define. Domine-o e o jogo será seu.

Quer começar a dominar agora mesmo? Junte-se a nós da Future para receber todo o apoio e conteúdo que você precisa para chegar lá. Na próxima semana lançaremos um novo e-book incrível sobre marketing viral na prática, tenho certeza que você não vai querer perder esse 🙂

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