Como Saber Se o Seu Site ‘Funciona’?

 em Web Design

Você investe uma grande quantidade de tempo, esforço e orçamento em seu site, mas como você sabe se é bem gasto?

Algo que estamos muito conscientes e algo que vemos como a chave para um relacionamento bem sucedido com os nossos clientes é ser capaz de demonstrar o sucesso de tudo o que fazemos. Mas como se mede isso?

Nós recentemente estávamos em uma reunião de kick off para um novo projeto e surgiu essa mesma questão. Queríamos conhecer o cliente um pouco melhor e entender o que eles viam como sendo a chave para o sucesso de seu website. A resposta não era exatamente o que estávamos esperando. Eles disseram:

“Quando temos um site com boa aparência e que agrada aos sócios, atingimos o sucesso.”

E o problema dessa concepção é que ele é absolutamente relativa e pouquíssimo inteligente do ponto de vista do marketing. O que faz um site de ‘boa aparência’ e quem decide isso? Isto é baseado em uma única visão subjetiva e, nesse caso, ignora completamente a opinião do usuário final. Também é uma visão bastante imediatista, baseada no “aqui e agora” da empresa e das tendência de design, sem reais benefícios e métricas a longo prazo.

Qual é o objetivo de longo prazo e como saberemos quando chegarmos lá?

Para ser capaz de avaliar o retorno sobre o investimento que você realiza em Marketing Digital e Web Design, você precisa retirar a avaliação subjetiva da equação e baseá-la em fatos concretos, métricas lógicas e congruentes com as perspectivas reais que você tem para o seu negócio com um todo.

Como podemos fazer isso?

O primeiro passo é entender a finalidade e os objetivos do seu site. Se os projetos / atualizações que você está executando são específicos para uma tarefa individual, foque nela.

Uma vez que você tenha adquirido clareza e foco dos seus objetivos, você pode identificar como definir metas e mensurar resultados.

Vamos fazer uma breve análise de como seria a mensuração do sucesso em dois tipos de site: E-Commerce e Sites Institucionais.

E-Commerce

Para um olhar desatento e pouco estratégico, analisar o sucesso de um e-commerce pode ser a coisa mais fácil de todas: basta olhar o quanto você vendeu! 

No entanto, não se engane. Como eu disse anteriormente, esta pode ser uma medida imprecisa e, mais do que isso, absolutamente insuficiente para maximizar o seu retorno. Ah não ser que você esteja ok em não estar maximizando as suas vendas – o que eu duvido muito – sugiro que faça a análise de métricas mais específicas para o  seu projeto.

Você está tentando reduzir o abandono do carrinho de compras? Ou aumentar as vendas auxiliares e de subprodutos durante o processo de pagamento? O seu custo de aquisição do cliente (CAC) está alto? Se sim, como você pode fazer para diminuí-lo? Como aumentar o número de clientes recorrentes e compras repetidas?

Além disso, não se esqueça que os objetivos de uma loja on-line nem sempre giram em torno de vendas. No mundo multi-canal em que vivemos, o seu site também pode ajudar a impulsionar as vendas no ambiente offline, em sua loja física. Um de nossos clientes, por exemplo, tem entre os principais objetivos gerar leads de vendas por telefone – neste caso o retorno de investimento pode ser medido em relação ao número de chamadas realizadas e recebidas.

Sites não-comerciais

Para sites não-comercias e institucionais, identificar indicadores de sucesso pode ser desafiador. Embora os resultados possam ser diferentes em relação à um e-commerce, o princípio ainda é o mesmo: por que as pessoas vêm para o site e o que você quer que elas façam nele? Qual é a ação que elas realizam que configura uma conversão?

Para instituições de caridade, por exemplo, isso pode ser simples. Seu site pode ser um veículo para gerar doações. Dessa forma, a pergunta a ser feita é como os seus esforços em Web Design e Marketing Digital afetaram o valor das doações realizadas?

Outro cliente da Future, por exemplo, percebeu que quando as pessoas buscavam no Google por termos relacionados ao seu trabalho, sua empresa só estava aparecendo na quarta página de resultados, e praticamente ninguém via seu site ou a diferença que eles faziam para o nicho em que atuavam. Ao atualizar o conteúdo e melhorar a forma como o site foi construído, seguindo às melhores práticas de SEO, eles agora aparecem no final da primeira página de resultados, o que gerou um aumento de 132% no tráfego orgânico do site.

Neste caso, o sucesso foi medido pela melhora no posicionamento para determinadas palavras chave, bem como pelo crescimento do tráfego.

Conclusão

Muitas vezes vemos sites com uma aparência inovadora e impressionante, que até mesmo ganharam prêmios de web-design, mas não “fazem” efetivamente um grande bem para o seu negócio. Não produzem resultados. Ao investir seu tempo, orçamento e esforço para melhorar o seu site, certifique-se de que você sabe, desde o início, o que será considerado sucesso e como ele será medido.

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