Como posso saber se o meu site ‘funciona’?

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Você investe uma grande quantidade de tempo, esforço e orçamento em seu site, mas como você sabe se é bem gasto?

Algo que estamos muito conscientes e algo que vemos como a chave para um relacionamento bem sucedido com os nossos clientes, é ser capaz de demonstrar o sucesso de tudo o que fazemos. Mas como se mede isso?

Nós recentemente estávamos em uma reunião de kick off para um novo projeto e surgiu essa mesma questão. Queríamos conhecer o cliente um pouco melhor e entender o que eles viam como sendo a chave para o sucesso de seu website. A resposta não era exatamente o que estávamos esperando.

 

“Quando temos um site com boa aparência estamos todos satisfeitos, sabemos que temos feito bem”

 

O que faz um site de ‘boa aparência’ e quem decide isso? Isto é baseado em uma única visão subjetiva e ignora o usuário final. Também é muito baseado no aqui e agora e não tem benefícios a longo prazo. Qual é o plano de longo prazo e como saberemos quando chegarmos lá?

Para ser capaz de avaliar o retorno de investimento você precisa remover a avaliação subjetiva e baseá-lo em fatos concretos.

Como podemos fazer isso?

O primeiro passo é entender a finalidade e os objetivos do seu site. Se os projetos / atualizações que você está executando são específicos para uma tarefa individual, foque nela.

Uma vez que estes são conhecidos você pode identificar como isso vai ser rastreados e definir suas metas.

E-Commerce

Um site de comércio é muitas vezes relativamente fácil, somente olhar quanta coisa você vendeu! No entanto, como mencionado anteriormente, esta pode ser uma medida imprecisa. Olhe para identificar medidas mais específicas para o projeto.

Você está tentando reduzir o abandono do carrinho de compras? Ou aumentar as vendas auxiliares durante o processo de pagamento? Se você tem um alto custo de aquisição do cliente, seu alvo poderia ser como aumentar o retorno de visitas e compras repetidas.

Não se esqueça que os objetivos de uma loja on-line nem sempre giram em torno de vendas. No mundo multi-canal em que vivemos, o site também pode ajudar a impulsionar as vendas no ambiente offline, na loja física. Trabalhamos com clientes em que um dos objetivos do site é gerar leads de vendas por telefone – neste caso o retorno de investimento pode ser medido em relação ao número de chamadas.

Sites não-comerciais

Para sites não-comercias, identificar indicadores de sucesso pode ser desafiador. Embora os resultados podem ser diferentes a partir de um site de comércio, o princípio ainda é o mesmo: por que as pessoas vêm para o site e o que você quer que elas façam?

Para instituições de caridade isso pode ser simples. Seu site pode ser um veículo para gerar doações, então como as melhoras implementadas afetaram o dinheiro que as pessoas estão doando?

Para um de nossos clientes, quando as pessoas estavam à procura de termos relacionados ao seu trabalho, eles só estavam aparecendo na quarta página do Google – ninguém nunca viu seu site ou viu a diferença que eles estão fazendo. Ao atualizar o conteúdo e melhorar a forma como o site foi construído, eles agora classificam no topo da página 2 resultados. Neste caso, o sucesso foi medido por os rankings melhorados e tráfego.

Conclusão

Muitas vezes vemos sites que parecem surpreendentes, ganharam prêmios de design, mas não “fazem” realmente qualquer coisa ou ajudam a produzir resultados. Ao investir seu tempo, orçamento e esforço para melhorar o seu site, certifique-se que você sempre sabe desde o início o que será considerado sucesso e como ele será medido.

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