Por que o conteúdo é tão importante na criação de websites?

 Em Conteúdo, Estratégia, Marketing, Marketing Digital

Na medida em que a presença online continua se consolidando como um dos itens essenciais para o sucesso de qualquer negócio, o número de possibilidades para ingressar neste meio também tem se tornado cada vez maior.

A presença crescente de empresas na web e as diversas opções de plataformas democratizaram um jeito de vender e de se relacionar que, até então, era limitado a quem realmente podia investir pesado no assunto.

Ao mesmo tempo, com tantas informações e possibilidades de interação, os consumidores nunca tiveram tanto poder de decisão e capacidade de influenciar o comportamento das marcas.

As vantagens são muitas, mas elas vieram acompanhadas de um dilema: se toda empresa precisa de um site, como se destacar no meio de tantas opções? Afinal, a criação de websites não faria sentido sem um público fiel que lhes acompanhe!

O seu site é tão relevante quanto o conteúdo que ele gera!

A lógica é a mesma que a Gummy já abordou em seu artigo sobre a importância do conteúdo na construção de marcas e de produtos: o público consumidor só dedica a sua atenção para quem realmente se propõe a trazer soluções para o seu dia a dia!

Mas não basta apenas informar ou reproduzir dados, as pessoas querem acompanhar tendências, se relacionar e encontrar respostas para os seus problemas. Neste cenário, ganha relevância quem realmente for capaz de criar materiais ricos e de qualidade.

O conteúdo no mundo digital representa as informações que serão direcionadas para um público segmentado através de textos, imagens, áudio ou vídeo.

Anúncios pagos, campanhas em redes sociais e estratégias avançadas de design podem ser técnicas efetivas para atrair novos visitantes para um site. Entretanto, é o valor do conteúdo encontrado nele que garante um público fiel e disposto a compartilhar o que você tem a dizer.

Neste sentido, podem ser considerados eficientes aqueles conteúdos que são focados no que torna os produtos ou serviços de uma determinada empresa únicos, fornecendo exatamente aquilo que os usuários precisam, querem e esperam.

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O conteúdo aumenta a sua visibilidade e transforma leitores em compradores

A criação de websites pode até ter se tornado uma tarefa mais simples, mas lembre-se: um site bonito não é necessariamente um site eficiente! A concorrência por visitantes e leitores é sempre intensa, mesmo nos nichos mais remotos, e só o conteúdo de valor é capaz de envolver e manter este público.

As pessoas têm intenções específicas ao visitar um site. Por isso, é o conteúdo, nas suas mais variadas formas, que determina se o usuário permanecerá, retornará ou continuará navegando em determinado endereço da web.

Um conteúdo de qualidade também representa um dos principais esforços de SEO de um website, uma vez que a sua capacidade em ser relevante determina o destaque que ele terá nos mecanismos de busca, como o Google.

Quando um site é encontrado nas pesquisas de um usuário e entrega exatamente aquilo que ele deseja, é mais provável que o seu conteúdo seja acessado na íntegra e compartilhado entre círculos sociais de interesse.

Desfrute das possibilidades de ser autoridade no seu segmento!

Ao entregar informações que agreguem valor ao seu público, promovendo discussões e ideias relevantes ao seu segmento, um site é capaz de atrair visitantes mais predispostos a tornarem-se leads.

Estes leads, por sua vez, impulsionam o tráfego (e consequentemente as conversões) através da relação de confiança que estabelecem e do compartilhamento de seus conteúdos de interesse, criando uma comunidade de usuários interessados e altamente engajados.

Além de alcançar mais pessoas, um conteúdo de qualidade também será menos perecível. Ou seja, terá maior “tempo de vida”, pois seu público o reconhecerá como fonte de informações relevantes para novas ocasiões.

Como o simples aumento do número de acessos, por si só, não ajuda a garantir um maior número de vendas, o conteúdo novamente contribui através da sensação de autoridade que proporciona.

Ao se impor como uma autoridade em seu segmento, compartilhando conteúdos relevantes e ditando informações cruciais ao comportamento de seu público, cria-se a impressão de liderança. Essa liderança desempenha um alto poder de persuasão e é capaz de induzir a decisão de compra com mais facilidade.

Além disso, como o consumidor moderno utiliza-se cada vez mais de pesquisas online para tomar suas decisões, as vendas podem ser estimuladas através de conteúdos que tirem as suas dúvidas e detalhem aquilo que está sendo ofertado. Por exemplo:

  • Vídeos demonstrativos;
  • Sessão de perguntas frequentes;
  • Análises de produtos;
  • Dicas em posts de blog.

Gerar conteúdo é indispensável para a criação de websites eficientes!

Tenha em mente que dificilmente alguém comprará algo de determinada empresa já em sua primeira visita. Ao proporcionar relevância e qualidade, as chances de um novo acesso serão maiores, criando assim um ciclo de descobertas que guiarão um processo de compra.

Um conteúdo claro, capaz de se comunicar com o seu público e de proporcionar soluções é o que impulsiona um site bem-sucedido. A mensagem certa, apoiada das estratégias e ferramentas corretas, garante visibilidade, novas oportunidades e, claro, muito mais vendas!

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E você, também se empolgou com as possibilidades que o conteúdo pode trazer para a criação de websites? Então conheça o blog da Gummy e continue acompanhando a Future Marketing!

*Esse conteúdo foi escrito por Beatriz Almeida, CMO da Gummy Conteúdo Digital

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