5 Dicas para Construir uma Estratégia de Marketing Digital Infalível

 Em Conteúdo, Estratégia, Inbound Marketing, Marketing

Com o aumento dos trabalhos na internet, é essencial que haja um planejamento estratégico para lidar da melhor maneira com todas as opções que o marketing digital oferece.

Saiba quais são as etapas essenciais para montar uma estratégia infalível de marketing digital sem se perder no meio do caminho!

1. Estabeleça objetivos de marketing digital

Você sabe onde você quer chegar com a sua estratégia de marketing digital? É isso que você tem saber pra se dar bem online. Trace seu destino e o que você quer com cada passo.

Se você quer que sua marca seja reconhecida ou simplesmente vender mais, disseminar um novo conceito, focar na responsabilidade social ou receber mais visitas na sua loja. Tenha isso bem definido para saber onde pisar e para que lado focar.

Coloque números e dados nos seus objetivos. Isso é importante para saber quando é melhor parar e partir para a próxima estratégia de marketing digital ou quando você está quase lá e precisa dar um gás para alcançar seu objetivo dentro do tempo esperado.

Tudo começa quando você sabe exatamente quem é seu cliente, e daí em diante saiba em quais plataformas você quer e tem que estar para que seus clientes te encontrem.

Faça aquele velho exercício de se imaginar no lugar do outro e responda algumas perguntas:

  • O que seu cliente gostaria de ver?
  • Quais os hábitos diários dele?
  • Em quais canais ele busca informação?
  • Quanto tempo ele passa nas redes sociais?
  • Você sabe realmente se seu cliente está na internet?
  • Qual é a importância da sua marca na vida dele?

É fundamental saber se eles participam efetivamente de grupos no Facebook ou tem pouco tempo para buscar nas redes sociais e só usam o Google para se informar ou se só estão no Linkedin para se conectar com pessoas e marcas do business deles. Então use a estratégia do marketing de conteúdo.

2. Construa suas ‘Personas’ e o comportamento delas em cada etapa da jornada de compra

Não há nada mais específico do que você saber qual a jornada do seu comprador. Se colocando no lugar dele, sabendo quem ele é, você vai entender todo o processo que antecede cada compra. Pense em como você faz as suas compras e reflita, no caso dele, de acordo com cada serviço ou produto oferecidos.

O que ele vai digitar nos mecanismos de busca logo de cara? Vai querer saber como fazer algo ou onde encontrar tal produto com menor preço? É um estilo de compra objetivo ou está começando a conhecero produto? Com quem ele pode esbarrar antes de achar você?

Construir a ‘Persona’ já é saber seus costumes, seu dia-a-dia, seus objetivos de vida e preocupações. Mas e no momento em que ele decide procurar pelo seu produto ou serviço? Do que ele precisa? No que ele está pensando? Defina cada sentimento dele, e tudo o que você pode solucionar sobre esse processo, para saber como proceder.

  • No estágio da descoberta, ele ainda está tendo a ideia do que ele quer, começando a se conectar ao assunto, com dúvidas muito gerais
  • Já na consideração, ele já avaliou o terreno, sabe quais as opções e possibilidades e está avaliando quem vai resolver o que ele precisa do melhor jeito
  • Na decisão, ele já tem dúvidas e questionamentos mais específicos. Ele vai direto ao ponto e só precisa de detalhes finais para tomar a sua decisão

3. Revise, identifique o que funciona e planeje a ativação dos canais proprietários

As novidades mudam e aumentam a cada dia, e você precisa ficar ligado. A flexibilidade e abertura para as novidades é essencial para você não ser passado para trás, e seu concorrente levar vantagem.

Faça testes, avalie qual plataforma se encaixa melhor aos seus objetivos e se estão funcionando de acordo com o que você traçou.

Mas, apesar do grande leque de possibilidades dos canais, a importância de um bom site não muda. O que mudam são as tecnologias envolvidas no funcionalismo e design do que é gerado, principalmente com o domínio dos dispositivos móveis.

Tenha um site:

  • intuitivo para ser navegado
  • com botões explícitos de acordo com o que você quer que o visitante veja
  • com uma boa experiência do usuário

Se a pessoa entra no seu link e tem dificuldade com o carregamento de imagens, não encontra logo de cara o que ela quer, não se sente curiosa e atraída para descer a barra de rolamento, seu site pode perder visitantes e não ranquear muito bem nos mecanismos de busca.

dicas2

4. Faça um plano de mídia online

No meio de todas essas opções e novidades de tipos de anúncio e mídia online, você tem que ter um plano para isso também.

De acordo com seus objetivos traçados, lá na primeira dica, analise todas as opções de mídia online. Tanto nas redes sociais quanto no Google Adwords, é importante analisar para saber se você quer usar as técnicas de busca, (passivas e você só aparece para o cliente quando ele procura) ou se deseja fazer uma publicidade mais incisiva, com imagens que surgem nos sites parceiros para quem busca por assuntos relacionados ao seu.

É aqui que você vai investir dinheiro para alcançar seus objetivos traçados. E por isso a importância da análise de resultados como o ROI de suas campanhas. 

5. Acompanhe os resultados através das métricas relevantes para os seus objetivos

Mostrar o retorno sobre o investimento (ROI) não é tarefa fácil. Você precisa ter mecanismos que mostram a taxa de conversão em vendas e quantos visitantes viraram clientes depois de clicar nos seus anúncios, ou de ver seus posts no Facebook ou Instagram.

Selecione as métricas essenciais para mensurar a gestão da sua estratégia de marketing digital. Você precisa desenvolver Indicadores-Chave de Desempenho para comprovar se está dando certo ou não a sua estratégia, se ela é a melhor ou se vale a pena mudar algo para que tenha o melhor desempenho possível.

Escolha entre as várias ferramentas online que te proporcionam os dados necessários e analise cada detalhe.

Os testes A/B também são importantes para testar qual anúncio está com melhor desempenho do que o outro. Só assim você vai saber se suas suposições quanto ao seu cliente estavam certas. Você não pode adivinhar exatamente quais são as palavras usadas, então aceite a ajuda das métricas para lapidar toda a sua estratégia de marketing digital e crescer ainda mais.

O trabalho é duro, mas a recompensa é boa. Siga nossas dicas infalíveis para montar sua estratégia de marketing digital e acompanhe semanalmente para deixá-la cada vez mais perfeita!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSOS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DESSES: