Marketing de Atração: Uma Fórmula de Sucesso para Vender Mais

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No mundo dos negócios não existe fórmula mágica.

A frase parece clichê, mas é a mais pura verdade: nada vai fazer suas vendas aumentarem milagrosamente e fazer a sua empresa prosperar espontaneamente. Porém, podemos destacar alguns conjuntos de práticas já tradicionais e que cada vez mais comprovam a sua eficiência, como é o caso do Inbound Marketing, ou marketing de atração, como também é conhecido.

O  Marketing de Atração é o conjunto de práticas que visa atrair virtualmente o cliente até o seu negócio e amadurecê-lo aos poucos até o ponto de efetuar uma venda.

Basicamente, ao invés de ser atraído por causa do seu produto, você estará atraindo um cliente por conta dos problemas que ele enfrenta e que seu produto pode resolver.

Siga acompanhando o post e saiba o porquê!

Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, na prática

O primeiro passo para entender como funciona o Marketing de Atração na prática é saber que não é uma estratégia de curto prazo. Não espere que suas vendas tripliquem da noite para o dia.

Saiba que um dos aspectos mais importantes para um planejamento de sucesso é a paciência e a segmentação certeira baseada nas informações que você tem.

Acompanhe o exemplo a seguir:

Você possui uma loja que vende óculos de sol. Para vender mais, seu modelo de negócios era baseado em atrair pessoas no boca-a-boca e explicar para elas a qualidade dos seus produtos.

Porém, a cada dez pessoas que ouviam esta explicação, apenas uma tinha realmente a necessidade de comprar um óculos de sol e talvez ela nem considerasse comprar com você por ainda não confiar inteiramente na sua palavra.

É neste ponto da história que entra a sua estratégia de Marketing de Atração.

Ao invés de ficar tentando vender seu produto para toda e qualquer pessoa que encontre na rua, com o Inbound o seu objetivo passa a ser atrair apenas as que possuem necessidade de compra de óculos de sol e fazer com que elas entendam a importância do uso de um.

Interessante, certo?

A partir deste momento, você já conseguiu atrair a atenção de pessoas que querem ouvir e saber sobre a sua solução. Isso cria 2 vantagens:

  1. Conforto maior no cliente, já que ele foi abordado para ser “ajudado” a resolver um problema que possuía;
  2. Dá a você uma autoridade maior como especialista em um determinado assunto, o que ajuda a vender mais.

Dessa forma, mesmo que o cliente em potencial (lead) não esteja pronto naquele momento para comprar o seu óculos de sol, ele levará em consideração a forma como você o ajudou e o quanto entende do assunto na hora de considerar a aquisição, o que eleva sua credibilidade e autoridade na visão do cliente.

Assim, ele vai passando no que chamamos de “funil de vendas”, do topo até a fundo. Essa parte inferior é cada vez mais segmentada, sendo formada consumidores com probabilidade maior de adquirir o seu serviço, ou o que chamamos de ‘leads quentes’.

Como aplicar o Marketing de Atração no meu negócio

O exemplo do óculos de sol é pontual, mas a forma como foi executado pode servir para diversos outros tipos de negócio. É importante você estar presente no mundo digital e com uma boa relevância perante seus concorrentes, sempre lembrando de solucionar os problemas dos clientes em potencial e fortalecer a sua imagem como autoridade naquele determinado assunto.

Artigos de blog e textos que comprovem o seu total domínio sobre o seu nicho são fundamentais para esse passo. Afinal, não será do dia para noite que seu blog terá milhares de acessos e uma boa taxa de conversão para a compra.

Quanto mais conteúdo de qualidade você tiver e mais problemas solucionar, maiores as probabilidades de uma pessoa com o perfil que você procura acessar o seu conteúdo e conhecer você.

Outra coisa importante é saber segmentar o tipo de conteúdo de acordo com a jornada do cliente e seu funil de vendas. Pessoas que estão entrando em contato com a sua marca procurarão por conteúdos mais genéricos e que não tenham CTAs (‘call to action’ ou ‘chamadas para ação’ em português) tão agressivos.

Enquanto isso, um lead que já teve bastante exposição aos seus conteúdos e já confia nas suas informações está mais preparado para uma abordagem mais direta para finalmente efetuar a compra.

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Como a minha equipe pode influenciar nos resultados do Marketing de Atração?

Por ser uma estratégia a médio e longo prazo, muitas vezes fica difícil mensurar imediatamente o trabalho realizado pela sua empresa. Isso é normal, afinal, estão ainda no processo de plantar as sementes para colher os frutos no futuro.

Apesar de ser uma tarefa simples, mas que exige excelência na execução de criação de conteúdos de qualidade, a tendência é sempre acharmos que uma equipe reduzida pode dar conta do recado.

Porém, quanto mais segmentado o processo de produção, melhor é o resultado obtido.

É importante você entender que não deve economizar esforços na qualidade do seu conteúdo. Com um mundo digital cada vez mais disputado, certamente o consumidor vai escolher o conteúdo que mais o ajudou a resolver seu problema.

Por isso, quanto melhor a qualidade e indexação para os mecanismos de pesquisa, melhor são as chances de você ser encontrado, lido e considerado como a melhor opção por um cliente em potencial.

Conquistar um nível de excelência exige uma série de esforços e competências diferentes, então nem sempre podemos ter o orçamento necessário para contratar uma equipe especializada.

Neste caso, vale a pena considerar contratar uma agência parceira que ofereça as soluções pontuais e o serviço personalizado e dedicado para o momento do seu negócio.

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A Future Marketing é uma agência especializada nestas etapas do Marketing de Atração. Com ela, você consegue mapear melhor os ciclos da jornada do seu cliente e planejar os tipos de conteúdos necessários para cada etapa do funil, aumentando suas conversões e vendas.

Assim, em um esforço conjunto de qualidade de conteúdo com estratégia em mídia sociais e indexação, você certamente vai se tornar mais relevante para o seu público-alvo e atrair cada vez mais leads para otimizar o seu negócio.

Entre em contato com a Future Marketing e saiba agora como utilizar o Inbound para vender mais!

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