Devo aumentar meu investimento em Marketing Digital?

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Se os seus negócios não estão indo como o planejado e você não sabe quais decisões tomar, o pensamento mais comum geralmente é o de corte de gastos. Porém, com a necessidade de vender mais, muita gente questiona se faz sentido ativar esse “estado de emergência” e deixar de investir em um momento tão crucial para as suas vendas.

Por essa razão, é bastante comum vermos por aí a pergunta: “Devo aumentar meu investimento em marketing digital?”

Partindo do ponto de que o marketing digital já se provou como uma das maneiras mais consolidadas e aceitas de aumentar as vendas, não é difícil imaginar que a resposta para essa pergunta seja positiva.

Porém, a maior dificuldade para a maioria está justamente em analisar o contexto atual e definir se ele está sendo efetivo ou não, de acordo com o investimento realizado.

Investimento em marketing digital: Sinais de que você não está performando bem

Para perceber se a sua estratégia não está funcionando, existem alguns sinais que você pode começar a notar para avaliar a sua situação.

Se você é a pessoa responsável pelo planejamento e execução de toda a parte de marketing digital, por exemplo, esse tipo de sinal pode acabar passando despercebido justamente por ser muito trabalho para uma pessoa só – ainda mais de maneira totalmente otimizada.

Além disso, esses sinais não necessariamente significam que seu planejamento estratégico foi falho. Muitas vezes os problemas podem estar na execução de uma das etapas ou até mesmo no entendimento da situação real do seu negócio e do seu público-alvo.

Por isso, fique ligado nos tópicos abaixo e procure fazer uma relação com a sua realidade para entender em que pontos pode otimizar sua performance!

#1 Carência de conteúdos

Não tem jeito. Se você quer ser encontrado na internet e que os clientes ideais cheguem até a sua empresa, é necessário que seus canais tenham conteúdo de qualidade para atrair o público-alvo e consolidar sua marca como autoridade em relação ao serviço oferecido.

Não é possível fazer marketing digital de qualidade sem conteúdo de qualidade. Certifique-se de que esse não é o problema enfrentado pela sua empresa, ou conserte o mais rápido possível.

Nada do que você fizer depois deste passo vai consertar a situação se o conteúdo que você entrega não é bom o suficiente.

#2 Concorrentes com presença melhor

Além de se colocar numa posição vantajosa no mercado para ser atraente para os seus clientes, é preciso que você tenha consciência de como estão os seus concorrentes. Dessa forma, você consegue aprender com os erros e acertos deles para melhorar também a sua estratégia de marketing digital.

Não tenha dúvida: não é feio se espelhar nas experiências dos outros para evitar problemas.

Identifique em que pontos seus concorrentes estão fortes e descubra como você pode se fortalecer também. Encontre canais em que eles não estão tão fortes e descubra uma maneira de transformar isso em uma oportunidade para o seu negócio. Tome suas decisões baseado em coisas que você sabe, e não nas que você acha.

Se neste ponto você identificar que seu conteúdo não está bom e seus concorrentes estão muito melhor posicionados que você na disputa por consumidores, certamente é hora de você mudar sua estratégia e investir mais em marketing digital.

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#3 Presença nas redes sociais

Um bom termômetro para saber quando você precisa de ajuda ou de mais investimento em marketing digital é a sua presença nas redes sociais. Esse ponto casa muito com o anterior sobre perceber a postura de seus concorrentes, mas diz muito também sobre como você está encarando essa estratégia como uma ferramenta efetiva de aquisição de clientes.

Ser presente nas redes sociais não significa uma quantidade gigantesca de postagens em intervalos curtos de tempo. É preciso entender o seu público-alvo e oferecer conteúdos de qualidade em momentos específicos da jornada dele. Ele precisa descobrir em sua rotina nas redes sociais que sua marca e o seu produto são soluções viáveis para problemas cotidianos, assim como alternativas para otimização de outras tarefas.

Avalie a forma como você lida com as redes sociais e perceba se isso pode ser um ponto de atenção necessário para justificar o seu aumento de investimento em marketing digital.

Aprimorando o que já existe

Não é porque todos estes pontos possivelmente se mostraram falhos em sua estratégia de marketing digital que ela é totalmente descartada. Como citado anteriormente, muitas empresas sofrem com desempenho justamente por concentrar as funções em uma única pessoa que acaba ficando responsável por criação de conteúdo, otimização, criação de artes, publicações e monitoramento de resultados.

Existem agências gigantescas com diversas pessoas para cada uma dessas funções e não é nenhum motivo de vergonha se você sozinho não consegue obter os mesmos números. Em muitas situações, a otimização passa por revisões de fluxo ou até mesmo planejamento e exposição de conteúdos específicos.

Por exemplo: você sabe qual conteúdo funciona para atrair o seu público-alvo, consegue encontrar um método legal e certeiro na produção destes conteúdos e consegue gerar um bom tráfego em redes sociais para visualização do material.

Porém, está com muitas dificuldades no tráfego orgânico porque este seu conteúdo parece “invisível” para os mecanismos de busca. O que você fez de errado?

Nessa situação, muito provavelmente o seu obstáculo está sendo o SEO da sua publicação. A forma de indexar ela na internet e transformar isso em atalhos para o consumidor é um conjunto de técnicas super importante, que pode fazer toda a diferença entre o seu sucesso e o seu fracasso.

Otimização com a ajuda da Future

Neste exemplo citado, a Future pode ajudar você e otimizar um trabalho valioso e com impacto bem considerável nas suas vendas. Além de todo o trabalho focado em Marketing Digital e Webdesign, a agência se preocupa com a realidade da sua empresa e se molda para conseguir extrair os melhores resultados.

Dessa forma, você elimina o medo de “perder dinheiro” em aumentar o investimento em marketing digital justamente por confiar em pessoas que realmente vão se preocupar com o seu negócio e possuem as habilidades necessárias para executar a melhor estratégia.

Em muito pouco tempo, o seu investimento em marketing digital vai se provar mais certeiro, mais otimizado, gerando mais lucro e permitindo um fluxo ainda maior para seguir sempre crescendo. Procure a melhor forma de otimizar sua estratégia e comece a planejar o seu futuro!

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