Por que é primordial ter uma Landing Page em seu site?

A Landing Page é uma ferramenta excelente para aumentar a taxa de conversão de um site, ou seja, a geração de Leads. Cada vez mais, os sites vêm adotando essa estratégia diante de um mercado disputadíssimo, onde quem proporciona uma publicidade mais assertiva de seu produto com certeza sai ganhando.

O que é uma Landing Page?

Landing Page significa, do inglês, “página de aterrisagem”; é uma das melhores estratégias para otimização de conversões. Ela é um dos meios pelos quais o visitante pode acessar o site. Hoje em dia, os administradores e proprietários de páginas não podem se limitar em pensar que só a home seja a porta de entrada do site.

Com certeza, a home não deve ser a única entrada para um site, e é neste sentido que as Landing Pages tem auxiliado, transformando novas páginas em super ferramentas capazes de captarem mais leads, que, consequentemente, geram mais publicidade e faturamento para a empresa.

 

Landing Page, indispensável estratégia de Marketing DigitalComo a landing page ajuda a aumentar a taxa de conversão do site

A utilidade principal das Landing Pages é convencer o visitante a se subscrever para adquirir um produto ou serviço, e vem sendo usada com bastante eficácia para a geração de Leads. Para conseguir os dados, são oferecidos vários materiais gratuitos como: ebooks, cursos, palestras, etc.

O visitante, ao ver o material disponibilizado de graça na Landing Page, clica na opção que libera o download ou acesso, podendo acessar outros produtos, conforme programado. Essa movimentação gera ganhos significativos para as empresas.

Os dados dos clientes, como: e-mail, nome, apelido etc., se tornam primordial na hora de nutrir o lead e oferecer outros produtos e ofertas que possam interessá-lo. Sem dúvidas, essa ferramenta é indispensável para aumentar as chances de retorno do cliente.

É por isso que a Landing Page é chamada de página de conversão, pois transforma o que poderia ser um contato mais distante (como uma única visita ao site) numa resposta positiva por parte do cliente. Isso porque o próprio visitante, diante da aquisição grátis de algum produto, concorda em dar suas informações para a empresa.

Formas de otimização de conversões através da Landing Page

Dicas para otimização da Landing Page

Para que as Landing Pages possam gerar um número de visitas considerável e leads qualificados, é necessário seguir algumas dicas importantes que vão promover a otimização dessa ferramenta, indispensável para o desenvolvimento de um eficiente Marketing digital.

É importante lembrar que, cada empresa tem a sua realidade e o seu público-alvo, por isso é importante sempre realizar testes A/B (para determinar quais dos formatos possuem maior taxa de conversão) com as informações sobre as preferências dos clientes e, dessa forma, é possível aprimorá-la constantemente. Entre as principais dicas de otimização estão:

1- Linguagem clara e objetiva: faça uma Landing Page com linguagem clara, simples e objetiva. Apresente o site ao visitante, mostre as vantagens da aquisição do produto gratuito ou o porquê do seu produto se diferenciar dos demais, tudo conforme o objetivo do site, mas sempre de forma direta, suave e rápida.

Ou seja, assim que o visitante entrar na página, ele tem que saber, quase que de imediato, do que o site trata. É aconselhável a colocação de um único botão de conversão para adquirir informações, entrar na página etc;

2- Título atrativo da Landing Page: crie um título que consiga atrair o cliente para a sua Landing Page. Este deve complementar as primeiras informações que o visitante tem sobre o site antes de entrar na página. Já os subtítulos deverão ser ainda mais objetivos, devem tratar de forma direta e rápida sobre determinado assunto, no sentido de convencer o cliente a tomar a decisão desejada pela empresa;

3- Call to action: a criação do Call to Action é excelente para demonstrar ao visitante onde ele poderá adquirir o material ofertado pelo anunciante, fazer algum tipo de contato ou pedido. O uso de um botão para fazer com que haja a conversão é algo habitual na internet. Através dele a empresa pode informar o que acontecerá e ainda captar as informações do visitante;

4- Saber pedir as informações: desenvolva um formulário simples, rápido e fácil de preencher. Não adianta colocar um formulário cheio de informações para inserir. O visitante (na esmagadora maioria das vezes) quando se depara com um formulário que peça mais do que o nome e o e-mail desiste do produto e retorna à página, o que prejudica a geração de Leads;

5- Aplicar os resultados dos testes A/B: esta ferramenta serve para a empresa verificar qual a versão de página atrai mais clientes e geram mais conversões. A grande maioria dos testes vem apontando positivamente para um formato mais leve e direto de página, sem muitas imagens ou mesmo informações. Assim, quanto mais direta e simples, mais eficiente será sua Landing page;

6- Escolha eficaz das imagens: estas precisam transmitir muitas informações ao cliente. Uma marca, imagem ou recurso visual é capaz de gerar ânimo e convencer o cliente a ir em frente na Landing Page ou pode fazer com que o cliente desista de seguir na página antes mesmo de ler quaisquer outras informações. Faça a contextualização da sua imagem e integre-a aos outros elementos da sua página.

Conclusão

Essas são as principais dicas para a construção de Landing Pages eficazes, capazes de produzir conversões eficientes, proporcionando resultados bastante positivos para as empresas. Torne os testes A/B parte da rotina diária, dessa forma o site se manterá sempre produtivo e aperfeiçoado.

Para conhecer mais sobre este assunto e outras dicas de Marketing Digital, visite os demais posts da nossa página!

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