Papo com especialista: melhore o índice de qualidade no Google Ads

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Com o uso correto do Google Ads, a ferramenta se torna o melhor aliado das empresas quando o assunto é criar uma reputação na web e atingir o índice de qualidade desejado. Hoje, a plataforma representa grande parte do lucro da companhia, o que comprova a efetividade dos resultados.

Índice de qualidade

O Índice de Qualidade se trata, basicamente, de um número de 1 a 10 determinado pelo próprio Google Ads. Esta nota significa a classificação geral dos seus anúncios criados dentro do Ads e das palavras-chave usadas.

Separamos algumas perguntas ao Guilherme Muniz, Analista de Performance da Future Marketing, para solucionar todas as suas dúvidas em relação ao assunto. Acompanhe!

Para criar uma boa reputação, é preciso melhorar o Índice de Qualidade de sua conta. Mas como isso funciona?

Os quesitos para definir este ranking consistem em três fatores:

  • taxa de cliques esperada
  • relevância do anúncio
  • experiência na página do destino

Esses aspectos são avaliados como “na média”, “acima da média” ou “abaixo da média”.

Quanto melhores os anúncios, ou seja, quanto mais eles suprirem as necessidades de quem está buscando por uma determinada palavra-chave, maior será o seu índice de qualidade e menor será o valor pago por cada clique.

Como descobrir se a minha reputação está abaixo da média?

Ao abrir a aba de palavras-chave no Google Ads, você observará uma mensagem dizendo: “Raramente são exibidos devido ao baixo índice de qualidade”.

Isso significa que a sua reputação não está boa, pois conta com uma pontuação de 2 ou menos e algo precisa ser feito, caso contrário, você precisará pagar muito mais se alguém clicar nesses anúncios.

O que fazer para melhorar a minha reputação?

O Google Ads recomenda o uso de 15 a 20 palavras-chave para cada grupo de anúncios, mas nem sempre a tática funciona.

O ideal, na verdade, é ter apenas uma palavra-chave por grupo, então mesmo que você possua uma conta grande, faça isso para ao menos 80% das palavras-chave que deseja melhorar, ou seja, o grupo com o aviso “Raramente são exibidos ao baixo índice de qualidade”.

Para garantir um bom índice de qualidade, é preciso incorporar a palavra-chave, anúncio e página de destino. E, nessa hora, é possível perceber que se o usuário inserir muitas palavras-chave em um só grupo, o anúncio pode deixar de ser relevante para ele.

Então, com apenas uma palavra-chave se torna muito mais fácil personalizar o anúncio, garantindo ainda que a página de destino possua referências suficientes relacionadas ao termo.

O uso de palavras-chave negativas influenciam para uma melhora no índice de qualidade? Como devo lidar com elas?

Sim. Selecionando um bom grupo de palavras-chave negativas, o seu índice de qualidade será melhorado. Essa lista de palavras aponta quais são aquelas que não devem ser relacionadas ao seu anúncio pelos mais variados motivos, mas, principalmente, por serem muito abrangentes e genéricas.

A partir dessa seleção, o usuário garante que apenas o público desejado chegue até o seu anúncio.

Como usar o novo formato de texto de anúncios para ajudar na melhoria?

Agora, o Google Ads permite a construção de textos até 50% maiores do que antes, sendo então 140 caracteres. Com isso, é possível inserir palavras-chave longas, tornando os anúncios mais relevantes.

O uso de palavras-chave dinâmicas traz benefícios?

Essa tática permite a busca automática de clientes que estão pesquisando o que você está oferecendo. A prática é bastante usada, mas pode ser totalmente dispensada se o usuário segue a regra da palavra-chave única para cada grupo de anúncios.

Além disso, a inserção de palavras-chave dinâmicas pode significar um texto mal escrito. Então, recomendo que a tática não seja usada.

Quais são os benefícios de uso das extensões de anúncio?

O uso das extensões favorece os cálculos de pontuação do índice de qualidade. Elas se encarregam de incluir elementos adicionais para que os usuários encontrem a sua empresa de forma mais rápida.

Existem oito extensões essenciais:

1- Sitelinks

Funciona como um direcionamento para outras áreas do site que possam ser interessantes para o buscador. Assim, ele acaba explorando informações além do anúncio.

2- Local

Exibe o endereço do anunciante logo abaixo do texto. A extensão é recomendada para campanhas segmentadas por localização.

3- Chamada

Exibe o número de telefone da empresa dentro do anúncio e o usuário precisa apenas clicar no ícone de chamada para fazer a ligação.

4- Avaliação

Exibe avaliações selecionadas embaixo do anúncio para atrair o cliente.

5- Callout

Permite adicionar uma linha com os principais recursos ou benefícios da empresa.

6- Snippets estruturados

Com essa extensão é possível criar fragmentos de informações, ou seja, linhas adicionais sobre os serviços ou produtos da empresa em formato de categoria.

7- Preço

Exibem os valores dos produtos nos anúncios, ideal para casos de promoções.

8- Classificação do vendedor

Inclui avaliações de sites externos que são exibidos dentro do anúncio.

Quais são os outros fatores a serem levados em conta para chegar o mais próximo possível de um alto índice de qualidade?

A montagem de uma boa página de destino é essencial. É preciso usar sempre a palavra-chave em partes do título, na meta descrição e, claro, dentro do conteúdo. Manchetes e subtítulos devem receber atenção especial.

Recomendo também o uso de palavras-chave próprias, aquelas criadas especialmente para o seu produto. Mas é claro, para que sejam usadas, elas precisam estar bem ranqueadas. Então, não perca a oportunidade quando for viável.

Seguindo todos os passos acima, a estratégia de sucesso dos seus anúncios não tem erro. Cada tópico precisa ser avaliado de acordo com cada empresa para que todas as necessidades sejam supridas, não só de quem está buscando no Google, mas também dos que oferecem os produtos e serviços.

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