O que é Inbound Marketing

 em Inbound Marketing

Inbound Marketing: por que ele é melhor que o Marketing Convencional?

Os conceitos de marketing estão evoluindo, hoje já não se vende mais como antigamente.

Os clientes de hoje em dia procuram por uma marca/serviço em que eles sintam que o sucesso deles é importante para a empresa que irá fornecer o que ele quer, e que ela não está interessada em apenas vender e pronto acabou.

E é essa empresa que irá crescer junto com seus clientes.

Este artigo irá te introduzir no fantástico mundo do Inbound Marketing!

First things first, o que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é, basicamente, o marketing que entende como a sua audiência online se comporta nos dias de hoje.

Eles não estão somente esperando que uma mensagem com promoções seja trazida para eles. Eles estão pesquisando online por conteúdo que os ajude a resolver um problema, tornando seu processo de compra e tomada de decisões muito melhor informado.

O Inbound posiciona a sua empresa de forma a torná-la a solução que seus clientes ideais estão procurando, com o desenvolvimento de uma presença online que fala com eles através de seus interesses específicos e necessidades.

Podemos dizer que é um marketing mais humano, pois compartilha e cria conteúdo de qualidade para o público-alvo, sem empurrar e encher a caixa de e-mail ou interromper a navegação deles, com ofertas de produtos em poup ups, banners chamativos e outros métodos obsoletos que são a base do marketing convencional.

Porque ele funciona melhor que o marketing tradicional?

Pense bem…você prefere receber um e-mail com informações que vão agregar e te ajudar a melhorar sua empresa gratuitamente ou e-mails apenas tentando te vender algo? Se a sua resposta for a primeira opção, você está no lugar certo.

O comportamento de compra de seus clientes ideais mudou significativamente, bem como os métodos para obter a atenção deles de forma eficiente.

Em vez de depender de métodos tradicionais de marketing, com foco em empurrar mensagens ao seu público – coisas como compra de anúncios, compra de listas de email, envio de mala direta – e ficar na esperança de algum retorno, o Inbound se concentra na sua estratégia de criação de conteúdo e integração de toda a sua campanha com os interesses de seus clientes, a fim de atrair mais prospectos relevantes para sua empresa.

As quatro ações que tornam o Inbound tão eficiente

Atrair

O objetivo não é  simplesmente atrair visitantes para o site, mas sim atrair o tipo certo de visitante, os que são valiosos para seu negócio. Por muito tempo, a ênfase foi em atrair volume de tráfego ao invés de qualidade de visitante.

Porém, como os consumidores mudam continuamente sua atenção em pesquisas online, quase todas as empresas atualmente possuem uma presença digital , incluindo seus concorrentes. Você meu amigo, precisa de um diferencial.

Converter

A partir do momento em que você estiver trazendo mais visitantes qualificados para seu website, você irá querer converter eles em leads (clientes potenciais) através da coleta de suas informações de contato.

Para fazer isso, você precisa oferecer algo de grande valor em troca.

Usando suas personas compradoras como fundamento, elaborar conteúdo gratuito como eBooks, artigos, vídeos, ou checklists e incluí-los como recompensa em landing pages ou formulários de conversão – em que seu visistante deixa as informações de contato – são o primeiro passo para optimizar seu website para geração de leads qualificados.

Fechar

Agora que você está gerando mais tráfego qualificado e leads para seu website, o foco é na nutrição destes leads com o conteúdo certo, na hora certa, a fim de transformá-los em clientes.

Executando uma estratégia personalizada de nutrição de lead, você vai encurtar com sucesso o processo de vendas, devido ao nível de qualificação e educação que seus leads possuem agora, além de criar um relacionamento positivo e mutuamente benéfico com ele.

Fidelizar

Na sua essência, o Inbound Marketing concentra-se na criação de conteúdo notável para seus visitantes, leads e até mesmo seus clientes atuais.

Uma vez que a lead se torna um cliente, o processo de atribuir valor a sua marca está apenas começando.

É essencial dar continuidade à essa experiência positiva através de monitoramento social, conteúdo exclusivo, e mais assistência e valor para sua audiência. Isso ajuda a criar clientes leais a sua marca, que por sua vez tornam-se promotores da sua empresa, gerando novas oportunidades de negócios por referência/indicação.

Resumindo grosseiramente em uma frase, o Inbound é a estratégia de Marketing Digital que foca em atrair o tipo certo de prospecto para seu negócio e transformá-los em clientes satisfeitos e leais a sua marca.

Não está convencido ainda? Espere até dar uma olhada nos números.

Inbound Marketing e seus números

  • 62% mais barato do que Outbound Marketing (Marketing Convencional);
  • 275% é o ROI (retorno sobre investimento) médio produzido através de estratégias de Inbound Marketing;
  • 94% dos links que as pessoas clicam são resultados orgânicos, não pagos;
  • 75% dos usuários nunca passam da primeira página de busca do resultado de busca;
  • Empresas que nutrem seus leads geram 50% mais vendas gastando até 33% menos em verba;
  • Companhias que utilizam blogs tem 97% mais links para seu site;
  • 72% dos executivos dizem que as mídias sociais ajudam no fechamento negócios;
  • 2/3 dos comerciantes dizem que o blog é “crítico” ou “importante” para seu negócio;

Conclusões

Inbound Marketing não é apenas uma tendência. É uma maneira (relativamente nova) de se comunicar para atrair mais leitores e clientes.

Cada vez mais os usuários estão evitando propagandas e estão mais exigentes com produtos e serviços.

Utilizar estratégias de Inbound Marketing é educar o seu consumidor/cliente antes dele fazer uma venda.

Portanto, na próxima vez que bolar a estratégia de marketing de sua empresa, inclua nela o Inbound Marketing. Te garanto que o ROI não vai deixar você se arrepender.

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