Por que um plano de mídia online é importante para o marketing digital?

 Em Conteúdo, Conversão, Estratégia, Inbound Marketing, Marketing, Marketing Digital, Tráfego, Vendas

Para todo projeto que começa do zero é importante um planejamento, e no caso da mídia online não é diferente. Se tratando de marketing digital, é importante que tenha um plano de mídia online para guiar o que será feito.

O crescimento dessa procura pela mídia online é pelo simples fato de que o retorno sobre o investimento é muito maior do que nas mídias tradicionais, já que o valor investido é menor e a internet permite contato mais próximo com o cliente.

Além disso, a personalização do anúncio permite avaliar a eficácia de cada peça promovida e também direcioná-la ao público exato de cada publicidade feita.

O processo do planejamento de mídia online

No caso, ao começar com um briefing da proposta, nele já devem-se listar aspectos como:

  • Qual é o produto?
  • Quais os objetivos?
  • Qual o público-alvo?
  • Quem é minha buyer persona?
  • Quem é o cliente?
  • Qual o mercado?
  • Qual é a verba?
  • Quais os concorrentes?
  • Qual o período da campanha?
  • Existe histórico de campanhas anteriores?

Todos os pontos específicos de uma campanha devem ser pontuados desde o início para que se tenha uma visão geral do que será feito.

O plano de mídia online deve começar ao se discriminar cada ponto importante que não pode ser esquecido durante o planejamento. Desta maneira, o orçamento já é estimado e o público-alvo é definido para o direcionamento do projeto, pois o foco é um ponto essencial para toda nova campanha.

Quando se faziam planos de comunicação e os meios principais eram impressos como jornal, revistas, correspondências, ou no máximo o e-mail, era necessário classificar a importância e a justificativa de cada item para a estratégia de comunicação.

No marketing digital a importância é a mesma, ou até maior. Nas estratégias devem-se justificar cada meio usado na internet. Mas, agora os argumentos devem ser ainda mais convincentes, pois apesar de tudo, muita gente ainda desconfia da internet e acha que as informações não tem fundamentos.

É importante definir entre:

  • portais
  • sites verticais
  • jornais online
  • buscadores
  • redes sociais

Ou todos ao mesmo tempo e seus respectivos porquês.

Neste processo você também deve definir as táticas que vai utilizar. Se seu plano de mídia inclui veículos como sites, portais, quais plataformas de busca serão utilizadas. Também é importante definir o formato das peças publicitárias que serão feitas em cada um deles.

Saiba escolher entre as muitas opções

Dados da ComScore mostram que a publicidade online cresceu 14% em 2015. E ela não para de crescer e ganhar espaço devido às afirmações de que em breve todas as lojas serão online, como é o caso da frase de Jack Shaw.

Devido às grandes vantagens de menor investimento e maior retorno, maior contato e aproximação com o cliente e as infinitas opções de escolha que se encaixe melhor ao seu negócio, o plano de mídia online te permite escolher entre muitas boas opções.

Mas é preciso ter um conhecimento mínimo sobre seu público e ter seus objetivos bem definidos para se alcançar o que se deseja em meio a tantas opções.

Dentre as opções que entram no plano de mídias online existem:

    • Google Adwords: o mais comum e conhecido por ser da plataforma de busca que domina a internet. Funciona com o PPC (pay per click) e se encaixa para rankear na lista de buscas e aparecer na primeira página de acordo com as palavras-chave
    • Facebook Ads: permite direcionar o público ao qual o anúncio será veiculado e também diversas formas de peças, desde imagens quadradas, vídeos e imagens em carrossel. Abrindo o leque de opções também te deixa colocar sua vitrine de produtos na página e você pode escolher entre diversos botões de ação para o visitante/lead escolher o que ele fará em seguida
  • Rede de Afiliados: banners que ficam expostos em sites e blogs (como já dito anteriormente fica a seu critério escolher no plano de mídia quais espaços serão utilizados) em diferentes formatos e locais na página (mais pra cima, mais pra baixo, central)

Além disso, há as opções de pagamento de acordo com seu orçamento e fase em que se encontra na publicidade. Se está em uma fase de testes, sem muita certeza de que está no caminho certo você pode utilizar o pagamento por clique ou somente quando sua campanha dá certo. Dessa forma você não investe tanto em algo que não dará retorno.

Também existem campanhas mais robustas nas quais o investimento é mais massivo e com pagamento antecipado ou mensal. Esses servem mais para quem já tem seu espaço certo na internet e aproveitam do que foi conquistado.

Planeje com cuidado e acerte na estratégia online

As vantagens de se planejar acabam sendo claras: as chances de dar erro são menores.

As chances de investir dinheiro errado e de investir em mais coisas do que seu orçamento permite diminuem. Assim aumentam as possibilidades de se dar bem através de ferramentas que te ajudam a subir de diversas formas, até que a melhor se encaixe ao seu negócio e te dê suporte contínuo.

Mas saiba que o plano de mídia digital é uma pequena parcela de todo o trabalho que deve ser feito na internet. A parte de investir em conteúdo com a aba de blog vinculada ao seu site de vendas e a parte de produção de conteúdo interessante e educativo para as redes sociais também são muito relevantes.

É importante lembrar-se de não ficar parado na publicidade pura. Deve-se investir no recheio do que você vende, pois hoje em dia as pessoas buscam por soluções para os problemas delas que estão dentro de produtos e serviços. Mas para isso seu marketing digital deve passar por todas as outras etapas estruturais.

Se você entrar nas mídias online sem um acompanhamento estratégico de canais macro, todo o seu investimento pode ser perda de tempo e de grana.

A parte massiva e de reconhecimento de público e conceitos passa por uma etapa anterior às publicidades online. Não se deve confiar somente nelas mesmo tendo feito um belo e completo plano de mídias online.

Não deixe de desenvolver um design magnífico para um site funcional e responsivo. Se você investir em conteúdo e em identidade visual com um site com otimização de SEO seu arranque já vai ser maior e você irá economizar em investimento de anúncios, se posicionando melhor de forma orgânica.

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