Por Que Empresas B2B Precisam Criar Conteúdos de Cauda Longa

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Por que empresas B2B precisam criar conteúdos de cauda longa

A estratégia de criação de conteúdo da sua empresa deve estar sempre alinhada com as palavras chave relevante para o seu negócio e para o seu público alvo, e isso é um fato.

Porém, para aumentar ainda mais os resultados gerados com seus conteúdos é essencial saber também em quais palavras-chave focar. E para empresas B2B, o foco deve ser principalmente palavras chave de cauda longa.

Já falamos sobre o significado e diferenças das palavras chave de cauda longa e das palavras chave de cauda curta neste artigo, mas faremos uma breve explicação abaixo:

Definição de “Cauda Longa e “Cauda Curta”

Long tail (cauda longa em português) e Short-tail (cauda curta em português) é uma forma de implementar palavras-chaves.

O termo Cauda Curta representa as palavras chave bastante genéricas e abrangentes, normalmente formadas por uma ou duas palavras, e são muito usadas para formas de comunicação breves e rápidas, como as redes sociais.

Já as Long tail keywords ou palavras-chaves cauda longa são geralmente formadas por três ou mais palavras, criando uma pequena frase e representando uma busca mais personalizada.

Essas palavras de Cauda Longa são uma forma de se diferenciar tanto com a compra de palavras-chave no Google, quanto com a execução de boas práticas de SEO. Assim, as keywords genéricas são deixadas de lado para se dar preferências a palavras-chave mais específicas, e que estejam mais próximas do conteúdo que você quer divulgar.

Cauda Longa ou Cauda Curta?

Antes de tudo, vamos deixar claro: apesar desse artigo falar sobre as vantagens do conteúdo para palavras chave de cauda longa para negócios B2B, devo lembrar que todas as empresas devem aprender e dominar a arte de criar conteúdo de cauda curta.

A tecnologia possibilita isso, e a duração da atenção do consumidor exige tal arte.

Não importa se são em 30 segundos de vídeo, uma única foto ou 140 caracteres de grande utilidade, não há dúvidas de que as empresas devem aprender como contar a história da sua marca de maneira rápida e eficiente através de conteúdos genéricos.

O ponto é que quase todos os estímulos de cauda curta, por serem mais genéricos, acabam sendo mais breves e passageiros, e muitas empresas acabam se esquecendo disso e cometendo um grande erro.

Então, sem mais delongas, aqui vão duas razões porque sua empresa precisa criar conteúdo de cauda longa:

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1) O Poder da Procura Continua

Mesmo com o constante e gigantesco crescimento dos meios de comunicação social, todo mundo ainda utiliza os mecanismos de busca quando quer aprender algo ou encontrar uma resposta . O Google é a homepage de bilhões de pessoas no mundo inteiro.

Quando foi a última vez que você viu um tweet, atualização de status no Facebook ou post do Instagram nos resultados de pesquisas do Google? Creio que nunca, a menos que você esteja procurando por uma conta ou pessoa específica.

Todos nós usamos mecanismos de busca (isto é, o Google) diariamente, e quando o fazemos é porque estamos em uma “missão”, temos um objetivo muito claro em mente.

Não é como o Twitter ou Facebook , onde nós percorremos nossos feeds casualmente e sem objetivo e verificamos as nossas respostas , mensagens e seguidores.

Quando usamos o Google é porque estamos procurando algo, e queremos as respostas naquele momento. Pode ser por ingressos de cinema, informações sobre um destino de férias ou artigos sobre inbound marketing como os nossos.

É exatamente ai que está o poder da procura contínua.

Se você faz um artigo, um ebook ou outros tipo de conteúdo com foco em resolver um problema real e específico do seu público alvo, você terá um fluxo constante de visitantes. Tráfego orgânico gerado pelo simples fato de que seu conteúdo específico resolve problemas específicos do seu público alvo.

2) Demonstrando sua Perícia

Uma vantagem de usar as mídias sociais no espaço B2B é a possibilidade de demonstrar a sua liderança e credibilidade no mercado.

Você provavelmente tem algum engenheiro, técnico, especialista ou gerente que trabalha para sua empresa, e eles provavelmente têm um ponto de vista muito específico e rico sobre o seu produto. Esse tipo de conhecimento pode ser usado para criar conteúdos e influenciar seus visitantes.

Mas será que é realmente possível transmitir esse conhecimento técnico e essa expertise através de um tweet?

É claro que você pode tentar, talvez utilizando uma série de tweets, posts e vídeos…Mas isso requer que você tenha uma audiência fiel e que já esteja prestando atenção em você e no seu conteúdo.

Eu garanto que, em 99% da vezes, eles irão buscar essas informações no mecanismos de busca. Eles sabem – assim como você sabe – que o Google tem respostas melhores. Eles querem informações, e eles querem agora.

Por isso, quando se trata de resolver problemas específicos, tenha em mente que o seu público alvo provavelmente não estará buscando respostas nas redes sociais.

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O Equilíbrio Imprescindível

Há um excedente de conteúdo online. E com isso, há também um déficit de atenção na mente dos consumidores. Isto torna extremamente difícil para você alcançá-los com a mensagem da sua marca.

Contar histórias de forma curta é importante. É a sua tentativa de atingir esses consumidores ocupados e quebrar a desordem com conteúdos criativos e visualmente atraentes.

Então eu te pergunto: após usar seu conteúdo de cauda curta para atrair atenção do seu público alvo, porque não tentar tornar a vida deles mais fácil com conteúdo de cauda longa, que realmente resolve problemas significativos para eles?

Tenho certeza que você pode fazer isso dedicando só um pouco mais do seu tempo e recursos para contar uma história completa, que dure mais de 140 caracteres.

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