Quer mais resultado? O design é a solução

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Quer mais resultado? O design é a solução

Existem diversas formas de uma empresa impactar seus clientes e as pessoas que estão interessadas em seus serviços. A forma mais objetiva é sem dúvida a qualidade de seu produto, porém, existem outras que são importantes e desempenham um papel fundamental na decisão do cliente.
Dentre esses “meios de impacto”, o design se apresenta como um dos mais eficazes e interessantes. Nenhuma empresa pode descuidar da imagem que ela transmite ao mercado, e as soluções de design possuem papel decisivo neste ponto.
Elas servem tanto para criar a identidade visual de uma empresa como para auxiliar na disposição das informações e conteúdos em um site, peça publicitária ou qualquer outro tipo de produto de comunicação ou marketing.
Apesar de parecer algo secundário, um bom trabalho de design pode mudar completamente o poder de atração e retenção que sua empresa possui junto aos clientes, algo que vai impactar diretamente no retorno financeiro.
Por isso, selecionamos aqui algumas razões para apostar no design como uma poderosa ferramenta para trazer resultados. Confira!

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Identidade

Você já deve ter percebido que algumas empresas possuem forte identificação com certas cores e formas, em alguns casos, é tão forte que basta olharmos para algo similar que já lembramos na hora da marca ou do produto.
Esta relação é fruto de um forte investimento na sua identidade e nos elementos que criam essa ligação. O design cumpre papel importante na construção da imagem da empresa e na forma como ela se apresenta para o público.
A escolha das cores, do logotipo, do formato do site e do estilo das peças publicitárias, tudo isso está relacionado com o design e com a “cara” que a empresa pretende estabelecer junto ao mercado e seus concorrentes. Uma empresa que não desenvolve sua identidade visual perde um elemento importante na construção do seu negócio e vê a percepção de valor de sua marca cair junto ao mercado.

Design completa o conteúdo

São diversas as ferramentas de comunicação adotadas pelo meio empresarial. Existem inúmeras estratégias para estabelecer a comunicação entre a empresa e seus clientes, sendo que muitas delas envolvem a produção de conteúdos (seja para sites, blogs, redes sociais) e materiais de divulgação.
Esses produtos devem respeitar a identidade da empresa e precisam ter clareza, objetividade e serem atraentes aos olhos do público. É exatamente neste ponto que um bom trabalho de design faz a diferença. Conteúdos mal formatados e peças com diagramação confusa dificultam o entendimento do texto ou falham na missão de transmitir a mensagem que a empresa deseja.
Uma equipe de design competente sabe criar os elementos visuais com base na informação e dão os destaques certos para cada tópico, fazendo com que a estética da peça seja complementar ao discurso que a empresa está estruturando com aquele conteúdo.
Esse entrosamento é muito importante para aumentar a credibilidade e também para conceder um aspecto mais consistente ao seu trabalho de comunicação. O fato de sermos extremamente impactados por estímulos visuais faz com que uma peça com design pobre seja encarada como algo com um nível de profissionalismo inferior, algo que nenhuma empresa deseja.

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O design na rede

Como já dissemos antes, o design tem como uma de suas premissas básicas a distribuição harmônica das informações de uma peça e o enriquecimento do conteúdo através do impacto visual.
Na internet, a importância do design extrapola os aspectos estéticos e se relaciona diretamente com a navegabilidade e usabilidade. Websites confusos e de baixa qualidade estética dificultam a vida dos internautas e podem repelir usuários em busca de informações.
Os padrões de excelência na rede mudaram e não há mais espaços para sites mal construídos ou desatualizados, ainda mais nos tempos de hoje, nos quais as informações estão sempre à tiracolo na tela do smartphone ou tablet.
E por falar nos dispositivos móveis, vale lembrar que um site empresarial precisa possuir um design responsivo, que é a capacidade do endereço adaptar seu visual para as telas mobile. Este é mais um ponto importantíssimo e que não pode ser deixado de lado pelos gestores.
Atualmente o brasileiro passa mais tempo acessando a internet via celular, o que implica em cuidados específicos e soluções de design capazes de fazer a navegação user friendly.
Aprofundando nos aspectos mais técnicos da divulgação digital, é importante ressaltar que uma estratégia de marketing de conteúdo se fortalece muito na construção do SEO, que são os critérios de escaneabilidade e ranqueamento das páginas da internet.
Os textos de um site exigem cuidados estéticos para ampliar sua visibilidade e alcance, o que salienta ainda mais a necessidade de preocupação com o design.

A palavra dos especialistas

De uns tempos para cá, a importância do design foi ressignificada e apontada como diferencial competitivo importante. Esse comportamento do mercado atraiu o olhar de pesquisadores, que conseguiram traduzir um pouco da importância do design através de alguns levantamentos.
A Harvard Business School, uma das mais respeitadas escolas de negócios do planeta, divulgou um artigo no qual foi avaliado o crescimento e os resultados obtidos por empresas que utilizam o design como ferramenta estratégica. A pesquisa apontou que o investimento em design trouxe resultados expressivos para essas companhias, aumentando o valor da marca e a sua capacidade de atrair investidores.
Um outro levantamento, este feito pela NEA – uma das líderes no segmento de capital de risco – consultou de forma anônima líderes de mais de 400 empresas e startups para avaliar qual a relevância dada por eles em relação ao design.
O resultado demonstrou que mais de 87% acreditam que o design é importante ou muito importante para os negócios. O levantamento também atesta que o design já não é considerado algo superficial e não estratégico, já que 85% dessas empresas possuem algum executivo C-level avaliando suas produções.
Essas duas pesquisas apenas reforçam algo que parece cada vez mais claro: É impossível manter-se competitivo e atraente para seu público- alvo sem desenvolver ações que englobem soluções de design.
Este comportamento do mercado demonstra que é preciso olhar com cuidado para este aspecto, por isso, é preciso muita cautela e responsabilidade no momento de escolher uma empresa para criar a identidade visual da sua marca.
A Future faz uma revolução na sua presença digital, e tudo começa pelo design. Se você está em busca de aprimoramentos para a imagem da sua empresa, consulte nossa equipe de profissionais especializados em webdesign e conheça nossa metodologia de trabalho. Ela é baseada no fortalecimento do marketing digital e dos conteúdos através da criação de uma estratégia completa que integra todos os aspectos da atuação da empresa na internet.
Convencido da importância do design para o seu negócio? Então não perca tempo e agende uma conversa com o nosso time!

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