Apareça no Google: Check-list SEO de site

 em Tráfego

O SEO (Search Engine Optimization) é o que há de mais importante a ser feito na hora de publicar o seu site. O termo consiste na otimização do conteúdo para que a sua página esteja sempre em destaque nos resultados de busca no Google, sendo um dos mais relevantes entre os seus concorrentes.

Por que o SEO é importante?

O uso correto do SEO em site deixa a página mais atrativa e objetiva, e o leitor mais satisfeito. Com base nesta satisfação do usuário, as ferramentas de busca (como Google, Yahoo! e Bing) dão preferência a alguns fatores:

Conteúdos que correspondam ao que informam os títulos, descrições e temas do seu site ou blog;

Sites com performances satisfatórias, sem lentidão ou páginas de erro;

Informações que façam jus aos sites de autoridades, ou seja, aqueles que são confiáveis e servem de referência para a criação de conteúdo;

Páginas com experiência de usuário completa, intuitiva, de fácil navegação, segura e agilizada.

O que não devo fazer no SEO do meu site?

Existem algumas ações que não são perdoadas pelo Google, o buscador mais popular e rigoroso. Veja alguns dos pontos mais importantes a serem feitos ou evitados para manter a reputação da sua página:

Links

• Evite ocultar links na página, por exemplo, diminuindo a fonte ou usando a mesma cor do background. A mesma dica é válida para o uso de links escondidos no script da página;

• Caso trabalhe com links afiliados, cuidado com o exagero;

• Seja cuidadoso quanto ao posicionamento de links no rodapé. Faça de maneira natural;

• Evite linkar o seu site para páginas suspeitas que possam infringir regras impostas pelo Google;

• O uso excessivo de links na assinatura de perfis usados em fóruns deve ser evitado;

• Cuidado com links externos e com a compra ou aluguel dos mesmos;

Links site-wide, aqueles presentes em todas as páginas do seu site, são alvo do Google caso não sejam relevantes;

• O uso de links quebrados acaba redirecionando os usuários para inúmeras páginas de erro 404;

• Quando precisar linkar para páginas externas, faça de forma natural para que o Google não considere uma troca de favores para benefício do SEO do site;

• Levar o seu leitor a um site de outro país, de uma língua diferente, não é bem visto pelo Google. A justificativa é que os usuários geralmente preferem conteúdos em apenas um idioma.

Palavras-chave

• Cuidado com palavras-chave específicas, elas podem ser alvos de penalização pelo uso em spams;

• O excesso de palavras-chave causa penalização;

• Usar o nome do domínio em palavras-chave pode ser arriscado, evite sempre que puder.

Falhas

• O uso de metadados não é motivo de penalização, mas caso seja duplicado, o seu site corre risco;

• Não tente esconder os seus patrocinadores no site;

• Os robots.txt existem para informar as ferramentas de buscas sobre como lidar com o seu site. Bloquear essa ação pode ser crucial para a sua reputação;

• O Google criou um formulário online para que sites fontes de spam sejam denunciados. Caso uma denúncia seja feita e fato confirmado, o seu site será penalizado;

• Faça uma boa pesquisa sobre o domínio que está prestes a contratar, pois possíveis falhas podem ser cruciais para o SEO do seu site;

• Tenha certeza de que a versão mobile do seu site possui um bom design e usabilidade;

• Uma vez que o seu site é hackeado, o Google retira o conteúdo dos resultados de busca imediatamente. Esteja sempre alerta e mantenha o backup do conteúdo em dia;

• Quando o seu blog ou site sai do ar, além de você e o seu leitor ficarem sem o conteúdo, o Google também sai prejudicado;

• Mantenha o sitemap sempre atualizado, ele é essencial para que o Google identifique a estrutura do seu site;

• O erro 404 mostra alguma falha interna que não foi corrigida, o que faz o Google pensar que o site não está entregando o conteúdo desejado aos leitores. Erros como o 302 e 301 também são alvos.

Conteúdo

• A obsessão pela otimização é ótima para o site, mas o Google prefere conteúdos criados de forma natural;

Retirar o conteúdo de um site e publicar no seu é um ato considerado ilegal e é facilmente identificado com a ajuda de ferramentas online;

• Cuidado com o uso em excesso de textos âncora, o Google costuma interpretar a ação como spam;

Duplicar conteúdos no  seu site é uma das penalidades mais recorrentes. Invista em textos exclusivos e bem escritos para evitar uma punição. Ferramentas como Copyscape e CopyGator pode ajudar na curadoria do conteúdo a entrar no seu blog;

• Mesmo que você não roube conteúdo para o seu site, outros podem fazê-lo e o seu site ser o punido. Esteja sempre alerta;

• O Google não aprova site conectados como um grupo ou pertencentes da mesma companhia. O propósito destas redes de blogs seria um promover ao outro para melhorar os resultados de buscas, sendo então considerado como uma trapaça;

• O redirecionamento costuma confundir o Google, por exemplo, transferindo uma penalidade para outra localização. Portanto, evite a tática;

• Os anúncios nunca devem chamar mais atenção do que o conteúdo;

• Evite landing pages otimizadas com apenas uma palavra-chave;

• Muitas plataformas filtram comentários de spam, mas é sempre bom estar atento com a moderação;

• A troca ou venda excessiva de conteúdos patrocinados são consideradas táticas de manipulação;

• Sites e blogs que demoram para carregar são frustrantes para o usuário;

• Evite publicar conteúdos sobre black hat SEO, mesmo bem intencionado. O Google trata a prática com tolerância zero;

• As tags H1 ajudam o Google a entender do que a página fala. Por isso, o uso excessivo pode ser visto como trapaça.

Future Marketing

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    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉