Como Colocar seu Negócio nas Redes Sociais

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Como Colocar seu Negócio nas Redes Sociais (sem destruir sua produtividade)

Cada nova rede social parece trazer uma quantidade cada vez maior de excitação junto com ela.

“Essa rede social vai revolucionar a forma como as pessoas se conectam” – é o que dizem todos os analistas de redes sociais, toda vez que uma nova rede é criada.

Alguns de nós têm usado plataformas sociais para se relacionar na internet desde o final dos anos 80, e o mais impressionante é observar o quão “não revolucionárias” elas são!

Todas elas te permitem expandir a sua rede de contatos com uma velocidade surpreendente. Todas são uma batalha pela atenção do seu público, com dezenas ou centenas de mensagens concorrentes que voam por todas as direções. E todas podem sugar cada segundo do seu dia se você não for cuidadoso.

Por isso, hoje nós vamos falar sobre como um Marketeir@ Digital inteligente utiliza as redes sociais – e como colocar alguns limites que vão preservar a sua produtividade, possibilitar que você passe um tempo com a família e amigos e todas as outras coisas importantes nessa vida.

1. Redes Sociais são uma plataforma de compartilhamento

Pessoas inteligentes parecem inteligentes nas redes sociais porque compartilham um monte de coisa boa. Por isso, você deve garantir que seu conteúdo é o tipo de coisa que pessoas inteligentes vão querer compartilhar.

O que faz um conteúdo ser compartilhável? Você pode ver mais informações sobre isso aqui, mas basicamente:

  • Ele precisa ter um título matador. Acredite ou não, um monte de gente compartilha conteúdo baseando-se exclusivamente no título ou machete do artigo. Além disso, a maioria das redes pedem também uma bela imagem para o seu artigo, que são exibidas em destaque na maioria das mídias sociais como Facebook ou Google+. Postar textos e imagens fortes e de alto impacto vão ajudar seu conteúdo a ser lido e compartilhado.
  • Seu Blog ou Site precisa ter um design incrível. Um site limpo, com uma boa aparência e um design amigável faz com que seu leitor tenha uma excelente experiência — e isso vai aumentar as taxas de compartilhamento do seu conteúdo.
  • Seu Site precisa ser fluído. Ele precisa estar livre de pragas como alto tempo de carregamento ou pop-ups inoportunos para que você possa ver suas taxas de compartilhamento subir e sua taxa de bounce rate despecar.
  • E claro, ele precisa seguir todas as outras boas práticas para um bom conteúdo.
    O mais importante é ter um conteúdo extremamente útil, resolutor de problemas, razoavelmente divertido e de fácil leitura. Esse é o tipo de conteúdo que especialistas em mídias sociais influentes gostam de compartilhar.

2. Redes Sociais são plataformas curadoras de conteúdo

Um dos usos principais usos dos perfis da sua empresa em uma rede social é compartilhar seu próprio conteúdo na mesma plataforma utilizada pelo seu público alvo.

Mas não basta compartilhar apenas o seu próprio conteúdo! Compartilhe qualquer coisa que você acha que pode ser útil e de alto valor para seu público naquela plataforma.

Busque conteúdos com a mesma combinação de utilidade vs diversão que você se esforça para ter em seu site e conteúdo. Você pode compartilhar algumas coisas apenas por um sorriso, para gerar um momento de inspiração. Compartilhe o que seu público irá apreciar e isso será recompartilhado.

Busque por conteúdos que ativem certos gatilhos mentais (o blog viverdeblog explica com excelência alguns deles). Ao tocarem a parte emocional do leitor, esses conteúdos são mais propensos a se tornarem virais (em outras palavras, para serem super compartilhados). E se você tem talento para esse tipo de coisa, você pode usar um gerador de memes para criar algumas imagens próprias – mas pelo amor de Deus, seja original ao fazê-lo. Caso decida trilhar esse caminho, é uma boa ideia incluir o nome do seu site (não da sua página no Facebook ou outro link) em qualquer meme que você criar, assim toda a atenção que você atrair pode ser direcionada novamente para seu negócio.

3. Redes Sociais são uma plataforma de conexão

Segundo alguns especialistas em redes sociais, é dessa maneira que você deveria estar usando as redes sociais: como uma plataforma de conexão de forma mais pessoal e menos corporativa. E isso tem algumas vantagens. É engraçado e ajuda seu público ver que você é real, que a sua empresa é formada por pessoas reais e seres humanos gentis e comuns.

O problema é que isso demanda muito tempo do seu dia. E infelizmente, muitas vezes é um tempo desperdiçado.

Criar relações mais íntimas e se engajar em diálogos nas redes sociais pode até “parecer trabalho” enquanto você está executando-o, mas a menos que você esteja se conectando com alguém que realmente fará diferença no seu negócio, é só tempo jogado fora.

Uma estratégia de conexão e relacionamento que pode ser bastante útil é usar as redes sociais para criar e fortalecer parceiras com outros criadores de conteúdo e influenciadores do seu mercado. A maioria dos blogueiros são um pouco viciados em redes sociais, e essas parcerias são uma excelente forma de mostrar para os criadores de conteúdo que você é inteligente, conhece bastante do seu mercado e é uma pessoa legal, alguém com quem eles podem querer trabalhar junto.

Estratégia Para Manter sua Sanidade Mental #1

Se você leu o final do título acima como “hashtag um” ao invés de “número um”, você provavelmente deveria ler essa parte mais de uma vez.

Lembre sempre que as redes sociais são uma atividade secundária. Na maioria das vezes, você não não porque gastar centenas de horas ou milhares de reais criando uma grande presença em alguma rede social. Ao invés de focar em quantos likes no Facebook sua página tem ou quantos seguidores no Instagram você ganhou, concentre-se no seu negócio, na sua lista de e-mails e principalmente no seu site. Você deve ter em mente que uma rede social não é controlada por você, e elas podem sempre fazer uma atualização ou mudança irritante e prejudicial — o que parece acontecer com frequência.

Estratégia Para Manter sua Sanidade Mental #2

Estabeleça limites bastante claros sobre seu tempo nas redes sociais. É da natureza desses sites convidar você a “dar só mais uma olhadinha no feed de notícias”. Antes que você perceba, a maior parte do seu dia produtivo se foi para sempre.

A melhor ferramenta para estabelecer limites é um simples temporizador — pode ser no seu computador, um app no seu celular ou um temporizador comum de cozinha (aqueles em forma de tomate, galinha, etc). Decida com antecedência quanto tempo você está disposto a gastar com cada rede social que você usa. Também decida em qual horário você fará isso para evitar horários de picos de produtividade.

Quando o temporizador tocar, feche a janela e vá para a sua próxima atividade ou obrigação. Não deixe nenhuma aba de nenhuma rede social aberta — pelo menos se você realmente quiser terminar algum trabalho.

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