SLA: Como e por que definir o alinhamento entre marketing e vendas?

 Em Conteúdo, Conversão, Estratégia, Inbound Marketing, Marketing, Marketing Digital, Midias Pagas, Tráfego, Vendas

Já ouviu falar na sigla SLA? Ela vem da expressão em inglês Service Level Agreement, que pode ser traduzida como Acordo de Nível de Serviço. Trata-se de uma estratégia empresarial que tem como principal função ampliar a proximidade de atuação entre duas equipes que, até então, operavam em paralelo.

Essa mudança de mentalidade empresarial está surtindo efeitos bem interessantes, inclusive potencializando resultados e fazendo uma revolução nos antigos processos.

A aplicação do SLA tem como principal foco dois setores, os quais são congruentes na sua atuação, mas que em muitas empresas seguem vivendo em universos paralelos: vendas e marketing.

O conceito de vendarketing foi criado por especialistas em gestão empresarial para designar essa aproximação entre os setores e a aplicação do SLA.

Sua empresa realiza uma aproximação dos setores de marketing e vendas? Existe alguma movimentação corporativa para aplicar o SLA entre marketing e vendas? Se você está em busca de respostas para essas perguntas, acompanhe os próximos tópicos e descubra como e por que definir o alinhamento entre essas duas importantes áreas!

Os conceitos de SLA e Vendarketing para as áreas de marketing e vendas

Sinergia. Esse é o conceito que rege o SLA para marketing e vendas. Quando uma empresa opta por alinhamento de dois setores, fica transparente sua intenção de otimizar os resultados, gerar cooperação de trabalho e ampliar a capacidade de ambos os setores trabalharem em conjunto com um foco único.

O SLA vai determinar qual o protagonismo de cada time nos processos estabelecidos e quais as metas a serem alcançadas.

No caso de ações de congruência, como a transposição de um lead de marketing para uma oportunidade de vendas, é necessário bastante entrosamento e coordenação para que o fluxo opere da maneira como a empresa deseja.

Benefícios de um SLA bem alinhado entre marketing e vendas

Mais do que simplesmente agrupar duas equipes e colocá-las para trabalhar juntos, o SLA traça os parâmetros da atividade e os limites de atuação de ambos os lados, como uma forma de reduzir as divergências e proporcionar mais fluidez às operações.

A importância do SLA reside exatamente neste ponto, porém seus desdobramentos podem ser analisados também sob os seguintes:

1 – Alinhamento dos objetivos

Se aplicado de maneira correta, o SLA coordena os objetivos e faz com que as equipes mantenham  o foco numa missão comum, estruturada e com metas bem definidas.

2 – Enfoque sobre as atividades necessárias

Como o SLA é uma espécie de “contrato” entre as equipes, ele auxilia o foco nas atividades importantes, nas demandas que realmente vão fazer a diferença para os resultados.

3 – Capacidade de mensuração do trabalho

Hoje a atividade corporativa se embasa muito em métricas de desempenho. A ascensão dos dados como força estratégica transformou os conceitos de medição de eficiência. Um SLA bem construído tem como objetivo auxiliar na mensuração dos resultados esperados e na análise de desempenho dos times.

4 – Melhoria da eficiência dos processos

Com o trabalho bem feito, as demandas organizadas e uma coordenação fluída do trabalho, o resultado é a melhoria na eficiência dos processos. É claro que eles estão ligados com uma comunicação mais clara, que é um grande alicerce dos processos bem executados.

5 – Melhoria no ambiente de trabalho

A melhoria dos resultados e dos processos traz algo bastante pertinente para uma empresa de sucesso: um bom ambiente corporativo. Profissionais engajados e que convivem em um clima organizacional saudável trabalham com menos peso e com mais afinco, o que é fundamental para colher bons resultados.

O vendarketing

Como já dissemos, o Vendarketing é a junção de vendas em marketing, algo que, geralmente, é feito por meio de SLA envolvendo os dois setores. Em inglês, o Vendarketing é conhecido como Smarketing.

A estratégia por trás dessa teoria tem como objetivo principal manter o alinhamento de trabalho, demandas e operações entre os times para que todos consigam ter alta performance. Com isso, ampliar o potencial de geração de receita, oportunidades e aumentar o conhecimento da marca frente ao mercado.

Pensando de forma “crua”, o marketing tem como finalidade fazer a empresa vender mais, e faz isso por meio do branding e da comunicação institucional com o público, bem como através de ações publicitárias.

Contudo, a execução é obrigação do setor de vendas, que fica responsável por fechar os negócios e transformar todo o trabalho de captação de oportunidades, feitas pelo marketing, em resultados para a empresa.

Aplicar uma visão holística sobre esse processo e englobar os times de marketing e vendas é o cerne do vendarketing bem estruturado e com foco em bons resultados.

Pequenas equipes, grandes resultados

Engana-se quem pensa que a aplicação de SLA em vendas e marketing é algo que só pode ser feito por grandes instituições que possuem numerosas equipes internas para ambos os setores.

Os conceitos de SLA e Vendarketing podem ser aplicados em equipes de todos os tamanhos. Eles não determinam uma quantidade mínima de participantes, apenas apresenta novas formas de estruturar processos e extrair o melhor dos times e de suas operações.

Algumas empresas possuem apenas equipes de vendas, mas realizam o outsourcing de seus serviços de marketing. Mesmo com essa estrutura, é possível estabelecer o SLA. Geralmente, as equipes bem preparadas para executar o marketing de uma empresa estão aptas a operar com as conceituações de SLA e se unir ao time interno de vendas para potencializar os desempenho.

Se a sua empresa terceiriza os recursos de marketing, não tenha medo. Profissionais bem preparados irão auxiliar a estruturação do SLA a ponto de parecer que todos são funcionários da casa há um bom tempo, afinal, esse entrosamento feito pelos novos processos não determina que os profissionais precisam ser contratados internamente.

—–

Como você pode ver, o conceito de SLA aplicado em vendas e marketing é uma realidade bastante interessante que vem se mostrando como uma alternativa viável para otimizar o trabalho, coordenar processos e criar um fluxo de operações mais produtivo e fluído.

Gostou das nossas dicas sobre SLA e vendarketing? Então, não deixe de visitar mais páginas do nosso blog para conhecer novidades, curiosidades e tendências de marketing digital para as empresas.

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSOS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DESSES:
Otimização SEO de sitesSite para clínicas