6 Tendências para o Marketing Digital em 2018

 Em Conteúdo, Estratégia, Inbound Marketing, Marketing, Notícias

Dizer que as tendências de marketing digital em 2018 são totalmente novas seria uma falácia. No entanto, mudanças ocorrem e são implementadas a cada dia com maior precisão e velocidade na tomada de decisões e no acompanhamento de resultados.

Sem contar a inclusão da tecnologia digital que cresce a cada dia, como a produção de vídeos, algumas inovações em anúncios e a na automação de processos.

Mas, o que realmente mais evolui é a certeza de que a junção de dados enriquecedores e precisos é o caminho para a produção de conteúdos certeiros e que fazem a diferença para o consumidor, que dita as tendências de compras e a competitividade das marcas.

Veja quais são as principais tendências de marketing digital em 2018!

#1 – Automação

Machine learning, omnichannel, inteligência artificial e realidade aumentada são alguns dos termos inseridos na automação.

Este é um campo em ascensão e com capacidade de aproximar o público da marca, já que proporciona experiências sensoriais e estéticas diferenciadas. Já existem vários casos que mostram a alta interatividade através de aplicativos específicos, como é o caso da Faber Castell.

Com isso, também entra nas tendências a terceirização para operacionalização da parte mecânica. Contratar pessoal especializado na implementação dos recursos automáticos e mecânicos é uma prática que vem sendo mais recorrente, pois realizar essas aplicações de modo competente e otimizado é importante para a efetividade da estratégia.

Estamos presenciando o surgimento de campanhas incluindo a realidade aumentada, mas esses casos são poucos. Com certeza o Big Data, como será pontuado adiante, pode ajudar no maior conhecimento sobre o assunto e se realmente as pessoas serão seduzidas por esse tipo de automação.

#2 – Produzir conteúdo relevante e personalizado

Conteúdo próprio e especializado é uma das chaves para o marketing digital em 2018. Para proporcionar uma experiência personalizada a cada consumidor, a produção de conteúdo é indispensável.

O caminho é saber comprovar que todas as necessidades dos consumidores estão sendo atendidas pelo conteúdo. Uma boa dica é sair do conteúdo estático e produzir conteúdos dinamicamente ricos.

Por exemplo: O smart content, como definido pela HubSpot, é um conteúdo inteligente e personalizado para a necessidade do consumidor. Os conteúdos são especializados para diferentes públicos alvo em diferentes fases da jornada do comprador e do funil de vendas.

Para confirmar, o HubSpot afirma que os call-to-action direcionados para os usuários tiveram 42% melhor resultado que os genéricos.

Acertar no conteúdo personalizado para cada cliente cria uma boa relação da marca com o cliente. Assim, ele vai saber, logo de cara, que aquela loja sabe exatamente o que ele quer e sabe resolver os seus problemas.

A explicação para isso é simples: personalizar a marca e a empresa aproxima os indivíduos dos seus produtos e serviços. Afetados pelo lado emocional, as pessoas se identificam e se aproximam da marca.

Dessa forma, também se fidelizam clientes que vão se tornar “embaixadores” e promotores da marca, iniciando o boca-a-boca que confere confiabilidade à marca.

Após conseguir promotores da marca, o efeito bola de neve se forma sozinho, englobando cada vez mais gente que vai contar para os amigos, familiares e até desconhecidos sobre a novidade que mudou sua vida de alguma maneira.

Os influenciadores de marca são um modo barato de promover a empresa. No entanto, também há o caminho de contratar pessoas já influentes no meio para impulsionarem a marca. Convidar celebridades, pessoas que estão na mídia e são conhecidas pelas boas escolhas dos diversos setores, impulsionam a marca de uma maneira exponencial.

É claro que o produto e o serviço devem ser diferenciados e bem conceituados para que as celebridades topem fazer tal papel. Então, de qualquer forma, o serviço bem feito desde a sua base é essencial, de qualquer forma.

#3 – Aproveitar os micro-moments

Relacionado ao conteúdo estão as pequenas e grandes histórias contadas a partir do comportamento online do consumidor. Como já falamos da humanização do conteúdo que cativa as pessoas, transmitir histórias de vivências e de experiências aproximam a marca de seus compradores.

Os micro-moments são os momentos ‘relâmpago’ em que as pessoas pensam em algo e logo pegam o smartphone para solucionar qualquer dúvida. Logo, eles são acontecimentos imediatistas, frequentes e aí está a chance das empresas aparecerem para mostrar o que o consumidor busca em relação aos mais diversos assuntos.

Pensando no lado do marketing, eles são momentos nos quais as pessoas avaliam, como clientes, o que elas desejam em alguma marca, esperando que ela atenda às suas necessidades com informação de confiança, a qualquer hora e local.

Isto se relaciona ao uso do mobile, ao imediatismo e à importância dos detalhes, demonstrada pelas buscas nos smartphones. Quando o consumidor sente a necessidade de buscar por qualquer coisa, 96% deles buscam em seus celulares para encontrar o que precisam, segundo o Google.

Segundo o Smart Insights, somente marcas de sucesso conseguem antecipar exatamente os micro-momentos de seus consumidores, atendendo às suas necessidades com a informação correta no momento exato.

Se a empresa acertar nesse micro momento que é tão rápido e necessário, pode ser o começo de um relacionamento de confiança e duradouro.

#4 – Design e visualização de imagens

A importância do design e dos aspectos visuais só crescem: inserir vídeos, imagens, gifs, infográficos chamam a atenção cada vez mais e estão em grande ascensão.

A atenção é capturada muito mais facilmente quando há algum elemento visual no texto, pois as pessoas captam a mensagem de uma melhor forma quando há imagens que ilustram a informação.

Os vídeos são os que mais crescem em popularidade. Isso acontece tanto pelas redes sociais (Facebook e Instagram), que permitem a publicação de vídeos atrelados às marcas, quanto pelo grande aumento da audiência dos vídeos no YouTube.

O YouTube registrou mais maior audiência nos seus vídeos para maiores de 18 anos durante os horários de pico da TV em relação a qualquer canal de TV a cabo, segundo o Smart Insights.

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#5 – Publicidade Nativa ou Native Ads

Os anúncios que interrompem o que o usuário está fazendo são muito irritantes e quebram a boa experiência do usuário em qualquer contexto. Por isso, o uso de Native Ads proporciona maior visibilidade ao anunciante ao se inserir no contexto do que o consumidor está vendo.

Ele aparece em forma de artigo, por exemplo, “camuflado” no conteúdo lido pelo consumidor naquele momento. O aspecto mais importante da publicidade nativa é colocar o conteúdo correto e bem formulado no melhor lugar para o cliente que tem o perfil de potencial consumidor.

#6 – Big Data e análise correta de dados

Os dados que indicam o caminho a ser traçado ainda são tendência em 2018. A técnica de analisar bem o que é mostrado por todo o trabalho feito online faz toda a diferença no serviço entregue ao longo do tempo. Isso faz cada dia mais sentido, especialmente agora com a tendência de providenciar respostas em tempo real ao consumidor.

O Deep Learning é a soma da Big Data com as Funções Neurais que projeta dados de alto nível sobre os usuários. Utilizar tais técnicas, incluindo ferramentas além do Google Analytics como automação de marketing, CRM e outras, impulsiona muito todo o trabalho do marketing digital, se tornando tendência para 2018.

Reunir o maior número de dados sobre o comprador e seus costumes é o futuro. Um bom questionamento a se fazer para avaliar se os dados são usados da melhor maneira é:

  • Até onde nossas estratégias são baseadas em métodos e não em dados e evidências?

O consumidor está mais seletivo e sofisticado, o que aumenta a importância de produzir conteúdos específicos e personalizados, utilizando as informações adquiridas, que formam os bancos de dados.

Essas são algumas tendência do marketing digital para 2018. O conteúdo foi relevante para você? Saiba mais sobre o Marketing Digital no nosso blog!

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