O Seu Website Gera Vendas Para Sua Empresa?

Uma das tarefas mais difíceis como proprietário de uma empresa é vender para seus potenciais clientes, principalmente pelo seu website.

E tanto online como offline, esse é um fato do mundo dos negócios.

Contudo, você pode estar fazendo a sua vida bem mais difícil devido alguns erros simples – mas terrivelmente comuns – em seu website.

Por isso, nesse post falarei um pouco sobre 4 fatores simples que você pode melhorar no seu website para que ele te traga muito mais clientes.

 

1. Me fale o que você faz, o quanto antes

Eu já perdi as contas de quantos sites eu trabalhei que sofriam desse mesmo problema:

A página inicial do site simplesmente não é focada o suficiente – muitas vezes, ela sequer tem foco algum. Ninguém sabe dizer do que se trata o site.

O resultado é que muitos visitantes chegam ao website, normalmente na página inicial, sem ideia de onde eles “aterrissaram”.

Você precisa dizer para eles, de forma rápida e clara, o que você faz e porque isso é importante para eles.

Esse é um dos maiores desafios ao criar um website para a sua empresa, e eu definitivamente não espero que você acerte de primeira.

Mas você vai precisar pelo menos tentar, e esse guia certamente pode te ajudar.

E se você não tiver nem ideia de como passar a mensagem para o seu visitante de forma rápida e clara, sem crise, deixe sua dúvida nos comentários abaixo e nossa equipe de nerds criativos te ajudará 🙂

 

Colocando em prática:

Garanta que seu slogan/descrição diga exatamente sobre o que é o seu negócio.

O conteúdo “acima da dobra” – em outras palavras, a primeira seção do seu site – deve dizer claramente ao visitante o que você pode fazer por ele.

Mas tenha em mente que isso não significa dizer apenas o que você faz, mas mais importante que isso, o porque isso é relevante para o visitante, quais são os benefícios para ele.

Que tal um exemplo para ilustrar melhor o problema?

Nicho em questão: empresa de T.I. que vende um software de contabilidade

Slogan com Benefício Real: Contabilidade Simplificada para Pequenas Empresas

Slogan não tão benéfico assim: Nós vendemos um excelente software de contabilidade com muitos recurso

 

2. Não me faça caçar o meu Jantar

Vamos partir para a etapa em que você garante que eu continuarei em seu website (já que agora eu sei que eu aterrissei no lugar certo).

O próximo objetivo que você deve ter é guiar o seu visitante para os seus principais produtos e serviços.

Obviamente nem todo visitante está pronto para comprar o seu produto, mas você tem que garantir que quando ele estiver, ele irá encontrar de forma fácil o seu produto ou serviço.

Isso pode significar diversas coisas:

  • Ter serviços ou produtos no menu principal do site (ou categorizados, se isso fizer sentido para o seu negócio).
  • Falar sobre o seu produto mais vendido ou seu principal serviço na sua página inicial (mas abaixo da seção inicial, pelo amor de Deus).
  • Criar links, botões e Call’s To Action em outros lugares do seu website, quando isso fizer sentido.

 

Colocando em prática

Verifique cuidadosamente – e com um olhar de visitante – em seu website o quão fácil é encontrar o caminho para os seus produtos e serviços. Verifique se tudo está indicado e sinalizado como deveria, e se os caminhos estão organizados de uma maneira lógica e elegante.

Por último (sim, eu vou te dar um dever de casa) peça para 3 colegas ou conhecidos que ainda não conhecem o seu website acessarem. Cronometre quanto tempo eles demoram para chegar em seus serviços e produtos, e pergunte a eles como avaliam a navegação do seu site.

Não faça seus visitantes caçarem, eles provavelmente não são homens das cavernas.

 

3. Se eu quiser entrar em contato, eu consigo?

Muitas pessoas gostam de se esconder atrás de seus websites, tentando evitar ligações excessivas ou qualquer coisa do tipo. Mas confie em mim: você irá realizar muito mais vendas se você simplesmente se mostrar acessível.

Ironicamente, faz poucas horas que eu saí do telefone com um cliente em potencial que encontrou o site da Future no Google, acessou, teve dúvidas e então me ligou.

Porque? Por que ele queria saber mais sobre valores.

E o quão fácil foi para ele entrar em contato? Ridiculamente fácil. O telefone da agência está escrito em letras garrafais.

 

Colocando em prática

As suas informações de contato estão claramente visíveis em todas as páginas do seu site?

  • Seu nome ou o nome da empresa
  • Email
  • Telefone
  • Formulário de contato em uma página separada (com seus outros dados de contato, como endereços, telefones de outros departamentos, etc.)

Para a maioria dos meus clientes eu coloco esses dados pelo menos no rodapé do sites com frequência os mais importantes (telefone e email) estão presentes também no cabeçalho.

Bom, bonito e óbvio.

 

4. Capture Aquele Cliente Fujão

Uma grande parte dos clientes que visita o seu website, infelizmente, vão embora para nunca mais voltar.

É um fato triste do marketing digital.

Contudo, há um jeito de tampar – ao menos parcialmente – esse vazamento em seu website.

Captar leads no seu site através de um formulário de inscrição bem elaborado, com uma boa recompensa ( um ebook grátis, um webnário ou podcast ) é o caminho do sucesso.

Temos bastante material sobre esse assunto, então eu não vou me alongar com os detalhes agora.

É suficiente dizer que é simples e muito útil coletar o email dos clientes “interessados mas ainda despreparados” para comprar o seu produto, e manter o contato com eles ao longo do tempo.

Aqueça-os e nutra-os com conteúdo de qualidade, aos poucos porém consistentemente, e quando eles estiverem prontos para comprar eles irão, muito provavelmente, atrás de você! A pessoa ou empresa que eles conheceram, gostaram e confiaram através dos emails.

 

Colocando em prática

Configure e prepare sua lista de email, um formulário de captura de email (esteja ele dentro e uma landing page ou fora dela) e uma boa recompensa para o seu visitante em troca do endereço de email dele.

Não deixe seus clientes em potencial escaparem!

 

Conclusões

Muitos dos maiores problemas em seu site que NÃO está conquistando novos clientes derivam dessas ideias simples acima, todas extraídas diretamente da perspectiva do consumidor:

  • Eu estou no lugar certo?
  • Porque esse lugar é importante ou interessante pra mim?
  • Aonde eu posso aprender mais sobre o que você tem a me oferecer?
  • Como eu posso entrar em contato caso eu precise de ajuda? Existe algum chat ou recursos de atendimento ao consumidor?

 

Somente após ter a perspectiva do cliente e essas 4 ideias fundamentais em mente é que você pode começar a focar em qual cor você vai usar em seu novo logo, em adicionar todos os mimos e novidades, e em ter um pouco de diversão.

Mas sem os clientes para começo de conversa, você precisará focar nas coisas que realmente importam para a sua presença online.

Então, agora que você terminou esse artigo, acesse seu website com um olhar renovado e veja o que está e o que não está funcionando para os seus visitantes.

Antes disso, não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou desse artigo e tirar as suas dúvidas sobre web design 🙂

Até a próxima!

 

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