Site para clínica: vale a pena mesmo investir?

 Em Conteúdo, Conversão, Estratégia, Inbound Marketing, Marketing, Marketing Digital, Midias Pagas, Tráfego, Vendas

Pensar a respeito do marketing em pleno 2018 envolve uma estratégia que engloba a internet como uma potente plataforma de atuação. A ascensão dos meios digitais levou muitas empresas à compreensão do potencial envolvido na rede mundial de computadores como um espaço democrático, interativo e capaz de ampliar os lucros e a abrangência de marca frente ao público-alvo.

Qualquer empresa, independentemente de seu nicho de mercado, pode se beneficiar ao aplicar conceitos de marketing digital em suas estratégias, inclusive as clínicas médicas.

Diante dessa realidade, é fundamental estabelecer alguns passos iniciais, que fornecerão estrutura para a realização de um marketing digital bem feito. E um desses procedimentos básicos é a criação de um site para sua clínica.

Ter um endereço eletrônico na internet se tornou algo simples, rápido e eficiente. O site empresarial serve como grande referência para que clientes e interessados possam conhecer mais sobre a clínica, seus profissionais e serviços oferecidos.

Ainda tem dúvidas se vale a pena investir na construção de um site para sua clínica?

Confira abaixo algumas das principais vantagens e pontos que você deve ponderar em relação à estratégia de marketing digital. Saiba também a importância de ter um endereço eletrônico para que o site funcione e traga um retorno que atenda às expectativas dos gestores.

A importância de um site para a clínica: a central das informações

Em uma estratégia de marketing digital, existem várias ações e esforços envolvidos na divulgação da empresa.

Páginas em redes sociais e anúncios nos mecanismos de busca do Google são ótimas ferramentas para trazer retorno. Contudo, o cliente precisa de um direcionamento quando se depara com informações sobre uma instituição e esse caminho precisa levar até o site da clínica.

Mas por que investir em um site e não em uma página do Facebook, por exemplo? Simples:um website é um endereço exclusivo da empresa. Nele, é possível disponibilizar um volume de informações muito maior e com um nível de detalhamento mais preciso.

Isso é tudo que uma pessoa necessita para tomar uma decisão complexa, como, por exemplo, escolher quais profissionais cuidarão de sua saúde.

O site da clínica pode conter informações detalhadas sobre todo o universo do empreendimento, como:

  • Nome dos profissionais;
  • Serviços oferecidos;
  • Planos de saúde atendidos;
  • Endereço;
  • Fotos.

Tudo isso auxilia na divulgação da clínica e fomenta a opinião do cliente para que ele possa fazer uma escolha embasada em informações.

O site como cartão de visitas da clínica

Além de funcionar como uma central informativa para clientes e interessados, um site empresarial serve como um cartão de visita. Toda a estética, navegação e disposição de informações tem um peso grande na forma de exposição da empresa e na capacidade de convencimento do público-alvo.

Você mesmo pode fazer um teste para evidenciar a importância de um bom site para clínica. Procure por algum serviço ou loja virtual e analise diferentes endereços virtuais.

Com certeza, você encontrará alguns que  te agradarão mais e outros menos. Mas pode prestar atenção: os sites que parecerem mais “profissionais” serão  mais funcionais, claros e de navegabilidade otimizada.

No mundo atual, a internet se tornou uma gigantesca central de informações dotada de importantes ferramentas de pesquisa e avaliação. Com isso, o consumidor se tornou mais exigente, inclusive, em aspectos periféricos da qualidade empresarial, como o site.

Mesmo que as redes sociais permitam um grande nível de personalização da página empresarial, nada substitui um site e suas capacidades de customização e informações.

Sem um site, a clínica fica incapacitada de criar um espaço virtual que tenha a sua “cara” e consiga transmitir todos os seus valores, missão empresarial e qualidade de seus serviços.

O site como ferramenta estratégica frente à concorrência

Vivemos em uma era de profundo uso da internet. A forma de fazer negócio e divulgar informações empresariais mudou muito com a evolução da web e isso significa que as organizações que não acompanham essa evolução estão ficando para trás.

Em inúmeros nichos de mercado, não ter um site bem estruturado é o primeiro passo para o fracasso. As clínicas médicas e unidades de saúde podem não se encaixar nesse cenário de grande dependência, contudo, perdem muito ao não evoluir seus processos de marketing e comunicação digital.

Muitos concorrentes estão presentes na internet, disponibilizando informações sobre seus serviços e ampliando a abrangência de sua marca. Tudo isso é fortalecido com o uso da internet, das redes sociais e, claro, do site empresarial.

Um website permite que um negócio esteja presente 24h por dia para todo o planeta. A abrangência e a disponibilidade da web são grandes atrativos para as empresas, e, se sua clínica não se adequar às novas formas de consumo de conteúdo e informações, é natural que haja um distanciamento negativo em relação à concorrência.

Oportunidades e recomendações para um site de clínica médica

Vamos listar rapidamente alguns dos aspectos que o site da sua clínica não pode deixar de apresentar:

  • Informações claras sobre os produtos e serviços;
  • Um canal de contato facilitado com os clientes;
  • Informações úteis, como endereços, telefones e formas de contato;
  • É recomendável construir uma sessão com conteúdos, algo que é fortalecido em uma estratégia de inbound marketing;
  • O site precisa ser responsivo, ou seja, se adaptar às telas de computadores e dispositivos móveis;
  • É fundamental estruturar um site seguro e que siga os protocolos de proteção requisitados.

Essas premissas são básicas para um bom site. Porém, ele pode se valer de outros recursos para deixá-lo ainda mais alinhado com sua função, que é ampliar a divulgação e auxiliar na captação de novos clientes.

Um bom exemplo desse tipo de recurso é o agendamento online. Essa ferramenta permite que o cliente faça um agendamento prévio de seu horário de consulta, algo que otimiza o planejamento da rotina de trabalho e automatiza certos aspectos da operação, como o controle da agenda dos médicos.

Conclusão: O site é fundamental para sua clínica

Seja a sua empresa uma clínica médica, uma oficina mecânica, um supermercado ou uma loja de roupas, possuir um site é fundamental para alinhar-se às novas e mais eficientes estratégias de marketing digital.

A busca por melhores resultados empresariais passa por uma análise de mercado, de comportamento de consumo e da forma de conquista dos clientes.

Em uma sociedade com 116 milhões de usuários da internet, ficar de fora da rede é algo bastante improdutivo, afinal, sua empresa deixará de ficar visível em um universo digital no qual  mais da metade da população do país está presente!

Não deixe de analisar a criação de um site para sua clínica como um grande investimento, que possui amplas chances de apresentar bom retorno para a clínica.

Investir na criação de um site nem pode ser considerado mais apenas uma recomendação, e sim  um procedimento básico para ampliar a visibilidade da empresa e o alcance do público, dois procedimentos muito necessários para angariar melhores resultados.

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