Como uma agência de marketing médico pode ajudar a aumentar seu faturamento?

Pedro Barbieri • ago. 01, 2022

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Como uma agência de marketing médico pode ajudar a aumentar seu faturamento?

O marketing médico é o futuro para gestores e profissionais da saúde que almejam uma marca pessoal ou da clínica mais sólida e com melhores chances de lucro.


O comportamento do paciente foi intensamente transformado em decorrência da adesão às novas ferramentas e canais digitais, de forma que incorporar essas práticas nos negócios torna-se necessário para manter-se competitivo.


Entretanto, muitos gestores de saúde e médicos que também atuam administrativamente se equivocam ao achar que qualquer um pode desenvolver uma estratégia digital.


De fato, a área da saúde tem tantas peculiaridades que o ideal é contar com uma agência de marketing médico que tenha expertise nesse segmento. Entenda a importância desse investimento para o seu faturamento a seguir.


Quais as vantagens da agência de marketing médico?


A agência de marketing médico não apenas tem experiência com gestão de marketing, como é focada no desenvolvimento do marketing digital para médicos, compreendendo as demandas desse segmento.


A seguir, conheça alguns diferenciais de contratar uma agência de marketing médico.


Aquisição de novos pacientes


Um dos principais objetivos de quem começa a investir em marketing médico é aumentar o número de consultas, de forma que a estratégia de aquisição de novos pacientes seja um dos pilares da presença digital.


Entretanto, diferentemente de outros segmentos, na saúde o processo de escolher um profissional é mais detalhado, pois é uma pessoa que terá acesso a informações confidenciais do paciente.


Dessa forma, a aquisição de novos pacientes não pode ser focada apenas em “vender” algo, como ocorre em outras áreas.


O paciente visa encontrar alguém qualificado, que tenha experiência, que transmita segurança e confiabilidade, que tenha uma boa avaliação de outras pessoas etc.


Portanto, a agência de marketing médico, reconhecendo essas particularidades da aquisição de pacientes, consegue desenhar uma presença digital que considere esse contexto da área.


Apresentação do profissional


É importante ter em mente que a estratégia de marketing médico tende a beneficiar o profissional e a clínica, mas também é benéfica ao paciente.


Cada vez mais as pessoas utilizam os canais digitais para buscar profissionais qualificados para suas demandas e encontrar o profissional certo é fundamental na promoção da saúde do paciente, garantindo acesso a serviços médicos apropriados, como de diagnóstico e tratamento.


Dessa forma, a apresentação do profissional de saúde no ambiente digital é imprescindível para ser encontrado por pacientes que precisam dos seus serviços.


A veracidade das informações apresentadas, a confiabilidade do conteúdo apresentado e a integridade da imagem da clínica ou consultório: tudo isso importa nessa decisão. Por isso, ter um website médico profissional para alcançar os resultados e expectativas dos pacientes é de extrema importância.


Relacionamento com o paciente


O relacionamento com o paciente, promovendo uma experiência valiosa, é importante desde antes do agendamento de uma consulta.


Por meio de conteúdos de blog, por exemplo, o paciente vai buscar entender se seus sintomas são compatíveis com aquela especialidade, se o tratamento que pode precisar faz parte do escopo de serviços e como é apresentado.


Ainda assim, a gestão de marketing digital é apenas o primeiro passo, e a agência de marketing médico também precisa se preocupar com a execução de processos de atendimento para consolidação do relacionamento iniciado pelos canais online.


Um exemplo é que na área da saúde o contato telefônico ainda é o mais comum, de forma que as atendentes precisam ser qualificadas para prestar um atendimento de excelência baseado nos mesmos valores da estratégia digital da clínica ou consultório.


Gestão de marketing


A gestão de marketing não engloba apenas definir e atualizar os canais digitais que o médico vai divulgar seus serviços.


Trata-se sim de criar uma estratégia que explique o porquê de estar em cada canal e como eles agregam à experiência do paciente, que é o centro de tudo.


Uma gestão efetiva de marketing médico não é baseada apenas nas atualizações, mas sim na clareza estratégica de cada passo.


É assim que os resultados para a clínica são realmente construídos e não apenas no ambiente digital, mas reverberando no dia a dia no negócio, com mais pacientes, atendimentos e faturamento.


Visão estratégica


Muitas marcas trabalham online apenas com a ideia de que “quanto mais vender, melhor”. Na saúde, entretanto, até mesmo essa ideia é questionável.


Uma clínica consolidada que tem bons resultados, mas quer aumentar o faturamento com base na fidelização dos pacientes não alcançará seus objetivos com uma estratégia voltada à aquisição de novos pacientes.


Essa prática pode, inclusive, comprometer a meta de melhorar o relacionamento com os pacientes para fidelizá-los se houver um aumento da demanda desproporcional com a estrutura de atendimento.


É esse tipo de clareza estratégica que difere uma agência de marketing médico de uma que não tem visão especializada na área da saúde.


Construção de longo prazo


O novo paradigma de relacionamento com pacientes usando canais digitais está apenas começando e as clínicas e consultórios precisam de uma estratégia de longo prazo.


A agência de marketing médico contribui para essa construção de resultados que não é imediatista, mas pensa na presença digital no marketing médico como uma escada com diferentes patamares e possibilidades.


Dessa forma, mesmo após aumentar o faturamento construindo e alcançando um determinado objetivo, novas proposições permitem continuar a consolidar a presença digital da instituição.


Portanto, as vantagens de contar com uma agência de marketing médico são significativas nesse segmento e constituem um diferencial para destacar-se no mundo digital. 

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