Gestão de marketing eficiente para consultórios e clínicas

Filipe Cipolla • jun. 08, 2022

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Gestão de marketing eficiente para consultórios e clínicas

Muitos gestores de clínicas e consultórios médicos acreditam que uma gestão de marketing eficiente é trabalhosa, pois envolve diversas estratégias colocadas em prática de forma simultânea.


Felizmente, não é bem assim no marketing para saúde. A quantidade de estratégias não têm relação com qualidade e, muito menos, com eficiência.


A seguir entenda os dois passos para uma gestão de marketing médico eficiente e transforme as operações da sua clínica ou consultório.


Integração da estratégia de marketing para saúde

Para muitos gestores de marketing, eficiência significa ter bons anúncios, um site rápido, redes sociais ativas e uma ou outra estratégia online adicional.


Apesar de a qualidade dessas práticas realmente contribuírem na eficiência do marketing digital existe um passo anterior: à otimização das estratégias em si.


Podemos entender que, o primeiro passo para alcançar eficiência gerencial é pensar estrategicamente cada prática incorporada o que, por vezes, significa menos canais.


Um bom anúncio, que atraia muitos visitantes para o site e tenha um índice de qualidade elevado no


Google pode não ser tão bom assim se não funcionar de forma articulada com o site.


Da mesma forma um site rápido e com um layout bonito não será funcional se sua estrutura de informação não priorizar a experiência do usuário que vem de diferentes canais.


Conclui-se assim que, isoladamente, nenhuma estratégia de marketing para saúde pode promover eficiência de gestão.


A eficiência pressupõe que toda a operação digital da clínica ou consultório funcione de forma articulada e integrada, o que tem relação com uma experiência mais fluida para o usuário.


Personalização da experiência

No exemplo anterior do site e anúncio, por mais que as estratégias funcionem isoladamente, sem integração não haverá eficiência.


Imagine clicar em um link sobre dermatite e ser direcionado para uma página genérica, na qual o termo nem é citado.


O ideal é que cada anúncio direcione o usuário para uma página que desenvolva o tema de interesse dele, conforme as palavras-chaves pesquisadas no mecanismo de busca.


Isso significa que, desde a concepção do site e do anúncio, é preciso ter clareza que, em algum momento, aquelas estratégias vão conversar para promover uma experiência mais completa.


No caso do site, isso depende da estrutura da informação, que são as subseções ou filtros que funcionam como um caminho para o visitante.


No marketing médico, por exemplo, é importante que um site tenha informações sobre os principais tratamentos oferecidos e as patologias mais comuns entre os pacientes.


Esses são caminhos comuns pelos quais os pacientes fazem pesquisa sobre saúde. Eles costumam pesquisar os sintomas, buscando informações sobre a patologia em si e, em seguida, quais as opções de tratamentos disponíveis.


Aqui usamos o exemplo do site e anúncio, mas esse pressuposto quanto à compatibilidade das práticas deve existir em qualquer tática digital, como redes sociais, e-mail marketing, conteúdo e outras.


Suas estratégias conversam entre elas? Esse é o primeiro e mais importante passo rumo à maior eficiência na gestão de marketing.


Vá além do digital

A segunda recomendação para ganhos de eficiência não está diretamente associada ao digital, mas é importante ter consciência quanto à sua importância.


Trata-se de enxergar o digital pela lente das diferentes áreas da clínica e como elas conversam com a experiência do paciente.


Por exemplo, de nada adianta uma boa estratégia de captação de pacientes se a clínica não tem a capacidade de atendê-los devido questões operacionais básicas, como disponibilidade de agenda e de equipe.


Assim, um fator relevante é garantir que os objetivos definidos pela gestão da clínica sejam incorporados e alinhados às práticas digitais evitando divergências que possam comprometer os resultados desejados com esse investimento.


Da mesma forma, não é eficiente investir em uma experiência online satisfatória e, quando o paciente liga na clínica, tem um atendimento ruim por parte das secretarias.


Assim, é inteligente que a estratégia de marketing na saúde consiga ir além do digital e inclua, por exemplo, o treinamento de secretárias para garantir o bom atendimento e suporte quando o paciente entrar em contato, visando o agendamento.


Portanto, é fundamental que todo o contexto da clínica ou consultório seja considerado quando o objetivo é desenvolver uma estratégia digital mais assertiva e que gere resultados condizentes com o esperado.


Como colocar essas dicas em prática?

Saber como aumentar a eficiência na gestão de marketing da clínica ou consultório não significa, necessariamente, saber como colocar isso em prática, o que é normal.


Quando falamos em eficiência no marketing para saúde estamos pressupondo certo nível de profissionalismo, o que não é alcançado com qualquer pessoa como responsável pelas campanhas online da clínica.


O mais recomendado é contar com uma equipe especializada em marketing médico, o que implica ter experiência nesse segmento que tem diversas particularidades, como a importância do atendimento das secretárias no fechamento da consulta.


A Future Marketing é uma empresa especializada em marketing médico com profissionais qualificados para desenvolver estratégias mais eficientes e integradas para esse segmento.

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