Gestão de Marketing para Médicos: como fazer?

Pedro Barbieri • ago. 03, 2022

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Gestão de Marketing para Médicos: como fazer?

A gestão de marketing para médicos é o divisor de águas entre apenas estar online e ter efetivamente uma estratégia digital.


Com o aumento da importância do marketing digital nos últimos anos, muitos gestores de saúde e médicos que também atuam como administradores identificaram a necessidade de estar online.


Um caminho comum foi criar perfis em redes sociais e ter um site, entretanto, essas práticas eram desconexas entre si e em relação à proposta da instituição de saúde.


É justamente para suprir essa falha que a gestão de marketing para médicos é relevante. Entenda mais a seguir!


Gestão de Marketing para Médicos


A gestão de marketing pode ser entendida como o gerenciamento de estratégias, pessoas e processos para efetivamente obter resultados que incluem criar valor aos pacientes e alcançar metas.


Na área da saúde essa proposta não difere, mas deve considerar as particularidades do segmento, uma vez que a construção de relacionamento é não apenas estratégica, mas fundamental ao exercício da Medicina.


Considerando esses fatores, veja a seguir como desenvolver a gestão de marketing para médicos considerando os três pilares apresentados.


Estratégia


O pilar estratégia do marketing médico refere-se à capacidade de alinhamento entre os planos de marketing e os objetivos administrativos da instituição.


Nesse sentido, é importante que o médico tenha uma visão empresarial voltada à gestão de negócios de forma que o marketing acrescente aos demais esforços para gerar resultados efetivos.


Por exemplo, se a clínica ou consultório tem como objetivo ampliar a atuação com novos pacientes para que posteriormente seja possível ampliar os serviços fornecidos, a estratégia de marketing deve contribuir nesse sentido.


É a partir daí que são definidos aspectos mais práticos do marketing, como quais canais serão utilizados, mas já considerando o objetivo maior traçado.


Ser estratégico consiste justamente em usar os recursos do marketing – como anúncios, redes sociais, site, e-mail marketing, blog e outros – para alcançar os objetivos do negócio.


Pessoas


Podemos entender o segundo pilar da gestão de marketing para médicos como a gestão de pessoas envolvidas.


Nesse sentido,é possível ter uma equipe interna para desenvolver o marketing, mas, em geral, a recomendação é pela contratação de uma agência de marketing médico, que une o know how do segmento de saúde com o do marketing em si.


Assim, essa tarefa da gestão consideraria o alinhamento dos interesses da instituição com a equipe responsável, garantindo que os objetivos sejam alcançados.


Uma especificidade da área da saúde é que a gestão de marketing também vai considerar profissionais da recepção e atendimento ao paciente, pois essas etapas in loco na clínica devem ser condizentes com a proposta de valor criada nas ações digitais da marca.


Processos


Já o pilar de processos refere-se à estruturação de práticas online e off-line que deem suporte à estratégia, sendo executadas pelas pessoas.


Os processos consistem no fluxo de atividades para colocar cada ação em prática. Por exemplo, ao publicar um anúncio consiste em todas as etapas que precedem o anúncio ir ao ar, como: objetivo, público-alvo, página de destino, layout, configuração na ferramenta, testes A/B, ajustes, publicação e mensuração.


Cada atividade demanda um fluxo de processos para que as operações sejam otimizadas e minimizando erros e problemas no desenvolvimento.


Além das práticas online, também será necessário estruturar, mensurar, otimizar e monitorar os processos na própria clínica, como o atendimento telefônico, a recepção, o tempo de espera etc.


Ao alcançar coerência operacional e tática entre estratégia, pessoas e processos obtém-se uma gestão de marketing médico realmente efetiva.


Como iniciar o marketing para médicos?


Pensando na gestão de negócios e como o marketing médico se encaixa para viabilizar determinados objetivos, é importante saber como estruturá-lo de forma mais acertada.


  • Defina parceiros: o primeiro passo é saber quem vai planejar e executar a estratégia e os processos do marketing digital. Como apresentado, é interessante avaliar os benefícios da agência de marketing médico;


  • Mapeie o contexto: entenda quais ações de marketing já são desenvolvidas ainda que não tenham nexo entre elas. Compreender o que já está em funcionamento é um passo importante para rever as práticas e alinhá-las estrategicamente aos objetivos do negócio;


  • Entenda o público-alvo: no marketing um dos focos é mapear o público-alvo para criar estratégias mais direcionadas e efetivas;


  • Alinhe objetivos: tenha clareza sobre os objetivos almejados considerando fatores administrativos e gerenciais da clínica;


  • Defina canais: avalie quais canais serão utilizados para aquisição e relacionamento com o paciente e crie uma consistência nas práticas adotadas;


  • Crie um plano de ação: trata-se do passo a passo da estratégia de marketing médico, identificando os processos relacionados a cada ação, definição de cronograma, orçamento, responsáveis etc.


  • Mensure: acompanhe as estratégias por meio de indicadores de desempenho para identificar os acertos e as oportunidades de melhoria.


Quando a clínica ou consultório opta por uma agência de marketing médico, esses passos são executados pelo time especializado, o que garante resultados mais efetivos e menos erros na definição e execução das ações.

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