Fazer Marketing Digital é solução para seus pacientes!

Filipe Cipolla • jun. 07, 2022

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Fazer Marketing Digital é solução para seus pacientes!

No caso da saúde, a importância de aparecer na internet vai além dos benefícios gerados ao médico e pode ser fundamental na resolução do problema de saúde do paciente.


Sim, o  marketing médico, apesar de ser uma estratégia voltada à consolidação do nome da clínica e atrair novos pacientes particulares, também é relevante para o paciente e pode transformar a experiência de acesso aos serviços de saúde dele.


A seguir entenda porque o marketing digital na saúde também beneficia os pacientes e como estruturar sua estratégia digital.


Importância de aparecer na internet: 3 vantagens para o paciente


Atualmente, a importância de aparecer na internet é clara para profissionais de todos os segmentos, mas, ainda assim, apenas uma parcela mínima de médicos já conta com estratégias online para divulgação dos seus serviços.


Apesar do crescimento do marketing digital na saúde nos últimos anos, essa informação não surpreende quando lembramos do quão tradicionais são alguns profissionais, principalmente aqueles com mais tempo de experiência e consolidação do nome.


Entenda mais sobre a importância da presença digital de médicos para seus pacientes a seguir.


1. Encontrar referências e especialistas


Como visto, muitos médicos, principalmente os com mais tempo de atuação, estão fora dos canais digitais.


Diversos fatores explicam essa opção, como apego aos métodos tradicionais de aquisição e relacionamento com o paciente, desempenho satisfatório da clínica e desconhecimento sobre as estratégias online.


Apesar de o profissional ter autonomia quanto aos canais escolhidos para se comunicar com seu público, a ausência de estratégias digitais pode ser prejudicial.


Um primeiro e mais importante exemplo é quando o paciente pesquisa por uma especialidade ou condição na internet e não encontra profissionais especializados e que são referências na área.


Atualmente, aparecer no Google é importante para o médico, mas também ajuda o paciente durante sua jornada, desde a percepção de que há algo errado em sua saúde até o agendamento da consulta em si.


Quando profissionais de referência estão off-line é mais difícil para pacientes que precisam daquele tipo de profissional encontrar opções ou pode até encontrá-las, mas não alguém tão qualificado.


Portanto, o primeiro motivo pelo qual os médicos deveriam considerar uma estratégia de marketing médico, para aparecer no Google e outros canais, é em benefício de seus próprios potenciais pacientes.


2. Ter acesso à informação de qualidade


Para aparecer na internet é fundamental que o médico desenvolva conteúdos. Para aparecer no Google, por exemplo, estratégias pagas de anúncio são importantes, mas longe de ser o único ou principal recurso.


Conforme mais médicos ingressam no marketing digital para saúde também se amplia a divulgação de informações sobre saúde e medicina de qualidade, facilitando o acesso a tais materiais.


Ainda que tenhamos consciência de que pesquisar sintomas no Google não substitui uma consulta com especialista, ter um direcionamento inicial sobre possíveis causas, importância do diagnóstico correto, pode incentivar o paciente a dar esse próximo passo.


O acesso à informação de qualidade é importante enquanto saúde pública, evitando, por exemplo, autodiagnóstico, automedicação ou adiamento da busca por um especialista.


Um exemplo de canal usado por médicos online é o campo de comentários de blog no site próprio. Ele não pode ser usado para diagnóstico ou prescrição, mas é uma opção para esclarecer dúvidas importantes do paciente, o que leva a um primeiro contato mais personalizado.


Mas não são apenas novos pacientes particulares que se beneficiam desse tipo de conteúdo sobre saúde disponibilizado online.


Os pacientes antigos também podem ter nos canais do médico, como blog, e-mail marketing e redes sociais uma referência para informações sobre uma patologia já diagnosticada, um tratamento em andamento, informais gerais sobre preservação da saúde e outros.


3. Encontrar o médico certo


Entre as razões da importância de o médico aparecer na internet, é para que o paciente consiga encontrar o médico certo.


A definição do “médico certo” passa por muitas variáveis, incluindo a especialidade e experiência do profissional, mas também aspectos mais subjetivos, como estabelecer uma relação de respeito mútuo e confiança.


Já é sabido que a relação médico-paciente vai além do diagnóstico e definição do tratamento em si, incluindo também o estabelecimento de uma confiança que ajude o paciente a ser honesto quanto às suas questões de saúde, um tema delicado e sensível para muitos.


Assim, quando o médico está fora dos canais digitais, ele dificulta que o paciente o encontre, podendo ser esse encontro fundamental à preservação da saúde e fidelização do paciente.


E como começar uma estratégia digital?


Quando o médico está consciente da importância de aparecer na internet por meio de uma estratégia de marketing digital, uma dúvida comum é sobre os próximos passos.


Se for possível definir uma primeira estratégia essencial no marketing médico seria a construção do site, com a identidade visual já definida e um objetivo claro para presença online.


Mas também é importante considerar  aparecer no Google por meio dos anúncios e, no médio prazo, ingressar nas redes sociais e investir na produção de conteúdos para blog.


A definição das estratégias depende diretamente do objetivo com o marketing digital, mas saber da importância dele – para médicos e pacientes – é o primeiro passo. 

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