A Importância do Registro de Marca para Médicos e Clínicas

nov. 13, 2022

Transforme o atendimento de sua clínica com nosso

Script de Atendimento para Secretárias Gratuito

Acesse o material gratuito através do botão a seguir

Acesse agora
A Importância do Registro de Marca para Médicos e Clínicas

O registro de marca é de grande valor para empresas de qualquer porte ou segmento. Isso inclui os profissionais de medicina e também as clínicas médicas e outras instituições do segmento.


Afinal, um projeto de marca é fundamental para empreendimentos que visam seu gradual desenvolvimento no mercado, pois ajuda a gerar familiaridade e identificação com as pessoas, promovendo seu valor.


E isso leva, consequentemente, à importância do registro de marca. 


Por isso, nós, da Peduti, pedimos licença aos parceiros da Futute e viemos ao blog deles explicar porque você deveria se preocupar com isso — e como dar início ao processo. Confira!


Registro de Marca para Médicos e Clínicas: por que é importante?


A medicina é um ramo complexo e cheio de minúcias que exige anos de especialização e prática para aperfeiçoar suas técnicas. O mesmo vale para as burocracias em torno do registro de marca. E é aí que entra o papel de empresas que auxiliam nesse processo, como a Peduti!


Dúvidas com o registro da propriedade intelectual são recorrentes entre seus clientes, não é mesmo? Isso se explica, pois esse processo envolve temas, detalhes e legislações específicas.


Afinal, o registro de marca concede direito exclusivo de uso de um nome e/ou um logotipo, conferido a partir de uma série de leis relacionadas à proteção de marcas, logos, produtos e serviços. 


Assim, Imagine, por exemplo, que você vai montar a sua clínica e desenvolveu todo um processo de construção de marca e, em seguida, fez o registro de marca.


Se um concorrente — ou mesmo empresas de outros segmentos — usarem o seu nome ou o seu conceito para construir a marca deles, você pode se proteger. Da mesma maneira, você previne o seu negócio de ser alvo de ação similar caso outro estabelecimento se sinta lesionado pelo seu branding.


Do contrário, a disputa só vai acumular prejuízos e problemas para sustentar a reputação da sua marca. 


Benefícios do registro de marca


Veja que o trabalho de consultorias em registro de marca tem aumentado muito. Sinal de que seus concorrentes já estão de olho nesse processo.


Tudo porque os pedidos de registro de marca têm aumentado ao longo dos últimos anos. Mesmo durante a pandemia, as solicitações aumentaram em 19% durante o ano de 2020 entre as PMEs.


Ter mais garantia com sua marca registrada também pode corresponder a um aumento no faturamento. Especulamos que de até 30% no valor.


E sabe por quê?


Uma marca registrada é única e exclusiva. Esse é o motivo. Porque não existirá outra igual e você terá as melhores condições possíveis para trabalhar forte no branding de marca dos seus clientes.


De maneira planejada e estratégica, pode ser um diferencial e tanto para deixar essa exclusividade ainda mais em evidência.


Sem falar que o registro de marca é um requisito básico para licenciar ou mesmo para a venda de franquias de uma clínica médica. Assim, não se trata apenas de exclusividade, mas de um requisito para qualquer empresa, independentemente das suas estratégias de branding.


É, portanto, uma necessidade para empreendedores em busca de expandir a sua marca em seu nicho de atuação.


Também vale reforçar o óbvio: esse é um diferencial que favorece o fortalecimento da sua cultura e identidade para o consumidor.


Como fazer o registro de marca?


No Brasil, o registro é feito  no Instituto Nacional da Propriedade Industrial-INPI.

Para realizar o registro, existem algumas etapas e precauções que devem ser tomadas. De maneira breve, esse é o passo a passo a ser percorrido por uma marca:

  • pesquisa de anterioridade, para assegurar-se da exclusividade de sua marca;
  • depósito da marca no INPI;
  • exame formal;
  • publicação da marca;
  • período de oposição e defesa;
  • exame de mérito;
  • deferimento ou indeferimento do INPI;
  • renovação do seu registro de marca — somente após 10 anos.


Embora existam muitas etapas, coleta de documentos e outros procedimentos, você pode realizar o registro de marca com facilidade e eficácia. Para tanto, o auxílio de um advogado ou profissional de um escritório especializado em registros de marcas e patentes é sempre a melhor escolha.


Trata-se de um investimento focado em todos os cuidados que devem ser tomados para que a sua solicitação não venha acompanhada de riscos e imprevistos. Tudo para que o registro de marca ocorra de maneira ágil e simples.


Conclusão


Viu como existem fatores relacionados à área da saúde — técnica e juridicamente — que você talvez nem tivesse ideia?


O registro de marca pode ser um diferencial e tanto, daí a importância de ter os melhores aliados para esse processo. Nós, da Peduti Advogados, contamos com uma equipe de profissionais especializados, com sólido conhecimento no assunto e décadas de preparo para garantir agilidade e eficácia no registro da sua marca.

Então, se você tiver qualquer dúvida sobre o assunto ou se quiser entender, de maneira individualizada, os benefícios do registro de marca para médicos e clínicas, nós podemos ajudar!


Entre em contato, fale com um de nossos especialistas e entenda como as nossas soluções podem ajudar o seu negócio, de maneira exclusiva e de acordo com os seus objetivos!


Share by: