Brand Awareness:

O primeiro passo para investimento em marketing médico.

  • Tempo de Leitura: 7 minutos

Toda marca sonha em ser reconhecida sem muito esforço pelos clientes. Pense em quantas empresas alcançaram esse objetivo com sucesso. Com certeza, você lembrará de marcas que conseguiram fixar sua imagem no subconsciente dos consumidores. Esse sucesso de reconhecimento dispensa um esforço excessivo de marketing e publicidade apenas para se manter sempre “nas vistas” do cliente.

Esse fenômeno é que o mercado denomina como Brand Awareness. Em uma tradução livre, Brand Awareness é a consciência de marca. Essa importante estratégia de marketing tem como principal objetivo auxiliar as empresas na fixação de sua imagem junto ao público e medir qual o sucesso dessa percepção da marca.

Esse tipo de relação é a base para premiações e pesquisas como o famoso “Top of Mind”.

Na área médica, o Brand Awareness também é fundamental, afinal, não se trata de algo que pode ser feito apenas por grandes corporações ou redes de varejo. Basta realizar ações de marketing bem elaboradas e traçar uma boa estratégia de comunicação e publicidade para atingir, gradativamente, uma elevação na consciência de marca.

Separamos algumas informações para que você, gestor de uma clínica médica ou consultório, possa analisar por que o Brand Awareness deve ser o primeiro passo no marketing médico. Confira!

Por que começar tudo pelo Brand Awareness?

O reconhecimento de marca é algo fundamental não apenas pelo quesito estético ou de qualidade de serviço, mas também para ampliar o conhecimento das pessoas quanto à missão, visão e valores da empresa. Todos os valores e significados envolvidos na atuação da clínica também precisam ser transmitidos aos interessados, da mesma forma que os serviços ofertados.

O reconhecimento da marca não pode ser pura e simplesmente mercadológico, ele envolve também esses aspectos e isso influencia, diretamente, na percepção dos clientes.

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Mas por que começar com Brand Awareness e não com outro tipo de foco?

Simples, uma marca com reconhecimento positivo no mercado terá melhores resultados.  Suas estratégias de marketing enfrentarão menos rejeição e haverá menos desafios para atender às expectativas.

Dentre as principais vantagens de trabalhar o Brand Awareness estão:

  • Aumento de faturamento, uma vez que marcas mais reconhecidas apresentam melhor desempenho em meio à concorrência;
  • Capacidade de aproximação da marca com o cliente, criando a tão sonhada conexão entre produto e marca;
  • Maior capacidade de alcance e sucesso nas campanhas de marketing e publicidade;
  • Possibilidade de fixar a marca como uma autoridade em seu nicho de mercado, sendo que esse último fator é imprescindível no meio médico.

As diferenças entre Brand Awareness e Brand Recognition

Comumente confundidos, esses dois conceitos devem caminhar juntos, contudo, possuem origens e finalidades distintas.

  • Brand Awareness mensura a capacidade de uma marca se fixar como referência de produto/serviço dentre o público-alvo;
  • Brand Recognition analisa qual a capacidade de uma pessoa identificar a sua empresa por meio de estímulos visuais e sonoros.

Percebe-se que o Brand Awareness é algo mais complexo e aprofundado. Afinal, ele vai além do simples reconhecimento e quer saber como a marca cria sensações e imagens na cabeça das pessoas. Ou seja, qual é a conexão única entre um indivíduo e a marca.

Como ampliar o Brand Awareness da minha marca?

A percepção de marca da clínica também pode ser estimulada no público-alvo. No entanto, para que isso ocorra, é necessário atentar-se aos seguintes pontos:

1 – Necessidade de conhecer o cliente

Uma empresa que não sabe quem são seus clientes e público-alvo jamais será capaz de despertar a consciência de marca. Afinal, como efetuar um trabalho tão complexo sem saber para quem isso deve ser direcionado?

É fundamental que a clínica saiba para quem direciona seus serviços, quem são suas buyers personas e como pretende impactá-las com sua marca.

2 – Estímulo do relacionamento e fidelidade cliente/marca

A clínica pode criar ações de comunicação e relacionamento visando aproximar-se dos públicos de interesse. Esse ponto precisa ser feito com bastante cuidado, uma vez que certas ações de marketing, visando a fidelização (como cartões de fidelidade e descontos), não se aplicam ao meio médico devido ao código de ética.

3 – Cuidados com a satisfação do cliente

Cuidar do cliente e mantê-lo satisfeito é premissa básica de qualquer mercado. Fidelidade se constrói com base na atenção com o consumidor. Seus pacientes nada mais são do que consumidores de seus serviços, portanto, nada de tratá-los como pessoas que precisam da sua empresa.

Lembre-se que existem concorrentes e que eles podem, com um pouco de esforço e foco na satisfação do cliente, fazer o paciente esquecer a sua clínica.

Esse contentamento também tangencia o atendimento, assim como o tópico anterior. O atendimento humanizado é parte fundamental do universo médico, e, quando aplicado, é um poderoso aliado da satisfação e retenção dos pacientes.

4 – Cuide bem da comunicação e da publicidade da clínica

O marketing é fundamental para estabelecer consciência de marca. Lembre-se de que, na introdução, mencionamos as empresas que não fazem mais publicidade apenas para se vender, mas sim com o intuito de permanecer na mente das pessoas. Antes de atingir tal patamar, todas essas marcas focaram seus esforços em criar boas campanhas para ampliar o Brand Awareness.

Atualmente, as empresas possuem mais canais de comunicação e formas de se comunicar, além do maior número de dados em mãos para criar boas campanhas. As de marketing de conteúdo e a utilização das redes sociais são fundamentais no processo de geração de autoridade e no despertar do interesse e reconhecimento das pessoas a respeito de seus serviços e sobre a sua marca.

5 – Construção de uma identidade visual

Lembra do Brand Recognition? Boa parte do conceito envolve estímulos visuais, que, por sua vez, só remetem a uma marca quando ela possui um estilo próprio e reconhecível. Uma clínica médica também precisa se preocupar com isso. Afinal, cores, símbolos e estilos são fundamentais para que qualquer organização seja reconhecida.

Ao desenvolver um site e qualquer material, seja ele blog, e-book ou cartão de visitas, é essencial que haja um profundo cuidado com a construção da identidade visual e o respeito às regras de utilização da marca.

E o seu Brand Awareness, como está?

Como você pôde acompanhar ao longo desse post, o Brand Awareness é parte fundamental de uma estratégia de marketing de sucesso. Uma empresa que consegue se fixar no subconsciente dos seus clientes está cada vez mais próxima dos bons resultados. Porém isso demanda esforço e estratégia, além de um trabalho de qualidade, que deve ser executado pelos profissionais de marketing.

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Pedro Barbieri | CEO da Future e Sócio da Clínica Alira

Apaixonado por gente, economista pela Unicamp e eterno aprendiz. Acredito que toda pessoa e empresa tem uma história incrível para contar ao mundo.

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