Marketing médico: 4 ferramentas indispensáveis para a sua estratégia

jun. 03, 2022

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Marketing médico: 4 ferramentas indispensáveis para a sua estratégia

Como anda a estratégia de marketing médico na sua clínica?


Atrair novos pacientes para o seu negócio é mais fácil do que você imagina. Mas, para isso, é preciso ter ao seu lado as ferramentas certas. Hoje em dia, existem dezenas de tecnologias que podem atuar a seu favor. E hoje você vai conhecer algumas delas.


Portanto, se você quer aperfeiçoar a sua estratégia de marketing médico, continue lendo este artigo que nós preparamos para te ajudar!


Por que investir em marketing médico?


marketing médico é fundamental para você atrair novos pacientes para sua clínica ou consultório. Para que ele seja efetivo, é preciso unir um conjunto de estratégias de marketing com foco na área da saúde.


Essas estratégias, que envolvem a criação e a entrega de valor para o paciente, fazem com que a experiência do seu público  seja a melhor possível.


Assim, você captura novas oportunidades e fideliza a comunidade que já está engajada com os seus serviços.


Portanto, o marketing médico é fundamental para que a sua atuação seja vista pelos consumidores e, com o tempo, torne-se referência no mercado.


Porém, esse tipo de estratégia pode ter diferentes focos, indo muito além da atração de novos pacientes. Afinal, o marketing médico também é capaz de aumentar a sua autoridade e credibilidade, destacar seus serviços de outras clínicas e consultórios, ou simplesmente te manter com uma presença mais ativa e positiva nas mídias digitais.


Nesse sentido, a escolha das melhores ferramentas para a sua estratégia de marketing é fundamental para que você alcance bons resultados. Hoje, vamos te apresentar algumas delas que são indispensáveis para que você comece essa caminhada com o pé direito. Vamos lá?


Quais são as principais ferramentas para Marketing Médico?


Para iniciar —  ou manter —  a sua estratégia de marketing médico, fique atento a essas ferramentas que vamos listar abaixo. Este checklist é extremamente importante para que você inicie essa jornada de forma bem estruturada e inteligente.


1. Canais digitais


Você já deve ter ouvido aquela frase clichê: quem não é visto, não é lembrado. E por mais que já estejamos cansados de ver ela por aí, essa fala é atemporal, pois representa muito bem o marketing digital nos dias de hoje.


Quando sua clínica médica tem uma presença forte nos principais canais digitais, é muito provável que você passe a alcançar novos públicos. Afinal, hoje em dia, não marcamos uma consulta médica sem antes consultar sobre ela na internet. Não é verdade?


Portanto, é sua obrigação ter um site bem estruturado, redes sociais em dia e muito conteúdo de valor nos seus canais de comunicação.


Nesse sentido, conheça alguns dos principais deles e saiba como eles podem agregar na sua estratégia:


  • e-mail marketing: seja uma newsletter, um e-mail promocional ou um conteúdo de valor, este canal é usado nas principais estratégias de marketing médico. Isso porque o e-mail marketing é um excelente meio de comunicação com os seus leads;
  • redes sociais: é impossível pensar em marketing digital sem pensar nas redes sociais. Elas permitem que a sua clínica esteja sempre ao alcance do público. Entre muitas outras vantagens, o aumento da sua presença online, a humanização da sua marca e a aproximação com o seu público são as principais delas;
  • website: o site da sua clínica é seu cartão de visitas. Por isso, ele precisa estar muito bem preparado para receber o seu público. Pensar nas estratégias de UI e UX, além de, é claro, o SEO, são pontos de partida fundamentais para proporcionar uma boa experiência;
  • blog: dialogando diretamente com as estratégias de SEO (aquelas que fazem seu conteúdo ser achado organicamente nos dispositivos de busca), a produção de conteúdo para blog deve estar nos seus planos. Este canal é um dos principais elementos para que você seja visto e entregue conteúdos úteis para o seu usuário.


2. Google Analytics


Se o site da sua clínica médica está no ar, é preciso saber como ele está desempenhando. Portanto, plataformas como o Google Analytics são fundamentais.


Essa ferramenta permite que você identifique, de forma clara, como as páginas do seu website estão se saindo na internet.


Para que você identifique quais estratégias estão dando certo e obter insights de como potencializá-las, o Google Analytics oferece informações como:


  1. Número de visitas e quanto tempo os usuários têm ficado em cada página, o que permite que você saiba quais os conteúdos mais acessados pelos pacientes;
  2. Origens do tráfego,  que informa de onde vêm os acessos, se de forma orgânica, paga, redes sociais, backlinks, entre outros;
  3. Como está o desenvolvimento das suas metas, se elas estão ou não sendo atingidas como o esperado;


3. CRM


As plataformas para gestão de relacionamento com os clientes são fundamentais para você manter os pacientes com você. Portanto, as plataformas de CRM desempenham um papel muito importante na sua estratégia de marketing médico.


Um CRM é uma ótima forma de você fidelizar seus pacientes, pois, entre suas vantagens, ele permite que você compreenda melhor a jornada do cliente na sua clínica médica.


Afinal, essas ferramentas têm influência direta na experiência que seu paciente tem desde o primeiro contato com seu negócio. Além disso, você pode:


  • Segmentar seus pacientes de acordo com suas necessidades;
  • Manter contato com ele por ações como e-mail marketing ou marketing telefônico;
  • Atração e fidelização de pacientes;
  • Gestão eficaz da sua agenda, reduzindo as taxas de absenteísmo;


4. Call Tracking


Call Tracking  tem um papel muito importante no marketing médico. Provavelmente, a sua clínica utiliza o telefone como principal fonte de agendamentos de consultas, estamos certos?


Pois bem, essa tecnologia permite que você consiga inúmeras informações relevantes para a sua estratégia. A principal delas, sem dúvidas, é a identificação da origem das ligações.


As plataformas de Call Tracking, como a PhoneTrack, conseguem mapear com precisão de onde seus clientes estão vindo. Então, se você usa mais de um canal de divulgação de seus serviços, o Call Tracking consegue te ajudar.


Afinal, ele identifica se o usuário ligou para você através de uma campanha no Google, do seu site, redes sociais, campanhas em múltiplas plataformas, e até mesmo de campanhas offline.


Além disso, o Call Tracking também:


  • Qualifica suas ligações para saber quais atendentes estão desempenhando melhor;
  • Permite a recuperação de chamadas perdidas, para você não perder nenhum lead de vista;
  • Calcula o valor das oportunidades vindas pelo telefone;
  • Permite a instalação de uma URA digital, para direcionar melhor seus usuários;
  • Integração com dezenas de ferramentas para você usar com suas ações do dia a dia, como CRMs e automações de marketing;
  • E muito mais!


Você pode baixar um Guia completo do Call Tracking clicando aqui.


Marketing médico: saiba como otimizar a sua estratégia


Muito mais do que identificar as ferramentas essenciais para o marketing médico, é preciso saber utilizá-las. Portanto, escolher profissionais qualificados para somar à sua estratégia pode ser o melhor caminho.


Você sabia que existem agências de marketing especializadas em marketing médico?


Nós, da Future Marketing, somos uma delas!


Temos a geração e fidelização de pacientes particulares como nosso principal foco. Então, se você precisa dos melhores resultados para a sua clínica médica, não deixe de falar com a gente.

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