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A gestão de marketing para médicos é o divisor de águas entre apenas estar online e ter efetivamente uma estratégia digital.
Com o aumento da importância do marketing digital nos últimos anos, muitos gestores de saúde e médicos que também atuam como administradores identificaram a necessidade de estar online.
Um caminho comum foi criar perfis em redes sociais e ter um site, entretanto, essas práticas eram desconexas entre si e em relação à proposta da instituição de saúde.
É justamente para suprir essa falha que a gestão de marketing para médicos é relevante. Entenda mais a seguir!
A gestão de marketing pode ser entendida como o gerenciamento de estratégias, pessoas e processos para efetivamente obter resultados que incluem criar valor aos pacientes e alcançar metas.
Na área da saúde essa proposta não difere, mas deve considerar as particularidades do segmento, uma vez que a construção de relacionamento é não apenas estratégica, mas fundamental ao exercício da Medicina.
Considerando esses fatores, veja a seguir como desenvolver a gestão de marketing para médicos considerando os três pilares apresentados.
O pilar estratégia do marketing médico refere-se à capacidade de alinhamento entre os planos de marketing e os objetivos administrativos da instituição.
Nesse sentido, é importante que o médico tenha uma visão empresarial voltada à gestão de negócios de forma que o marketing acrescente aos demais esforços para gerar resultados efetivos.
Por exemplo, se a clínica ou consultório tem como objetivo ampliar a atuação com novos pacientes para que posteriormente seja possível ampliar os serviços fornecidos, a estratégia de marketing deve contribuir nesse sentido.
É a partir daí que são definidos aspectos mais práticos do marketing, como quais canais serão utilizados, mas já considerando o objetivo maior traçado.
Ser estratégico consiste justamente em usar os recursos do marketing – como anúncios, redes sociais, site, e-mail marketing, blog e outros – para alcançar os objetivos do negócio.
Podemos entender o segundo pilar da gestão de marketing para médicos como a gestão de pessoas envolvidas.
Nesse sentido,é possível ter uma equipe interna para desenvolver o marketing, mas, em geral, a recomendação é pela contratação de uma agência de marketing médico, que une o know how do segmento de saúde com o do marketing em si.
Assim, essa tarefa da gestão consideraria o alinhamento dos interesses da instituição com a equipe responsável, garantindo que os objetivos sejam alcançados.
Uma especificidade da área da saúde é que a gestão de marketing também vai considerar profissionais da recepção e atendimento ao paciente, pois essas etapas in loco na clínica devem ser condizentes com a proposta de valor criada nas ações digitais da marca.
Já o pilar de processos refere-se à estruturação de práticas online e off-line que deem suporte à estratégia, sendo executadas pelas pessoas.
Os processos consistem no fluxo de atividades para colocar cada ação em prática. Por exemplo, ao publicar um anúncio consiste em todas as etapas que precedem o anúncio ir ao ar, como: objetivo, público-alvo, página de destino, layout, configuração na ferramenta, testes A/B, ajustes, publicação e mensuração.
Cada atividade demanda um fluxo de processos para que as operações sejam otimizadas e minimizando erros e problemas no desenvolvimento.
Além das práticas online, também será necessário estruturar, mensurar, otimizar e monitorar os processos na própria clínica, como o atendimento telefônico, a recepção, o tempo de espera etc.
Ao alcançar coerência operacional e tática entre estratégia, pessoas e processos obtém-se uma gestão de marketing médico realmente efetiva.
Pensando na gestão de negócios e como o marketing médico se encaixa para viabilizar determinados objetivos, é importante saber como estruturá-lo de forma mais acertada.
Quando a clínica ou consultório opta por uma
agência de marketing médico, esses passos são executados pelo time especializado, o que garante resultados mais efetivos e menos erros na definição e execução das ações.