O que é marketing médico e sua importância na aquisição de pacientes

Pedro Barbieri • ago. 02, 2022

Transforme o atendimento de sua clínica com nosso

Script de Atendimento para Secretárias Gratuito

Acesse o material gratuito através do botão a seguir

Acesse agora
O que é marketing médico e sua importância na aquisição de pacientes

Entender o que é marketing médico e sua importância para profissionais e empresas do segmento da saúde, é indispensável para construção de uma marca sólida atualmente.


A internet difundiu o acesso à informação e produção de conteúdo e, nesse contexto, os temas médicos e de saúde ganharam destaque, afinal, que paciente nunca chegou ao consultório com todas as informações do “Dr. Google” sobre o tema?


Sem dúvida, há pontos positivos e negativos que podem ser colocados, mas é inegável que a internet é o novo caminho para encontrar e se relacionar com pacientes e é aí que entra o papel do marketing médico.


O que é marketing médico?


O marketing médico é uma estratégia voltada à presença online de médicos, clínicas, consultórios e hospitais, englobando as ações de promoção da marca, comunicação e relacionamento com o paciente e comercial, com foco em aquisição e fidelização.


Essa contextualização, apesar de genérica, já demonstra que o marketing médico é muito mais do que ter um perfil no Instagram ou criar um site só para “estar na internet”.


Até é possível fazer marketing médico desconsiderando o fator estratégia, entretanto, é como fazer algo por fazer, sem objetivos e sem um plano, como um barco à deriva.


É o fato de ser direcionado por uma estratégia que faz com que o marketing médico tenha alcançado o patamar atual, com resultados efetivos para clínicas e consultórios que conseguem atingir seus objetivos.


Por que investir em marketing médico?


Para que a aquisição de pacientes seja consistente, não basta apenas conseguir agendar mais consultas, mas sim, estabelecer uma relação de confiança que tem início nos primeiros contatos com a clínica.


Dessa forma, o marketing médico desempenha um importante papel não apenas aumentando o alcance das ações da clínica para impactar um público relevante, mas também agregando valor à experiência.


A seguir veja como é um conjunto de possibilidades do marketing digital para saúde que resulta na aquisição de novos pacientes.


Checagem dos dados


Atualmente, mesmo quando uma pessoa recebe uma recomendação de profissional da saúde, um dos primeiros passos é pesquisar nos mecanismos de busca informações sobre o profissional para certificar-se da confiabilidade e referências dele.


Dessa forma, quando falamos em aquisição de novos pacientes com o marketing médico, a estratégia de excelência são sim os  anúncios, mas eles devem andar de mãos dadas com as demais práticas.


Com isso, ao buscar o profissional na internet através de um website médico, o paciente consegue conferir diferentes informações, como CRM, especialidade, participação em sociedades médicas, endereço e contato da clínica, serviços oferecidos e avaliação de outros pacientes.


Experiência do paciente


Encontrar as informações do profissional é um passo importante na construção da experiência do paciente, pois transmite confiança e segurança já nesse primeiro contato.


Posteriormente, é provável que antes de entrar em contato para agendar uma consulta, o paciente busque materiais complementares, como o currículo do profissional e até mesmo conteúdos no site para se informar melhor sobre a perspectiva clínica.


Difusão de informação


A internet pode até já ter conteúdo sobre praticamente todos os temas, mas isso não reduz a importância de novos materiais serem produzidos por fontes confiáveis e científicas associadas à comunidade médica.


Mesmo ao produzir um conteúdo sobre sintomas, uma patologia, um tipo de tratamento etc. que já tem milhares disponíveis online é sempre possível trazer a perspectiva e valores da clínica, o que ajuda o paciente a decidir se ele e a instituição são compatíveis.


Dessa forma, a produção de conteúdo digital contribui para difusão de informações fidedignas ao mesmo tempo que ajuda na decisão do paciente.


Consolidação da marca


Com uma estratégia de marketing médico sólida e contínua é possível criar autoridade e consolidar ainda mais a marca.


Por exemplo, conforme melhora a experiência dos pacientes por meio de processos online de marketing e off-line de atendimento, aumentam a quantidade e qualidade das avaliações disponíveis na internet.


Ao pesquisar um profissional, o paciente sentirá mais segurança naquele melhor avaliado por mais pessoas.


Além disso, o paciente avalia que o profissional tem um site que transmite confiança, comunica os valores da clínica e que há coerência entre os diferentes canais acessados, como redes sociais, site da clínica e sites da área médica.


Esse conjunto de fatores, quando vistos complementarmente, demonstra que se trata de uma clínica ou consultório com experiência, bons profissionais, processos eficientes e exercício da ética da profissão.


É todo esse agregado de experiências que vai viabilizar a aquisição de novos pacientes, mas também a construção de um relacionamento mais satisfatório e duradouro entre paciente e médicos.


Agência de marketing especializada em saúde


Quando consideramos esses diferentes passos do marketing médico para, simultaneamente, adquirir novos pacientes e promover uma experiência satisfatória, observa-se que não se trata apenas de estar online.


O marketing médico deve ser planejado, edificado e continuado a partir de uma série de conhecimentos operacionais e estratégicos que são dominados por uma agência de marketing especializada em saúde. Alguns diferenciais incluem:


  • Posicionamento estratégico: consiste em alinhar as práticas de marketing médico com os objetivos da clínica no aspecto gerencial, garantindo uma operação mais coerente e eficaz;


  • Regras: a área da saúde exige conhecimento tanto das particularidades da construção de relacionamento com pacientes como também das diretrizes oficiais de entidades especializadas, como do Conselho Federal de Medicina (CFM), o que nem sempre é considerado por agências ou profissionais sem experiência no segmento;


  • Know how: consiste na experiência da agência de marketing médica que resultou em conhecimento prático sobre as melhores práticas à área, o que gera mais resultados por se saber executar as estratégias de forma mais acertada;


  • Processos: consiste no passo a passo para a execução de cada atividade referente à aquisição, relacionamento e atendimento com o paciente, o que pode envolver os canais digitais, mas no caso da área da saúde também refere-se à efetividade da recepção e atendimento in loco.


Considerando esses elementos, a agência de marketing médico, devido à experiência e know how, tem melhores condições de planejar, estruturar e executar o marketing para saúde com mais qualidade, eficiência e direcionamento estratégico. 

Share by: