Para se inspirar: 5 exemplos incríveis de marketing em saúde

Filipe Cipolla • fev. 19, 2021

Transforme o atendimento de sua clínica com nosso

Script de Atendimento para Secretárias Gratuito

Acesse o material gratuito através do botão a seguir

Acesse agora
Para se inspirar: 5 exemplos incríveis de marketing em saúde

Se você está lendo esse texto, provavelmente, está à procura de bons exemplos de marketing em saúde que te inspirem a utilizá-lo na sua clínica e agregar mais valor para os seus pacientes (atuais e futuros).


Hoje, falaremos rapidamente sobre como a criação de conteúdo, em todas as suas vertentes, pode ser uma aliada na hora de gerar ações de marketing para a sua clínica.


O marketing de conteúdo é um aliado forte para inúmeros segmentos, inclusive para o da saúde.


Abaixo elencamos e explicamos 5 exemplos de como o marketing em saúde pode fazer a diferença na sua clínica e te ajudar no engajamento com mais pacientes. Você verá exemplos de marketing em saúde que são criativos e te inspirarão a começar agora mesmo. Vamos lá!


Veja na prática 5 exemplos de marketing em saúde que são um sucesso!


1 – Crie conteúdos segmentados para cada uma das suas especialidades


Não adianta só criar conteúdo. Você precisa entender como o seu paciente se porta, o que ele busca e como recebe e utiliza o seu conteúdo especificamente. Por exemplo:


  • Vai falar sobre doenças e sintomas?
  • Prefere discutir sobre métodos de prevenção?
  • Vai abordar uma área específica que atua ou sobre as inovações da medicina desse ano?


As opções são infinitas e por isso existem diversos tipos de conteúdos a serem trabalhados. O que você precisa analisar, entretanto, são quais vão entrar no seu blog ou nas suas redes sociais, e de que forma.


Temos um ótimo exemplo com a Alira Clínica. Você pode clicar aqui e ver como eles organizam seus conteúdos em uma central educativa, segmentada em categorias, como:


  • Ginecologia;
  • Obstetrícia;
  • Endometriose
  • Gestação, e outras.


Isso possibilita que cada conteúdo tenha a própria área, o que gera um portal de informações inovador para a sua clínica, e ajuda o visitante do site a encontrar o que precisa rapidamente.


2 – Promova campanhas sazonais sobre os dias mais importantes para a saúde


Existem diversas campanhas que servem como divulgação para o marketing em saúde no geral. Uma das mais famosas e conhecidas é a campanha contra o câncer de mama. Esse tipo de divulgação, além de quebrar tabus sobre doenças que a sociedade precisa discutir, contribui para que haja conscientização.


Como clínica, você pode entrar na divulgação dessas campanhas. É algo extremamente positivo para a marca, e desenvolve uma comunicação que educará os seus pacientes quanto a doenças que são importantes no nosso século.


O exemplo aqui é do Facebook do Hospital Nove de Julho. Você pode clicar aqui e ver suas capas no perfil do Facebook.


Apesar de sempre inovadoras, elas abordam temas que são do interesse da maioria dos pacientes como o dia do combate a Aids, setembro Amarelo (prevenção contra suicídio), e outros.


Outra dica, caso você opte por criar esse tipo de campanha, é manter um calendário com os principais dias importantes do ano. Isso vai te ajudar a ficar de olho no que acontece e quando.


Você pode dar uma olhada nesse calendário aqui para começar a pensar nas suas campanhas!


3 – Conheça o seu público para criar conteúdos que sejam de seu interesse



Um dos melhores exemplos de marketing em saúde a ser seguido é quando uma clínica consegue criar conteúdos (seja nas suas redes sociais ou blog) que sejam interessantes para o seu público.

Não se trata de escolher temas, e sim de escolher a abordagem e linguagem de interação com os seus pacientes.


Um bom exemplo é o da Nutrir Corphus. Com conteúdos segmentados e baseados em dicas, ideias e conceitos que “falam” com o seu público, a comunicação dessa clínica é excelente e bastante instrutiva para quem quer aprender sobre nutrição e outros cuidados essenciais.


Invista sempre um bom tempo conhecendo o seu público. Isso fará os seus conteúdos se tornarem cada vez melhores, o que gerará engajamento constante!


4 – Com o marketing de conteúdo todos os seus esforços serão analíticos


Esse tópico é mais uma dica do que um exemplo. Com outros formatos de marketing offline, a mensuração dos seus resultados tende a ser mais complexa. Calcular o ROI (Retorno sobre investimento) da sua divulgação pode ser uma tarefa árdua.


Com o marketing digital, e principalmente o de conteúdo, tudo fica mais fácil. Caso você monte um texto para o seu blog, poderá analisar em diversas ferramentas quantas visualizações, cliques e engajamento ele teve.


Caso poste algo em suas redes sociais, conseguirá obter números sobre curtidas, compartilhamentos e interação com o público.


Por isso, é sempre importante olhar o marketing digital (principalmente o de conteúdo) como um mar de possibilidades para a sua clínica. Além do investimento ser menor por si só, ele garante que uma mensuração será mais analítica e simples.


5 – Ofereça o máximo de informações valiosas sobre sua clínica


Um site serve para muitas coisas, porém a mais importante delas é a passagem de informações para os seus pacientes. Criar conteúdo relevante, campanhas e estar constantemente na busca para engajar novos pacientes não significa nada se você não tem informações claras sobre você.


Divulgue nas redes sociais e, principalmente, no seu site, os seus horários de atendimento, serviços, especialidades, localização e contatos.


Utilizar as redes sociais como propulsora para promover os seus serviços pode te ajudar a encontrar novos pacientes e expandir o reconhecimento da sua clínica por todo o âmbito digital.


Por isso, vise sempre colocar o máximo de informações valiosas que puder sobre o seu negócio, no maior número de canais possível!


Pronto para começar a sua jornada com o marketing de conteúdo agora mesmo?


Com todos esses exemplos de marketing em saúde, fica fácil entender por que a criação de conteúdo digital se tornou um dos maiores aliados para clínicas que querem desenvolver um bom trabalho e uma boa comunicação com os seus pacientes.


Se for necessário releia o texto e anote os principais pontos e exemplos que demos. Teste-os um a um e veja o que surte melhor efeito para a sua clínica. Com certeza você verá resultados de curto e longo prazo e utilizará cada vez mais essa estratégia como ajuda na divulgação da sua clínica!


Não pare de aprender:


Conseguiu se inspirar nos exemplos de marketing em saúde? Acesse nosso blog para ler mais conteúdos sobre o assunto! Até a próxima!


Share by: